Dia da Defesa Nacional deve regressar em setembro

Mário Cruz / Lusa

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho

O Dia da Defesa Nacional deverá ser retomado em setembro, dependendo da evolução da pandemia, informou, esta sexta-feira, o Governo.

O Ministério da Defesa Nacional estima, em comunicado, que o regresso desta iniciativa, “em função da evolução da situação epidemiológica da covid-19 no país”, vai envolver, até ao final do ano, um total de 55.973 jovens de 254 concelhos de Portugal.

Desde que foi criado, em 2004, mais de 1,2 milhões de jovens participou nesta iniciativa, que tem por objetivo sensibilizar os jovens para a Defesa Nacional e divulgar o papel das Forças Armadas.

Suspenso pela primeira vez a 9 de março, o Executivo foi renovando sucessivamente a decisão até hoje, 15 de maio.

O ministério justificou a medida com as “orientações das autoridades nacionais e internacionais de saúde” e as “medidas previstas no Plano de Contingência do Ministério da Defesa Nacional, face à evolução epidemiológica e risco de contágio do novo coronavírus”, dado que os jovens vão visitar unidades militares dos três ramos.

Militares das Forças Armadas (mais de 50 em abril) foram afetados também pelo surto do novo coronavírus.

O Ministério da Defesa informou que os pedidos de esclarecimentos podem ser feitos para um correio eletrónico criado para o efeito ([email protected]) ou através da linha telefónica do Balcão Único da Defesa (+351 213 804 200).

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.