Governo quer investir milhões na compra de novos comboios para a CP (e deverão circular até 2030)

Miguel A. Lopes / Lusa

O governo quer comprar mais comboios para a CP do que aqueles que estão previstos no contrato de serviço público da empresa ferroviária. Em vez de 66 novas composições até 2030, pretende-se adquirir um total de 129 unidades para os serviços urbanos, regionais e de longo curso. Esta é uma das ideias que constam das Grandes Opções do Plano 2021-2023.

Segundo o DN, a proposta consta da versão preliminar das Grandes Opções do Plano 2021-2023, e estima-se que o investimento aplicado possa chegar aos 950 milhões de euros nos próximos anos.

Os concursos para os novos veículos serão lançados até ao final de 2023, mas é necessário esperar pelo menos três anos depois dessa data para feito o apuramento do vencedor para os novos comboios entrarem em circulação.

Com a chegada de 62 novas unidades, os serviços suburbanos vão ser os mais beneficiados “Substituir o material circulante nas linhas de Cascais e reforçar os serviços urbanos das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto” são os objetivos do plano, de acordo com uma fonte oficial do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, que tutela a transportadora ferroviária – revela o DN.

De acordo com o DN, no contrato de serviço público com a CP, estava prevista a aquisição de um total de 48 novos comboios para os serviços suburbanos, sendo que 30 unidades iam ser só para a Linha de Cascais, e iam custar 180 milhões de euros. Estavam previstas ainda 18 automotoras elétricas, por cem milhões de euros, para realizar a ligação entre a Gare do Oriente e Cascais.

Ainda assim, tal como noticia o DN, a realização dos comboios Oriente-Cascais depende da IP – Infraestruturas de Portugal e só poderá ser feita com o desnivelamento do troço ferroviário entre Alcântara-Terra e Alcântara-Mar e a construção de uma estação subterrânea de Alcântara-Terra. Avaliada em 200 milhões de euros, esta intervenção poderá ficar concluída em 2027, ao abrigo do programa de investimentos para 2030, que deverá ser apresentado ainda no final deste mês.

Segundo o DN, e com base nos valores inscritos no contrato de serviço público da empresa ferroviária, a CP poderá vir a investir mais de 360 milhões de euros só na aquisição de novos comboios urbanos.

Estão também previstos 55 novos comboios regionais totalmente elétricos. Atualmente, este serviço baseia-se trabalha com veículos que estão nas linhas há mais de 50 anos. A última modernização foi feita entre 2003 e 2005. A preços de mercado, a substituição das destas carruagens poderá custar pelo menos 380 milhões de euros aos cofres do estado – diz o DN.

Nas GOP confirma-se ainda a compra de 12 unidades de longo curso para reforçar a frota do Alfa Pendular. O investimento previsto de 210 milhões servirá, “no essencial, para permitir o reforço da oferta no eixo Porto-Lisboa“, explica o ministério tutelado por Pedro Nuno Santos.

Para já estes planos ainda aguardam uma aprovação que só será oficializada quando o governo entregar as GOP 2021-2023, ao mesmo tempo que deverá apresentar o Orçamento do Estado para o próximo ano.

Segundo o jornal, de fora ficou, o investimento de 30 milhões de euros em seis novos comboios para a Linha do Vouga, que só deverão entrar ao serviço em 2030.

  ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Entre "bomba atómica" e "cozinhado" de última hora, Marcelo recebeu Rangel (para irritação de Rio)

O Presidente da República recebeu Paulo Rangel numa altura em que tenta ainda "cozinhar" um entendimento de última hora para aprovação do Orçamento de Estado para 2022, de modo a evitar a "bomba atómica" da …

Sarabia (2E) do Sporting disputa a bola com Ricielli (2D) do Famalicão durante jogo da Taça da Liga

Sporting 2-1 Famalicão | Leões roubaram a bola e não deram hipóteses

O Sporting venceu o Famalicão 2-1, em jogo do grupo B da Taça da Liga, no qual, apesar da diferença mínima, não deu hipóteses ao adversário e controlou-o desde o primeiro ao último minuto. Finalmente Rúben …

Cidade australiana está a dar terrenos de graça para atrair novos moradores

Uma cidade em Queensland, na Austrália, está a doar terrenos numa tentativa de aumentar a sua população de apenas 800 pessoas. Em declarações ao site news.com.au, as autoridades da cidade australiana de Quilpie explicaram que estão …

Princesa Mako e o marido Komuro Kei

Entre escândalos na imprensa e stress pós-traumático, nada deteve o amor da Princesa Mako pelo plebeu Kei Komuro

A monarca japonesa vai abandonar a vida real e viver nos EUA com o marido, um advogado plebeu que conheceu em 2012 na Universidade. A imprensa tem escrutinado a vida de Komuro Kei, que consideram …

Depressão: o relato de Vanessa Fernandes

Escrava do seu sucesso, a vencedora de uma medalha nos Jogos Olímpicos confessa que teria ficado destruída, caso não tivesse pedido ajuda. A ideia era sempre "ganhar e ser a melhor" mas, nos bastidores, Vanessa Fernandes …

Squid Game. Coreia do Norte ataca Coreia do Sul com base no novo sucesso da Netflix

A série "Squid Game", que é a mais vista de sempre na Netflix, tornou-se tão popular que nem a Coreia do Norte ficou indiferente — mas por maus motivos. Enquanto a série sul-coreana tem conquistado espectadores …

O jogador do Santa Clara, Chindris, festeja um golo contra o FC Porto

Santa Clara 3-1 FC Porto | Eficácia atira dragões para fora da Taça da Liga

O Santa Clara recebeu e venceu hoje o FC Porto por 3-1, atirando os portistas para fora da Taça da Liga, num jogo em que a eficácia açoriana fez a diferença. Os golos do triunfo açoriano …

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Albuquerque mostrou-se disponível para negociar o OE, mas Rio diz que "a Madeira não está à venda"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, manifestou hoje disponibilidade para conversar com o Governo sobre o OE, mas Rui Rio garantiu que os deputados madeirenses não vão contrariar o partido. “Se for para …

Golpe de Estado no Sudão. Confrontos nas ruas causam sete mortos e 140 feridos

Milhares de sudaneses têm saído às ruas para protestarem a tomada do poder pelos militares. A comunidade internacional tem sido unânime na condenação ao golpe de Estado. Na sequência do golpe de Estado de segunda-feira, os …

Amnistia Internacional pede que EUA retirem acusações a Assange e a Londres que evite extraditá-lo

A Amnistia Internacional (AI) pediu aos Estados Unidos que retirem as acusações contra o fundador da Wikileaks, Julian Assange, e ao Reino Unido que evite extraditá-lo, pedido feito hoje antes do início, quarta-feira, de nova …