//

Governo prevê superavit de 0,2% e crescimento de 2% em 2020

Mário Cruz / Lusa

O deputado do partido ecologista “Os Verdes” (PEV), José Luís Ferreira

O líder parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes” revelou esta terça-feira que o Governo prevê para o próximo ano um excedente orçamental de 0,2% e um crescimento de 2%.

José Luís Ferreira, líder parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes”, adiantou aos jornalistas que o Governo prevê para o próximo ano um excedente orçamental de 0,2% e um crescimento de 2%.

No final de uma reunião com o ministro das Finanças, Mário Centeno, sobre as linhas gerais da proposta do Governo de Orçamento do Estado, José Luís Ferreira disse ainda aos jornalistas que lhe foi transmitido que, para este ano, o executivo mantém a previsão do défice de 0,1%.

“Estivemos a ouvir o Governo sobre o cenário macroeconómico, não entrámos em detalhes sobre as nossas propostas”, explicou o líder parlamentar do PEV.

José Luís Ferreira disse ter transmitido ao executivo que, havendo uma estabilização da economia, “o crescimento deveria ter reflexos na vida material dos portugueses, a nível salarial e dos serviços públicos”.

“Vamos aguardar que o Governo entregue o documento para formular um juízo de valor e o nosso sentido de voto. Se considerarmos que o Orçamento dá resposta aos problemas do país e dos portugueses, certamente que votaremos a favor, se considerarmos que não, certamente votaremos contra”, afirmou o deputado.

José Luís Ferreira destacou o combate às alterações climáticas, o investimento nos transportes através do alargamento do programa de redução tarifária a todo o país e da aposta na ferrovia, bem como o combate às assimetrias regionais, como algumas das prioridades do partido.

“Sobretudo achamos que devia haver uma inversão de prioridades, em vez de uma obsessão com o défice devia haver uma obsessão com os portugueses e com os serviços públicos”, defendeu.

O ministro de Estado e das Finanças, Mário Centeno, está a apresentar, na Assembleia da República, as linhas gerais da proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2020 aos partidos com representação parlamentar.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.