/

Governo vai reduzir IRS para aliviar a classe média

7

Tiago Petinga / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa (D) conversa com o Ministro das Finanças, Fernando Medina (E)

O Governo está a ponderar a criação de um novo escalão de IRS com vista a reduzir os impostos pagos pela classe média. Mas mesmo que essa opção não avance, está decidido que a carga fiscal vai descer para quem tem rendimentos médios.

“O que conta é o resultado final” e “é seguro que o IRS vai baixar”, garante uma fonte do Governo ao Correio da Manhã (CM).

O jornal adianta que uma das hipóteses para isso acontecer é a criação de um novo escalão de IRS entre os actuais sexto, sétimo e oitavo que é onde ocorre o maior intervalo de rendimentos nos nove escalões existentes.

A ideia passa, portanto, por fazer um ajustamento neste intervalo com a criação de um novo escalão. Todavia, ainda não é certo que seja esse o caminho para a desejada redução da carga fiscal da classe média.

No Plano de Estabilidade para o período de 2023 a 2027 que foi apresentado em Abril passado, já se prevê uma redução da carga fiscal da ordem dos 400 milhões de euros em 2024.

Aquando da apresentação desse Plano, o ministro das Finanças, Fernando Medina, falou da intenção do Governo de aliviar o que as famílias pagam de IRS, com a implementação de uma “política de desagravamento fiscal”, com vista a uma “melhoria dos rendimentos daqueles que vivem do seu trabalho”.

Nos primeiros quatro meses de 2023, a receita do Estado em IRS esteve entre as que mais aumentaram, com um crescimento de 16%, atingindo os 733,8 milhões de euros, conforme dados do CM.

ZAP //

7 Comments

  1. Aproximam-se anos de eleições começa a caça ao voto através da redução da carga fiscal, mas já vêm tarde porque a classe média-baixa desapareceu graças às políticas PS.

  2. MENTOROSOS….
    Basta falar com um banco, um contabilista certificado, um entendedor de assunto, e chegamos à conclusão que este é o governos mais populista que alguma vez tivemos, pois nada do que apregoam se verifica na pratica …
    EXECRAVEIS …

  3. Para que precisa de falar com bancois, contabilistas ? É preciso ser o chamado de entendedor para fazer contas à sua vida ?
    Não as sabe fazer ? Então não sabe e não sente quando lhe vão ao bolso !!
    O Estado precisa de mais pessoas como você Albertina !!!!
    Não vamos com ilusões mas tem havido algumas mexidelas e pelo que vejo quem mais se queixa mais depressa gastou o
    reembolso do IRS em ferias no Algarve !!!! Quem precisa abdica de coisas fúteis e por isso queixem-se, reclamemm protestem, chamem nomes aos governos e se tem a mais transfiram para a minha conta !!!

  4. Mas que jeito tão feminino de falar com alguém. Tapando a boquinha para não lhe lerem os segredos. O PS está bem arranjado com o actual e com os sucessores. É este, é o Pedro Nuno, é o Galamba. Cada qual pior. Verdade se diga, o PS nunca foi grande coisa em matéria de líderes, a começar pelo primeiro…

  5. Quando deveriam era reduzir o nº de escalões, estes iluminados mais uma vez vêm iludir o povo. Mais um escalão significa uma redução de IRS para uma minoria de tugas que por poucos € se encontravam no escalão acima. Conclusão vão reduzir o IRS a meia dúzia e vão fazer um grande Show off em como baixaram o IRS a classe média. O PS no seu melhor !!!

  6. Força PS, foste eleito pela maioria.
    Não queremos os EXECRAVEIS do PSD/CDS entretanto substituidos pelos EXECRAVEIS do CHEGA.

  7. Um governo que não enxerga uma inflação de 10% em 2022 e não dá aumenta nem ao salário mínimo e prefere ao inves disto distribuir falsas ajudas em dinheiro, nao reduzindo a carga fiscal e nem corrigir o salário conforme a inflação…….pode ser chamado de populista…..e enganador.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.