Governo volta a adiar Dia da Defesa Nacional. Convocatórias suspensas até 30 de abril

Defesa Nacional / Facebook

O Ministério da Defesa Nacional vai prolongar a suspensão das convocatórias do Dia da Defesa Nacional até, pelo menos 30 de abril. As novas datas estão prevista para a partir de 1 de maio.

De acordo com um comunicado do Governo, o Ministério da Defesa Nacional vai voltar a adiar o tradicional Dia da Defesa Nacional. “Atendendo à evolução da pandemia Covid-19, o Ministério da Defesa Nacional decidiu prolongar a suspensão do início da 17.ª edição do Dia da Defesa Nacional (DDN), até 30 de abril”, lê-se.

Segundo o Governo, o prolongamento da suspensão do Dia da Defesa Nacional em todos os Centros de Divulgação afeta “um total de 54.335 jovens que corresponde a 25.710 convocados entre os dias 7 de janeiro e 28 de fevereiro e 28.625 cidadãos e cidadãs convocados(as) para cumprir o seu dever militar entre os dias 1 de março e 30 de abril”.

O Ministério da Defesa Nacional adiantou ainda que 17.ª edição do Dia da Defesa Nacional tem agora o arranque previsto para 1 de maio.

A 17ª edição do Dia da Defesa Nacional vai abranger ao longo do ano um total de 58.943 jovens nascidos em 2002 e ainda 30.641 cuja comparência foi adiada devido à suspensão ocorrida durante o ano de 2020.

No início da pandemia, o Dia da Defesa Nacional foi adiado várias vezes devido à evolução epidemiológica em Portugal. Após ter estado suspenso desde 9 de março, o Dia da Defesa Nacional regressou ao formato presencial a 2 de setembro.

O ministério adiantou, à época, que foram criados “percursos seguros e adotadas as medidas de afastamento social em vigor”, todos os espaços serão higienizados e estarão disponíveis materiais de proteção pessoal, nomeadamente desinfetante para mãos e máscaras, “que serão obrigatórias para todos”.

No início de janeiro, devido ao aumento de casos de covid-19 em Portugal, o Dia da Defesa Nacional foi adiado para o final de fevereiro, tendo sido agora renovado esse adiamento.

Desde que foi criado, em 2004, mais de 1,2 milhões de jovens participou nesta iniciativa, que tem por objetivo sensibilizar os mais novos para a Defesa Nacional e divulgar o papel das Forças Armadas.

  Maria Campos, ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Veja fósseis no telemóvel e ajude a desvendar o passado da Terra

Ao catalogar fósseis de folhas de plantas no seu smartphone pode ajudar investigadores a desvendar o passado do planeta Terra. Ao participar no projeto Fossil Atmospheres, analisando fósseis no telemóvel, você pode ajudar os investigadores a …

Vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, Espanha

Sismo de magnitude 4,8 na escala de Richter abala La Palma. É o maior desde o início da erupção

Esta terça-feira à noite, um terramoto de magnitude 4,8 na Escala de Richter abalou La Palma. É o maior sismo até ao momento, desde o início da erupção do vulcão Cumbre Vieja. Segundo o El País, …

Recálculo das pensões exigido pelo Bloco custa 200 milhões de euros por ano

Bloquistas usaram as estimativas do governo sobre o impacto anual de cada uma das fases de flexibilização nas pensões e chegaram ao valor de 200 milhões de euros anuais. Entre as nove exigências do Bloco de …

Revolta na Marinha com a compra de 3900 bolas de golfe (e há quem desconfie das "intenções" da notícia)

A Marinha gastou 1692 euros na compra de 3900 bolas de golfe, o que está a gerar mal-estar entre os militares deste ramo das Forças Armadas, até devido às dificuldades financeiras que tem sentido. Mas …

Descoberta pode acrescentar página de centenas de milhões de anos à história evolutiva dos animais

Uma nova descoberta fóssil pode adicionar centenas de milhões de anos à história evolutiva dos animais. Já se perguntou como e quando é que os animais mergulharam no estágio evolucionário? Quando, onde e porque é que …

Governo quer aliviar impacto da subida do gasóleo nos transportes

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, anunciou que o Governo está disponível para aliviar o impacto da subida do gasóleo nos transportes. A ideia é transversal a todo o espectro do Governo: tanto António …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Mesmo que Marcelo dissolva o Parlamento, Costa pode ficar a gerir os fundos europeus

Se o Orçamento do Estado chumbar, o Presidente dissolve o Parlamento, mas mesmo ainda assim, António Costa fica com plenos poderes e pode gerir os fundos europeus. Numa altura em que o Orçamento do Estado ainda …

Em África, as hienas têm um papel importante na prevenção de doenças de saúde pública

Muitas das vezes são temidas, mas as hienas podem ser essenciais não só para a economia como para a saúde pública de um país. Um estudo mostrou a relevância do seu papel numa cidade africana. Num …

Rui Moreira toma hoje posse para terceiro e último mandato no Porto

O independente Rui Moreira toma hoje posse para o terceiro e último mandato como presidente da Câmara Municipal do Porto e, após ter vencido as autárquicas de setembro sem maioria absoluta, estabeleceu um acordo de …

Liga dos Campeões: Benfica à frente do Barcelona, Sporting e FC Porto na Liga Europa

Nesta altura, o Benfica tem mais possibilidades do que o Barcelona de continuar na Liga dos Campeões. Sporting e FC Porto ficariam no terceiro lugar. No dia do início da terceira jornada da fase de grupos …