/

Governo vai apresentar “medidas de resposta imediata” ao tráfico humano no desporto

1

ZAP // Narcis Ciocan / Pixabay

O Governo considera “inaceitável, chocante e condenável” a situação de tráfico humano na academia de futebol Bsports e vai apresentar um conjunto de propostas legislativas para fazer face ao que classificou com um “flagelo”.

“Considero que é inaceitável, chocante e condenável a situação que o SEF nos deu a conhecer publicamente, através de uma operação de tráfico de seres humanos numa academia”, disse João Paulo Correia, secretário de Estado da Juventude e Desporto (SEJD), à agência Lusa.

João Paulo Correia referiu que o Governo vai tomar “medidas de resposta imediata” e garantiu que “no próximo Conselho Nacional do Desporto, que se realizará no dia 10 de julho, o Governo irá apresentar um conjunto de propostas, algumas delas de caráter legislativo, para que se responda com força e com brevidade a um flagelo que teima em não abandonar o nosso território e mais concretamente o desporto”.

Na sequência das buscas do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) à academia Bsports, fundada pelo Presidente da Assembleia-Geral (AG) da Liga de Futebol, Mário Costa, já foram resgatados 114 jovens da academia, que fica em Riba D’Ave, concelho de Famalicão, distrito de Braga.

Da centena de menores — com idades compreendidas entre os 14 e 17 anos — 36 são estrangeiros que ficaram à responsabilidade da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) para serem entregues nos próximos dias às famílias.

Mário Costa já disse não ter praticado “nenhum ilícito criminal”.

O governante condenou “no plano ético” o comportamento de Mário Costa que levou, entretanto, a LPFP a reunir hoje de urgência para avaliar o “impacto” na gestão do organismo das notícias relacionadas com o tema.

No que se refere às propostas a apresentar no Conselho do Desporto, que é o órgão de consulta do Governo para a área do desporto, João Paulo Correia explicou que estas vão incidir em duas áreas.

“Numa primeira área, é preciso criar um radar que detete o surgimento deste tipo de negócios, são negócios que tem que ser previamente autorizados pelas autoridades do desporto e do Estado, depois veremos através de que entidades isso será feito”, explicou.

O SEJD afirmou que “a segunda área tem a ver com a regulação e fiscalização e com os alertas automáticos que têm que ser produzidos para as entidades que ficarão a fiscalizar este tipo de situações”.

“Assim, quando surgir um alerta de que um determinado clube, uma determinada academia albergou um jovem de outra nacionalidade, de menor de idade ou maior de idade, tem que se verificar logo se estão reunidas as condições legais quanto à sua permanência e as condições mínimas económicas e sociais para que o jovem atleta possa estar no nosso país de acordo com os seus direitos elementares”, disse.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Quando são matérias que envolvem diretamente os políticos, os portugueses estão habituados a ouvir aquele jargão do ” não se deve legislar a quente”. Quando as matérias não envolvem os políticos, já pode ser a quente.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.