Governo prevê gastar meio milhão de euros para instalar SIRESP nas prisões

O Ministério da Justiça tem previsto um investimento superior a 500 mil euros para garantir que o SIRESP, o sistema de comunicações de emergência que revelou falhas graves durante os incêndios do Verão, chega a todas as prisões portuguesas.

O Ministério da Justiça tem, neste momento, “a decorrer um procedimento de aquisição de equipamentos rádio para posterior alargamento da rede SIRESP nos serviços prisionais”, conforme refere um relatório sobre o Sistema Prisional português citado pelo jornal Público.

Este relatório divulgado pelo Ministério da Justiça prevê um plano de investimentos para os próximos dez anos no valor de 446,5 milhões de euros, de acordo com o mesmo diário. Entre as medidas previstas, está a construção de cinco novos estabelecimentos prisionais (EP) e o encerramento faseado de oito cadeias.

Outro dos pontos incluído neste plano é o alargamento do SIRESP a todas as prisões. Para esse efeito, foi lançado em Março passado “um concurso para a aquisição de aparelhos emissores de vídeo” com um “preço-base de 418 mil euros”, refere o Público.

Em Maio, tinha sido lançado outro concurso para a aquisição de terminais de rádio para o SIRESP por uma verba de 140 mil euros, de acordo com a mesma fonte.

Actualmente, o SIRESP não abrange todo o Sistema Prisional, pelo que os guardas prisionais que não estejam próximo de um telefone fixo, são obrigados a recorrer aos seus telemóveis pessoais, nomeadamente para reportarem fugas.

As falhas nas comunicações estiveram na ordem do dia aquando da fuga de três detidos da prisão de Caxias. Um deles, de nacionalidade luso-israelita, continua em fuga.

Cinco novas prisões

O mesmo estudo do MJ propõe o encerramento faseado dos EP de Lisboa, Caxias, Setúbal, Ponta Delgada, Odemira, Silves, Leiria e Viseu, que têm uma capacidade total para 1.857 reclusos, argumentando que “a sua vetustez, situação patrimonial e redundância geográfica justificam a sua substituição”.

Em contrapartida, o relatório propõe a construção e abertura de cinco novos EP, com uma lotação global de 2.400 alojamentos individuais.

Os novos EP são propostos para o distrito de Setúbal (lotação de 450 reclusos), a região do Minho (500), o distrito de Aveiro (550), a região do Algarve (600) e a ilha de São Miguel, nos Açores (300).

É ainda proposto pelo relatório a ampliação/requalificação de um EP já existente (São João do Campo, em Viseu), aumentando a sua lotação em 200 novos alojamentos individuais.

Está também prevista a requalificação de centros educativos, destinados a jovens delinquentes até aos 17 anos, e a criação de um único centro reeducativo de grande dimensão em Lisboa, num investimento global de 6,6 milhões de euros.

Outra das propostas avançadas no relatório é a de contratar, até 2027, 200 novos elementos do Corpo da Guarda Prisional e 125 novos técnicos superiores para a área prisional.

Pretende-se ainda que sejam contratados, até 2027, 238 novos técnicos superiores para área penal não prisional, a que acrescerão mais 28 para as equipas especiais de vigilância electrónica, o que totaliza 266.

Contratar 41 novos técnicos profissionais de reinserção social para as equipas de vigilância electrónica é outra das recomendações contida no relatório.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Diz o ditado: Quanto mais me bates mais gosto de ti! Afinal aqui parece tratar-se da mesma situação, quanto mais me roubas mais te dou, tratar-se-á de algum caso de paixão uma vez que parece ter sido o PS ou o senhor Costa em tempos os autores do casamento?

RESPONDER

Nuno Espírito Santo admite que "muita coisa correu mal", mas não escapa às críticas

O Tottenham saiu derrotado por 3-0 do embate com o Chelsea. Nuno Espírito Santo reconheceu os problemas na equipa, que foi duramente criticada por Roy Keane. O Chelsea manteve-se no comboio dos líderes da Liga inglesa, …

Cuba é o primeiro país a vacinar crianças a partir dos dois anos

Depois de um drástico aumento de casos e mortes em crianças, a estratégia de vacinação em Cuba mudou. Com o objetivo de ter mais de 90% dos 11 milhões de habitantes imunizados até Dezembro, as autoridades …

Penálti que deu vitória ao Sporting devia ter sido repetido

Um penálti convertido por Pedro Porro deu a vitória, este domingo, ao Sporting. Especialistas entendem que a grande penalidade devia ter sido repetida. O Sporting CP conquistou uma vitória sofrida, este domingo, após derrotar o Estoril …

Marques Mendes: Governo vai abrir discotecas e acabar com limite à lotação no comércio e restaurantes

Marques Mendes considera também que a task force para a vacinação deve ser extinta em Outubro e que em Dezembro deve ser decidida uma terceira dose para os cidadãos acima de 65 anos. No seu habitual …

OE2022: Governo negocia englobamento obrigatório de rendimentos no IRS

O englobamento obrigatório de rendimentos no IRS é uma medida que está incluída no programa do Governo e é um dos temas de grande interesse no núcleo comunista. O assunto está a ser negociado no …

Falcao marcou mas o protagonista foi o árbitro: "Já nem sei quem viu amarelo"

Falhas na comunicação com os outros árbitros e confusão numa suposta expulsão, após 13 cartões amarelos: um jogo que Cordero Vega não vai esquecer. Radamel Falcao estreou-se neste sábado pelo Rayo Vallecano e já terá reunido …

Descoberta de ossos com mais de 120 mil anos pode revelar a primeira evidência de uma fábrica de roupa

Uma equipa de arqueólogos encontrou aquela que pode ser a primeira evidência de uma fábrica de roupa. A descoberta foi feita numa caverna em Marrocos e foi datada de há cerca de 120 mil anos. Emily …

Câmaras de videovigilância nas ruas portuguesas disparam em oito anos

Desde que foram autorizadas pela primeira vez em território nacional, os sistemas de videovigilância com recurso a câmaras nos espaços públicos tem sido cada vez mais requisitado pelas forças de segurança. Em 2009 foi autorizada pelo …

João Félix: o "louco" e o "calvário"

Avançado do Atlético de Madrid só esteve em campo durante 18 minutos, contra o Atlético Bilbau. Simeone defendeu o português. João Félix foi o nome mais comentado após o empate entre Atlético de Madrid e Atlético …

PCP quer limite de quatro dias por semana em teletrabalho

O projeto do PCP propõe limitar o teletrabalho a quatro dias por semana e que as empresas paguem o acréscimo das contas da luz, água, internet e telefone. O PCP quer limitar o regime de teletrabalho …