Governo polaco “faz limpeza” nas rádios e televisões públicas

O presidente da Polónia, Jaroslaw Kaczynski

Os conservadores no poder na Polónia vão ter o controlo dos “media” públicos do país, tendo confiado ao ministro do Tesouro a nomeação de novos responsáveis editoriais e diretivos após a aprovação de uma lei polémica no Parlamento.

Aprovada por 232 deputados, com 152 votos contra e 34 abstenções, a nova lei foi apresentada segunda-feira no Parlamento pelo governo do presidente Jaroslaw Kaczynski, para debate com caráter de urgência.

As novas disposições implicam o fim imediato dos mandatos dos atuais membros das direções de informação e dos conselhos de fiscalização da televisão e rádio públicas.

Tudo estará dependente do ministro do Tesouro polaco, que terá a competência de nomear e demitir os novos diretores dos órgãos de comunicação social públicos, até aqui escolhidos por concurso organizado pelo Conselho Nacional do Audiovisual (KRRiT).

Várias organizações internacionais, como a União Europeia de Rádio Televisão, a Associação de Jornalistas Europeus, os Repórteres Sem Fronteiras, manifestaram já “indignação” face às novas disposições, “introduzidas à pressa e sem qualquer consulta e análise prévias”, lê-se no portal da UER.

Também o vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, “já pediu informações” ao Governo polaco sobre o projeto de lei aprovado.

Por seu lado, e numa carta dirigida ao ministro da Cultura polaco, a AEJ declara-se “profundamente preocupada” com as alterações aprovadas.

“As disposições colocam a televisão e a rádio públicas sob o controlo direto do Governo, implicam despedimentos por razões políticas de jornalistas respeitados e conduz a uma ingerência editorial sistemática no conteúdo das emissões e, favor do próprio Governo”, lê-se no documento da AEJ.

“Num primeiro passo, modificamos os princípios de eleição dos responsáveis da televisão pública (TVP) e da Rádio Polaca (PR)”, disse aos jornalistas o vice-ministro da Cultura, Krzysztof Czabanski, encarregado da reforma no setor.

A etapa seguinte, prosseguiu, é aprovar uma lei sobre os “media” nacionais que vai alterar o regime de funcionamento dos órgãos de comunicação social públicos, bem como os princípios do respetivo financiamento.

O partido Direito e Justiça (PiS), de Jaroslaw Kaczynski, já indicou na televisão e na rádio públicas, bem como na agência noticiosa PAP, que as sociedades de direito comercial controladas pelo Estado serão transformadas em instituições culturais, enformadas por um Conselho de Media Nacionais, a criar pelo executivo.

Segundo o PiS, as alterações conduzirão a uma “racionalização” de meios e à “diminuição” dos custos da gestão das empresas públicas de comunicação social e ainda a “elevar os níveis profissionais e éticos necessários para realizar a missão pública”.

Para toda a oposição polaca, as novas disposições constituem “uma simples tomada de poder nos meios de comunicação social públicos” por parte dos conservadores, no poder há cerca de seis meses.

Para entrar em vigor, a nova lei terá de obter a aprovação do Senado, dominado pelo PiS.

Bom Dia

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. No mundo existem MAUS ditadores, e esses levam no trombil no momento apropriado, e BONS ditadores, como este Jaroslaw Kaczynski, que a Europa acarinha enternecedoramente, até ao dia que se torne inconveniente, sei lá… e a história vai-se repetindo, sem que se aprenda muito com o passado.

RESPONDER

Descoberto em Roma o luxuoso palácio do imperador Calígula

Uma equipa de arqueólogos descobriu em Roma os vestígios de um luxuoso palácio, repleto de frescos e jardins exóticos, que pertenceu imperador romano Caio Júlio César Augusto Germânico, também conhecido como "Calígula". Os vestígios foram encontrados …

"Torno-me um alvo fácil no Barcelona". Griezmann quebra silêncio e sai em defesa de Messi

O jogador do FC Barcelona Antoine Griezmann respondeu, em entrevista, às críticas de que tem sido alvo na equipa catalã, esclarecendo ainda a sua relação com o argentino Lionel Messi e comentando as declarações do …

PS aproxima-se do PCP, muda de ideias e propõe pagamento de 100% do salário em todos os regimes de lay-off

O PS alterou, esta segunda-feira, uma das suas propostas para o Orçamento do Estado para 2021, numa aproximação ao PCP e às centrais sindicais. Os socialistas querem que no próximo ano sejam garantidos os salários a …

Parlamento Europeu aprova 37,5 milhões para Portugal enfrentar pandemia

O Parlamento Europeu (PE) aprovou esta terça-feira, em sessão plenária, um pacote de 37,5 milhões de euros, mobilizados através do Fundo de Solidariedade Europeu (FSUE), para Portugal “fazer face à emergência sanitária de covid-19”. Os fundos …

Prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19

O prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19, visando apenas aqueles que exerceram atos diretamente relacionados com a doença no primeiro estado de emergência. A atribuição de prémios de desempenho aos profissionais …

Eleições presidenciais vão ser a 24 de janeiro

Marcelo Rebelo de Sousa marcou esta terça-feira as eleições presidenciais para 24 de janeiro de 2021. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou a data das eleições presidenciais: vão realizar-se no dia 24 de …

Tubarão pré-histórico escondia os maiores dentes já alguma vez encontrados na espécie

Os primeiros tubarões viveram há cerca de 400 milhões de anos, mas tinham uma caraterística muito especial: é que eles não baixavam apenas as suas mandíbulas, mas também as giravam para fora ao abrirem a …

Governo vai contratar 2.100 profissionais de saúde por semestre

O Governo está obrigado a contratar 2.100 profissionais de saúde para o Serviço Nacional de Saúde por semestre em 2021 para chegar a 4.200 no final do ano. A calendarização para o Governo proceder à contratação …

Biden escolhe primeira mulher para Secretária do Tesouro. Casa Branca quer iniciar transição de poder

A antiga dirigente da Reserva Federal (Fed) Janet Yellen foi a escolhida pelo Presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, para Secretária do Tesouro, e vai ser a primeira mulher a desempenhar este …

Recolher obrigatório, proibição de circular e uso de máscara. O que muda a partir de hoje

Portugal entrou às 0h desta terça-feira num novo estado de emergência devido à pandemia de covid-19, passando os 278 municípios do continente a estar divididos em quatro grupos, consoante os níveis de risco de transmissão. O …