Como foram os Governos da extrema-direita pela Europa? As lições para Portugal

4

Fabio Frustaci / EPA

Giorgia Meloni, primeira-ministra de Itália

O resultado do Chega nas legislativas está a tornar cada vez mais provável que o partido chegue ao poder. O que aconteceu nos países europeus onde já houve Governos da extrema-direita?

O grande crescimento do Chega nas últimas eleições rebentou a bolha em torno de Portugal, que durante muito tempo foi visto como a excepção europeia à ascensão da extrema-direita.

Agora com 48 deputados, o partido de André Ventura tornou-se o elefante na sala impossível de ignorar e pode ser decisivo para garantir a estabilidade de um Governo da Aliança Democrática, apesar de Luís Montenegro já ter reiterado que uma coligação com o Chega não está em cima da mesa.

Por toda a Europa, já vários países também ficaram “reféns” da extrema-direita. O ZAP faz uma viagem por alguns dos casos mais emblemáticos em que partidos da mesma família política do Chega já alcançaram o poder.

Itália

A subida meteórica dos Irmãos de Itália de Giorgia Meloni faz lembrar a do próprio Chega. O partido, que chegou ao poder após vencer as eleições em 2022 com 26%, obteve apenas 2% dos votos em 2013.

Juntamente com a Liga de Matteo Salvini (também de extrema-direita), e o Força Itália, o Governo de Meloni avançou com muitas mudanças na imigração, como punições mais duras para os traficantes, apertar as regras para conceder vistos humanitários e mais centros de detenção e períodos de detenção mais longos para os requerentes de asilo.

O executivo ordenou ainda tirar os apelidos dos pais não-biológicos dos documentos de identificação dos filhos de casais homossexuais. Uma das propostas mais polémicas de Meloni é uma reforma constitucional semelhante a uma mudança feita há um século por Benito Mussolini.

A alteração feita por Mussolini estabeleceu que o partido que vençesse as eleições, mesmo que apenas com 25%, obtenhia dois terços dos lugares no parlamento. A actual proposta de Meloni quer dar automaticamente ao partido com a maior percentagem de votos uma quota de 55% do Parlamento.

A mudança quer ainda que cada partido nomeie um candidato a primeiro-ministro antes das eleições, sendo o candidato do partido vencedor automaticamente considerado eleito pelo povo, aponta o Politico.

Uma das políticas de Meloni que fez a União Europeia suspirar de alívio foi o afastamento da Rússia após o início do conflito com a Ucrânia, após a proximidade do antigo primeiro-ministro Silvio Berlusconi ter sido a causa de muitos choques com os aliados europeus.

Hungria

O caso húngaro é peculiar, dado que não foi um partido novo que veio abanar o sistema, mas antes uma mudança no centro-direita, que se foi radicalizando ao longo dos anos.

Sob a liderança de Viktor Orbán, que chefia o Governo do Fidesz desde 2010, a Hungria tornou-se um “Estado iliberal“, nas palavras do próprio — e uma grande pedra no sapato da União Europeia.

Desde políticas discriminatórias contra a população LGBT, conflitos sobre o acolhimento de refugiados, desentendimentos sobre a bazuca e vetos a pacotes de ajuda à Ucrânia, Orbán tem remado contra a corrente e já levou a que a UE ameaçasse várias vezes congelar ou cortar os fundos europeus à Hungria.

Apesar de inspirar um ódio de estimação entre os responsáveis europeus, os húngaros parecem discordar, com o Fidesz a conquistar dois terços do Parlamento nas legislativas de há dois anos e a continuar a arrebatar os adversários nas sondagens.

Polónia

Apesar de já não estar no poder, o Lei e Justiça deixou memórias amargas em Bruxelas. O partido governou a Polónia após obter uma maioria absoluta histórica em 2015 e avançou com várias medidas polémicas, como as restrições ao acesso ao aborto mesmo em casos de violação e malformações do feto.

Tal como a Hungria, a Polónia afirmou-se como eurocéptica durante o Governo do Lei e Justiça, apertou contra a imigração e avançou com a criação de “zonas livres de LGBT”, zonas estas que foram rapidamente revertidas após Bruxelas ameaçar cortar os fundos europeus.

Outra grande bronca com a UE surgiu em 2021, quando o Tribunal Constitucional polaco declarou que as leis nacionais estavam acima das leis europeias, o que lhe valeu uma intervenção das autoridades europeias.

O partido saiu do poder em 2023, sendo suplantado por uma aliança que vai da direita democrática à esquerda, encabeçada pelo liberal Donald Tusk. Mesmo assim, o Lei e Justiça foi o partido mais votado nas eleições.

Suécia

Na Suécia, os Democratas Suecos ganharam muita influência após as eleições de 2022. Apesar de o centro-esquerda ter vencido as eleições, os Democratas Suecos ficaram em segundo lugar e o Partido Moderado surgiu em terceiro lugar.

As negociações para a aliança com a extrema-direita não foram consensuais, com os Liberais a mostrarem-se reticentes inicialmente. No final, ficou acordado que os Moderados, Democratas-Cristãos e Liberais integrariam um Governo minoritário, com um acordo de apoio parlamentar dos Democratas Suecos a garantir a estabilidade.

A influência da extrema-direita fez-se logo sentir nas políticas restritivas em áreas como a imigração e a segurança, como por exemplo a redução das quotas anuais de refugiados de 5000 para 900. O líder dos Democratas Suecos, Jimmy Akesson, já indicou que quer integrar formalmente a coligação nas próximas eleições.

Finlândia

Os vizinhos da Suécia também já não são estranhos a ter a extrema-direita no Governo. Na Finlândia, o Partido dos Finlandeses entrou no ano passado na coligação liderada pelos conservadores do Partido de Coligação Nacional, após ter conseguido o segundo lugar nas eleições.

Esta é a segunda vez que o partido participa num executivo finlandês. Na primeira vez, entre 2015 e 2017, as divisões internadas levaram a que o partido, que na altura se chamava Verdadeiros Finlandeses, se separasse entre uma ala mais moderada e numa mais radical. A ala radical manteve-se no Parlamento e ganhou popularidade, tornando-se a segunda força política em 2019 e em 2023.

A imigração e o combate à crise climática são duas áreas em que a influência do partido se tem feito sentir, com uma diminuição das quotas anuais de refugiados acolhidos de 1050 para 500 e a proposta — que pode ser inconstitucional — para a criação de um sistema social diferente para os imigrantes.

A ascenção do Partido dos Finlandeses também teve a sua quota de escândalos. O ex-Ministro da Economia Vilhelm Junnila demitiu-se apenas 10 dias depois de tomar posse, após terem circulado imagens captadas durante a campanha onde é visto a dar parabéns ao candidato número 88 nas listas e faz uma alusão à saudação nazi “Heil Hitler“. “Parabéns pelo excelente número de candidato. Obviamente, este 88 refere-se a duas letras H sobre as quais não vamos dizer mais nada”, disse Junnila.

A líder do partido, Riikka Purra, que assumiu a pasta das Finanças e é a número dois do Governo, também já esteve sob fogo por ter escrito um texto onde encorajava os leitores a cuspir em mendigos.

Áustria

Contrariamente a muitos dos partidos de extrema-direita em crescimento na Europa que foram fundados recentemente, o Partido da Liberdade austríaco já é bastante mais antigo, tendo sido fundado em 1956 por um ex-ministro nazi.

Em 2000, teve a sua experiência no poder, quando ficou em segundo lugar nas eleições e se aliou ao Partido Popular de centro-direita. Na altura, o caso abalou a União Europeia, que chegou a impor sanções à Áustria por ter a extrema-direita no Governo.

A sua segunda passagem pelo poder foi entre 2017 e 2019, que também acabou abruptamente com o escândalo Ibizagate. Em causa estavam vídeos filmados em Ibiza do então líder do partido e vice-chanceler, Heinz-Christian Strache, a obter favores políticos de contactos comerciais russos. Strache também assinou um acordo de parceria com o partido de Vladimir Putin em 2016.

Strache acabou por se demitir e o Governo de coligação foi dissolvido pouco depois. Após esta polémica, o Partido da Liberdade teve um enorme tombo nas sondagens, onde chegou a ter apenas 11% em 2020, lembra o Euronews.

No entanto, a pandemia fez o partido renascer das cinzas, com protestos anti-confinamentos e anti-vacinas quase todos os fins de semana em Viena. O actual líder Herbert Kickl até negou publicamente boatos de que tinha sido vacinado secretamente em 2021.

Tal como o Chega, o Partido da Liberdade é actualmente a terceira força política da Áustria. No entanto, as sondagens para as eleições legislativas previstas para o Outono antecipam que salte para o primeiro lugar.

Eslováquia

O Partido Nacional Eslovaco já está quase entranhado no sistema político do país, tendo já integrado Governos com partidos de todo o espectro, desde conservadores a esquerdistas. Tem actualmente controlo das pastas do Ambiente, Cultura e Turismo e Desporto no Governo de Robert Fico, do partido populista de matriz social-democrata Smer.

Fundado em 1989, ainda na Checoslováquia, o partido é frequentemente acusado de defender uma ideologia racista, especialmente contra a minoria húngara na Eslováquia e contra ciganos. O líder do SNS, Andrej Danko, vai concorrer às presidenciais de 23 de março.

Adriana Peixoto, ZAP //

4 Comments

  1. Vai ser “bonito” quando a maior parte da Europa for governada por este tipo de partidos que se dizem nacionalistas. Actualmente, são amiguinhos, mas quando deterem o poder na maior parte dos países, o tal nacionalismo vai levar ao fim da UE e da NATO e, pior, ao ressuscitar dos velhos conflitos fronteiriços, étnicos e económicos que dividiam a Europa antes da 2ª Guerra Mundial. Há muita “lenha” para queimar.

  2. No que toca a Melonia, porque nao dizem que ela teve a coragem de taxar os lucros extraordinarios da banca Italiana e aplicar esse dinheiro em favor do Povo Italiano, em toda a UE foi o unico Lider a faze-lo!!!!!, e a Esquerdalha bem falante o que fez??!!!!, no caso Portugues, alem de nao taxarem a Banca, desceram as taxas de juro dos Titulos do Tesouro…, para forcar o Povo a entregar o seu dinheiro a Banca Portuguesa!!!!!!, quer a Esquerdalha queira, quer nao queira, a Meloni esta a fazer um excelente trabalho em Italia, e tudo isto, com a aprovacao do Povo Italiano.

    4
    3
  3. Estou para perceber qual foi a parte má destes partidos comparativamente com os de esquerda…
    Históricamente a esquerda significa ruina.
    Historicamente a direita significa prosperidade.
    Os problemas ditatoriais são sempre apontados à direita, mas os únicos regimes ditatoriais que existem na actualidade são de esquerda…

    1
    1

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.