Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

(dr) Exército Português

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira.

Em comunicado, o ministério da Defesa Nacional refere que, “atendendo às orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), os Centros de Divulgação do Dia da Defesa Nacional foram reconfigurados e devidamente adaptados para receber, em segurança, todos os cidadãos convocados”, recomeçando a sua atividade normal, em formato presencial, a partir do dia 2 de setembro.

Suspenso, pela primeira vez, a 9 de março, o Executivo foi renovando sucessivamente a decisão até hoje devido às consequências da pandemia causada pela covid-19.

Na nota divulgada, o ministério adianta que foram criados “percursos seguros e adotadas as medidas de afastamento social em vigor”, todos os espaços serão higienizados e estarão disponíveis materiais de proteção pessoal, nomeadamente desinfetante para mãos e máscaras, “que serão obrigatórias para todos”.

Desde que foi criado, em 2004, mais de 1,2 milhões de jovens participou nesta iniciativa, que tem por objetivo sensibilizar os mais novos para a Defesa Nacional e divulgar o papel das Forças Armadas.

A 2 de setembro, o regresso do Dia da Defesa Nacional terá início nos Centros de Divulgação de Defesa Nacional (CDDN) de Maceda, Vila Real, Viseu, Sintra e Portimão, onde os jovens convocados serão divididos em seis grupos “de forma a não ultrapassar o número máximo previsto pelas normas da DGS”.

“Será um esforço contínuo que visa garantir que o Dia da Defesa Nacional decorre em segurança, para os jovens convocados e para os militares das unidades que os acolhem”, acrescenta o comunicado.

Os jovens convocados deverão, assim, comparecer nos locais indicados nos Editais de Convocação que estão afixados nas Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Postos Consulares e online.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.