Governo promoveu gestor condenado por má gestão de fundos públicos

Compete 2020 / Facebook

Jaime Andrez, presidente do programa Compete 2020 na Feira Internacional de Lisboa 2016.

O novo presidente do programa Compete 2020, Jaime Andrez, foi condenado pelo Tribunal de Contas pelo pagamento indevido de obras não executadas e de prémios salariais na gestão de um outro organismo público.

Está em causa a actuação de Jaime Andrez, de 2003 a 2005, à frente do Conselho de Administração do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Algumas das decisões do gestor no cargo merecem severos reparos do Tribunal de Contas, lê-se num acórdão citado pelo Sol.

A nomeação de Jaime Andrez para o Compete 2020, programa que gere Fundos Europeus destinados às empresas, já tinha dado que falar, depois de o seu antecessor, Rui Vinhas da Silva, ter sido demitido sem que o governo tenha emitido qualquer despacho de exoneração. Andrez era vogal da Administração de Vinhas da Silva.

Agora, Jaime Andrez volta a ser notícia porque o Tribunal de Contas (TdC) condenou a sua actuação como gestor do INPI fruto de infracções financeiras.

Em causa está o pagamento indevido de prémios salariais a 71 trabalhadores do INPI “no valor global de 21.775 e de 25.695”, conforme se salienta no acórdão do TdC.

O Conselho de Administração liderado por Andrez ainda terá aprovado pagamentos de 5.828 euros aos membros da Comissão de Fiscalização, em 2003.

O Sol refere que Jaime Andrez e os outros dois gestores do INPI, Maria Leonor Trindade e José Serrão, alegaram em tribunal que estavam “convictos de que tal actuação era conforme com a lei”.

No entanto, o TdC considera que “agiram de forma censurável”, conforme se lê no acórdão.

O órgão de fiscalização ainda critica o pagamento de obras que nunca foram realizadas, devido a falhas de medição no projecto, nas instalações da sede do INPI, no Campo das Cebolas, em Lisboa.

“Ao terem autorizado os referidos pagamentos sem mais, não procederam com o cuidado a que, segundo as circunstâncias concretas, estavam obrigados e de que eram capazes”, sublinha o TdC.

“O desvio verificado entre o montante inicialmente previsto e o valor final dos trabalhos alertou a equipa de auditoria”, explica-se também no acórdão, concluindo-se que “foram pagos trabalhos não realizados no valor de 59.005,18, correspondentes a 39% dos trabalhos sujeitos a verificação/medição e a 17% do total facturado e pago ao empreiteiro”.

ZAP

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. E não há, nenhuma lei, que condene este tipo de gestores ?Que penalize este tipo de actos, que acontecem e tem vindo a acontecer, quase desde sempre? O tribunal de contas conclui, mas nada acontece, a não ser a promoção. Quanto mais habilidosos, melhor é a promoção.Temos uma administração pública,minada deste tipo de gente, e que continuam passando as suas más sementes aos mais novos.Até quando iremos continuar assim?

  2. É a boyada xuxalista, quem havia de ser. A mesma que vai sempre ao pote e que o deixa vazio, para virem outros arrumar a casa e depois com geringonças serem postos na prateleira até NOVO ARRUMAR DE CASA.
    Os estroinas de cigarras despesistas da esquerdalhada DESTROEM recursos ate á 4ª bancarrota xuxalista, para depois virem novamente os PATRIOTAS PaF ou PSD+CDS arrumar ou ancorar barco outra vez.
    O pobinho pretuguês é ceguinho, ingrato burro e mau, com uma desfaçatez crónica.

    Vejam também o que se sabe agora da CGD que durante a gestao dos boys do canalha zeca sokratino, o varapau e o outro que também esteve e destruiu o bcp antes de ir para CGD, ha MILHOES EM RISCO DE SEREM PERDIDOS PELOS PORTUGUESES por causa de 9 emprestimos a boyadas: grupo lena (o mesmo do amiguinho de peito do zeca sokratino), o bes, … e até um mosquito do karalho angolano (que saiu um mosquitão ao levar ficar, por emprestimo sem garantias, com milhoes de euro NOSSOS).
    PUTA K PARIU o partido xuxalista de PORTUGAL!

    • Os bons exemplos a seguir devem ser os de Dias Loureiro, Isaltino de Morais, José Oliveira e Costa, Duarte Lima, Valentim Loureiro, Ricardo Salgado, Miguel Relvas, etc. etc. Comprar submarinos também é um bom exemplo de aplicação de dinheiros públicos, ou ainda vender uns cursitos de formação que nunca serão dados enquanto se ganham uns cobres como consultor, etc. etc. que a lista é loooongaaaaaa, fastidiosa e já todos sabemos de cor e salteado.

      • Olha lá, oh partidario das sucessivas calotes xuxalistas, vou corrigir e diminuir tua lista.
        O cidadao Isaltino Morais, que ja foi militante de certo partido, foi julgado penalizado incluindo cadeia, e cumprida a pena … bem ou mal foi escolhido pelo eleitorado para nova renovada actividade municipal; quanto a ele, só daqui a 4 anos o julgarei e à escolha que cidadaos fizeram. Idem para cidadao Valentim Loureiro, como muitos outros ate de area xuxalista nas ultimas eleicoes autarquicas, que apesar de terem cumprido penas ou serem julgados abertamente, nao seriam novas escolhas ganhadoras e finais do eleitorado (como foi cidadao Isaltino).
        Quanto ao ricardinho insosso, ele é definitivamente vosso (da area da corrupçao xuxalista) apesar de ter sido banqueiro (bancava tanto ou ligeiramente menos que o vosso puto predilecto o bandalho canalha pinoquio hipocrita ladrao vilao e pavao zeca sokratino que como primeiro ministro xuxalista e com sua boyada xuxalista levou PORTUGAL à 3ª bancarrota xuxalista, chamou a TROIKA para emprestar dinheiro e resgatar Portugal SOB CONDICOES …, etc).
        Falas no cidadao Relvas para quê ? Nao tem graus academicos, mas nao anda meio mundo incluindo o partido donde emanou a chamar-lhe engenheiro ou outro qualquer titulo daquilo que não é; exactamente ao contrario das mordomias de tratamento, para enganar o pobinho ceguinho e atónito ou aparvalhado, que ainda tem o bandalho canalha ladrão vilao e pavao zeca sokratino.
        Quanto aos 2 submarinos, tenho pena que não sejam 3 ou 4, pois PORTUGAL se fosse mais rico muito certamente os teria pois é o País Europeu com maior ZONA ECONOMICA EXCLUSIVA e é portanto maior a sua area ATLANTICA que a continental terrestre onshore. Ou seja, é melhor ter 2-3-4 etc submarinos a defender a costa de emigrantada islamo-fascista, de droga e de traficos de multipla marroquinaria, … do que ter uma tropa fandanga que se deixa roubar no Paiol de Tancos (que afinal ate poderia já nao haver lá nada — afirmado pelo mentecapto vazio de neuronios ministreco da defesa de quê ?!!? — imagine-se o lunático e palerma xuxalista militante) — em terra ou onshore !!!
        Percebeste, oh calotado ou desmiolado de multiplas lobotomias de ideias ???

        • Um conselho: nāo pares de to mar os medicamentos! Disparas em todas as direcçōes até para os próprios pés, muito paleio e nenhum acerto, começando pela classificaçāo que me atribuis. Nunca fui partidário de sucessivos calotes, nem de xuxialistas nem de ninguém. Os defeitos todos, deixo para ti, pois de xenófobo a branqueador de vigaristas corres o menú completo. Finalmente, fica a saber que nāo é um qualquer morcāo e palerma que me chama de desmiolado. Deves estar confundido com alguém da tua familia. Continua com o tratamento.

  3. Está perdoado, desde que seja dar cor de algum dos partidos que fazem parte da troika governativa, chama-se a isto transparência e boa gestão é por isso que estamos falidos, se o Salazar pudesse observar isto até dava uma gargalhada!.

  4. Tanto quanto um pedófilo devia de ser castrado, um ladrão, perdão, um gestor danoso e abusado, devia de ser mantido afastado para sempre de funções de foro financeiro e/ou público, e para além do óbvio de ter de cumprir pena, uma vez que o tribunal concluiu a culpa, os valores que aparentemente se volatilizaram terão que ser devolvidos aos respectivos donos.

  5. Como pode este Pretogal andar para a frente…só nos resta a revolta das mulheres, porque os homens são chicosespertos, mas?, o que era Pretogal à 30 anos? Todos estes politiqueiros que têm mais de 30 anos o que aprenderam? a palavra ética só à meia dúzia de anos é que a utilizamos….

RESPONDER

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …