Governo quer proibir fumo em todos os locais públicos fechados

As revisões da lei do tabaco e do álcool deverão ser aprovadas esta quinta-feira em Conselho de Ministros, e poderão trazer o alargamento da proibição de fumar a todos os espaços públicos fechados.

De acordo com o Público, a lei do tabaco, em vigor desde 2008, será alterada através da transposição de uma diretiva comunitária e prevê, entre outras medidas, a colocação de imagens de choque nos maços de cigarros.

O alargamento da proibição torna mais rígida a lei de 2007 – que proibiu fumar em restaurantes, bares, discotecas e locais de trabalho com menos de 100 metros quadrados -, e terá um período transitório de oito anos, que ainda não se sabe se será contabilizado a partir da data de publicação da lei, como defendem os especialistas da Direção-Geral de Saúde, ou da data em que a revisão entrará em vigor, conforme espera o Governo.

Este período servirá apara a adaptação dos locais que criaram áreas para fumadores, com investimentos na instalação de exaustores de fumo, e é esse também um dos argumentos usados pelas associações de restauração para pôr em causa a revisão da lei, que dizem prejudicar o setor, considerando que as regras atuais são suficientes.

A proposta de revisão da lei do tabaco deve incluir ainda regulação do mercado de cigarros eletrónicos e terá de ser aprovada pelos deputados na Assembleia da República.

O Conselho de Ministros também discute hoje alteração à lei do álcool, que prevê o alargamento da proibição do consumo de cerveja aos menores de 18 anos.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Já devia ser proibido a muito tempo desde 1900…
    Não se compreende como é que pessoas que se querem matar tem permissão para matar terceiros em locais ditos públicos…

    Vamos acabar com as drogas legais.

  2. Os fumadores tem de entender que a liberdade deles termina onde começa a liberdade do próximo – acho isto uma medida demasiado tardia, tendo em conta que já vários familiares morreram devido a cancro provocado pelo tabaco – já se podia ter feito isto a muito tempo!

  3. O direito (de todos) a respirar ar não-tóxico supera em muito a liberdade (de alguns) a suicidar-se aos poucos.

RESPONDER

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …

Gestão da pandemia: PGR francesa vai abrir investigação judicial a PM e ministros

Em causa estão 90 queixas contra o anterior chefe do Governo Edouard Philippe, e os ministros Olivier Véran e Agnès Buzyn, tendo 53 delas sido examinadas e nove consideradas admissíveis para seguirem eventualmente para tribunal. O …

Benfica perto de garantir Taremi e Helton Leite para a próxima época

O SL Benfica está perto de assegurar as contratações do avançado do Rio Ave, Mehdi Taremi, e do guarda-redes do Boavista, Helton Leite, para a próxima temporada. Mehdi Taremi e Helton Leite deverão ser reforços do …

Operação Marquês. Ivo Rosa não marca data de início do julgamento

O juiz de instrução Ivo Rosa optou por não marcar data de início do julgamento dada a complexidade do processo da Operação Marquês. O anúncio foi feito no final do debate instrutório, esta sexta-feira. "É manifesta …

Bolsonaro veta obrigatoriedade do uso de máscaras em lojas e igrejas

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vetou hoje parte de uma lei que estipulava o uso obrigatório de máscaras em órgãos públicos, lojas, indústrias, templos religiosos e locais fechados em que haja concentrações de pessoas. O …

Benfica insiste em Jorge Jesus e está disposto a esperar pelo treinador

Jorge Jesus continua a ser a principal ambição de Luís Filipe Vieira para o cargo de treinador do SL Benfica. Tanto que o presidente das 'águias' mostra-se disponível para esperar. Não é segredo para ninguém que …

Wigan declara falência devido à covid-19. Há sete anos venceu a Taça de Inglaterra

O Wigan Athletic declarou falência, esta quarta-feira, apenas um mês depois de um consórcio de Hong Kong ter assumido o clube. Em causa está o impacto económico que a pandemia de covid-19 teve nas contas …

China parece ter controlado segunda vaga de coronavírus em 21 dias, sem registar mortes

A China parece ter controlado a segunda vaga de covid-19 após um surto que começou num mercado de Pequim, em junho, e que levou a pelo menos 328 novos casos e ao encerramento parcial da …

Guerra aberta pelo ouro da Venezuela em Inglaterra. Maduro ordena investigação ao "roubo"

Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela, ordenou uma "investigação penal" ao que denomina "o roubo de ouro venezuelano" que está depositado no Banco Central de Inglaterra. Esta é a resposta do governante depois de o Tribunal …

Hospitais da Papua-Nova Guiné recusam atender grávidas. Médico aconselha mulheres a evitar gravidez

Um obstetra da Papua-Nova Guiné aconselhou as mulheres daquele país a não engravidarem nos próximos dois anos, revelando que o medo de transmissão do coronavírus tem levado os hospitais a recusarem atender grávidas. Segundo noticiou esta …