Governo quer investir milhões na compra de novos comboios para a CP (e deverão circular até 2030)

Miguel A. Lopes / Lusa

O governo quer comprar mais comboios para a CP do que aqueles que estão previstos no contrato de serviço público da empresa ferroviária. Em vez de 66 novas composições até 2030, pretende-se adquirir um total de 129 unidades para os serviços urbanos, regionais e de longo curso. Esta é uma das ideias que constam das Grandes Opções do Plano 2021-2023.

Segundo o DN, a proposta consta da versão preliminar das Grandes Opções do Plano 2021-2023, e estima-se que o investimento aplicado possa chegar aos 950 milhões de euros nos próximos anos.

Os concursos para os novos veículos serão lançados até ao final de 2023, mas é necessário esperar pelo menos três anos depois dessa data para feito o apuramento do vencedor para os novos comboios entrarem em circulação.

Com a chegada de 62 novas unidades, os serviços suburbanos vão ser os mais beneficiados “Substituir o material circulante nas linhas de Cascais e reforçar os serviços urbanos das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto” são os objetivos do plano, de acordo com uma fonte oficial do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, que tutela a transportadora ferroviária – revela o DN.

De acordo com o DN, no contrato de serviço público com a CP, estava prevista a aquisição de um total de 48 novos comboios para os serviços suburbanos, sendo que 30 unidades iam ser só para a Linha de Cascais, e iam custar 180 milhões de euros. Estavam previstas ainda 18 automotoras elétricas, por cem milhões de euros, para realizar a ligação entre a Gare do Oriente e Cascais.

Ainda assim, tal como noticia o DN, a realização dos comboios Oriente-Cascais depende da IP – Infraestruturas de Portugal e só poderá ser feita com o desnivelamento do troço ferroviário entre Alcântara-Terra e Alcântara-Mar e a construção de uma estação subterrânea de Alcântara-Terra. Avaliada em 200 milhões de euros, esta intervenção poderá ficar concluída em 2027, ao abrigo do programa de investimentos para 2030, que deverá ser apresentado ainda no final deste mês.

Segundo o DN, e com base nos valores inscritos no contrato de serviço público da empresa ferroviária, a CP poderá vir a investir mais de 360 milhões de euros só na aquisição de novos comboios urbanos.

Estão também previstos 55 novos comboios regionais totalmente elétricos. Atualmente, este serviço baseia-se trabalha com veículos que estão nas linhas há mais de 50 anos. A última modernização foi feita entre 2003 e 2005. A preços de mercado, a substituição das destas carruagens poderá custar pelo menos 380 milhões de euros aos cofres do estado – diz o DN.

Nas GOP confirma-se ainda a compra de 12 unidades de longo curso para reforçar a frota do Alfa Pendular. O investimento previsto de 210 milhões servirá, “no essencial, para permitir o reforço da oferta no eixo Porto-Lisboa“, explica o ministério tutelado por Pedro Nuno Santos.

Para já estes planos ainda aguardam uma aprovação que só será oficializada quando o governo entregar as GOP 2021-2023, ao mesmo tempo que deverá apresentar o Orçamento do Estado para o próximo ano.

Segundo o jornal, de fora ficou, o investimento de 30 milhões de euros em seis novos comboios para a Linha do Vouga, que só deverão entrar ao serviço em 2030.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

A tecnologia ressuscitou o "plágio" de escritores medievais

Os trabalhos de autores medievais foram "ressuscitados" com a tecnologia do século XXI numa inesperada colaboração na Universidade de St Andrews, na Escócia. Um arquivo das obras de autores ingleses medievais, que revelava uma visão internacional …

Num cenário apocalíptico, a espécie humana poderia sobreviver "com populações na casa das centenas"

Cientistas de todo o mundo debruçam-se sobre a preparação das populações (e de abrigos) para sobreviver a um possível apocalipse. Para o antropólogo Cameron Smith, não seria necessário um número muito elevado de pessoas, desde …

Príncipe Harry diz que viver com a família real é "uma mistura entre o Truman Show e estar num zoo"

Depois de uma entrevista a Oprah Winfrey, o duque de Sussex faz novas revelações numa nova entrevista e descreve como era a sua vida antes de ir viver, primeiro para o Canadá e, depois, para …

Pentear o cabelo pode tornar-se uma tarefa mais fácil com a ajuda de um robô

Uma equipa de cientistas desenvolveu recentemente um braço robótico com uma escova de cabelo macia, equipada com uma câmara que ajuda o braço a "ver" e a avaliar a ondulação, para oferecer ao utilizador uma …

Benfica 4-3 Sporting | Águia vence dérbi espectacular

Mas que grande dérbi! Benfica e o novo campeão Sporting presentearam os adeptos com um jogo espectacular, um dos melhores dos últimos anos em Portugal, com futebol de ataque e golos, muitos golos. Foram nada menos …

Portugal é o 2.º país com mais divórcios e menos casamentos na UE

A taxa de casamentos na União Europeia caiu drasticamente nos últimos 55 anos, ao mesmo tempo que a taxa de divórcios subiu. Portugal é o segundo país onde esta tendência mais prevalece. De acordo com dados …

"É parte da nossa identidade". Pequena cidade na Suécia luta para preservar uma antiga língua moribunda

A organização Ulum Dalska, sediada numa pequena cidade sueca chamada Älvdalen, tem uma missão. Durante décadas, os seus membros têm trabalhado arduamente para ajudar a salvar a língua elfedaliana, um remanescente do nórdico antigo. "Tivemos a …

Papa diz que abuso infantil é uma espécie de “assassinato psicológico”

O Papa Francisco criticou hoje o abuso infantil dizendo que é “uma espécie de ‘assassinato psicológico’ e, em muitos casos, um cancelamento da infância” e pediu para “parar de encobrir” o fenómeno da pedofilia. Francisco falava …

Jerónimo considera “precipitado” discutir Orçamento de 2022 e “deitar borda fora” o atual

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou hoje “no mínimo precipitado” antecipar a posição do partido sobre o próximo Orçamento do Estado e “deitar borda fora” a concretização do atual. À margem de uma visita …

Plano da CIA para capturar Bin Laden originou um problema de saúde pública no Paquistão

Um novo estudo indica que um plano secreto da CIA para capturar Osama Bin Laden, no início de 2011, teve como consequência uma queda significativa das taxas de vacinação no Paquistão. O plano, que usava uma …