Governo e Ordem dos Enfermeiros reatam relações institucionais

André Kosters / Lusa

A nova ministra da Saúde, Marta Temido

O Ministério da Saúde retomou as relações institucionais com a Ordem dos Enfermeiros, tendo esta terça-feira decorrido uma reunião entre o secretário de Estado Adjunto da Saúde e a bastonária.

A informação foi confirmada à Lusa por fonte oficial do Ministério da Saíde. Questionado pela agência Lusa, o Ministério acrescentou que na reunião desta terça-feira foram discutidos vários “assuntos regulares”, nomeadamente questões que se prendem com os sistemas de informação.

No início de fevereiro, as relações entre o Governo e a Ordem dos Enfermeiros foram publicamente postas em causa, depois de o secretário de Estado Adjunto da Saúde, Francisco Ramos, ter anunciado que suspendia relações institucionais com a Ordem, tendo em conta posições assumidas pela bastonária Ana Rita Cavaco a propósito da greve dos enfermeiros em blocos operatórios de hospitais públicos.

Também o primeiro-ministro António Costa chegou publicamente, numa entrevista à SIC, a anunciar que iria apresentar uma queixa na justiça contra a bastonária, alegando que extravasa as suas funções e insinuando que assumia uma postura sindical.

No dia em que Governo e Ordem dos Enfermeiros normalizaram relações, a ministra da Saúde disse que tutela, ordens profissionais e sindicatos têm de se articular, sem “ultrapassarem o seu papel”, a propósito do convite feito pelo Governo para acompanharem o périplo do executivo no sector da saúde.

“O papel das ordens profissionais é um, o do Ministério da Saúde é outro e o dos sindicatos é outro e, portanto, não se pode saltar as fronteiras daquilo que é o seu papel, senão não estamos a trabalhar bem e é nessa lógica que nos articulamos”, afirmou Marta Temido aos jornalistas à margem da inauguração do Centro de Saúde do Cadaval, no distrito de Lisboa.

Para a governante, tutela, ordens profissionais e sindicatos do setor têm de se “relacionar sempre num ambiente de lealdade, frontalidade e colaboração”.

Segundo o gabinete do primeiro-ministro, a secretaria-geral do Ministério da Saúde convidou “todas as ordens profissionais” do setor para acompanhar o Governo numa visita inserida num périplo a unidades de saúde.

Fonte oficial da Ordem dos Enfermeiros tinha confirmado à Lusa que a bastonária Ana Rita Cavaco foi convidada para acompanhar o primeiro-ministro, António Costa, na quarta-feira, numa visita no âmbito do périplo a unidades de saúde que o Governo iniciou esta semana. A bastonária dos Enfermeiros tinha escrito ao primeiro-ministro a oferecer-se para o acompanhar na visita a unidades de saúde.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …

Berardo mostra-se "incrédulo com falta de memória" de Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se "incrédulo com a sua falta de memória". "Tudo isso é …

Marcelo diz que foi "sensato" não incluir pergunta sobre origem étnico-racial no Censos 2021

O Presidente da República considerou que foi uma decisão sensata não incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, face ao debate gerado, embora a ideia fosse boa. "Acho que foi uma …

Esfinge gigante de Ramsés II vê a luz do dia ao fim de quase 100 anos

https://vimeo.com/343091742 Uma enorme esfinge do faraó egípcio Ramsés II viu finalmente a luz do dia, no passado dia 12 de junho, depois de ter sido recolocada através de um sistema monumental que a fez "flutuar" pelo …

Vai baixar o custo das chamadas para números começados por 707 e 708

A Anacom anunciou uma descida de 48% no preço máximo das chamadas de telemóvel para números começados por 707 e 708, e de 10% para telefone fixo. A decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) de baixar os …

PSG abre a porta a Neymar (e o Barcelona não a fecha)

Depois de o eventual regresso de Neymar ao Barcelona ecoar na imprensa desportiva, o presidente do Paris Saint Germain, Nasser Al-Khelaifi quebrou o silêncio sobre o jogador brasileiro. Em entrevista à France Football, o presidente …

“Explosão suspeita” entre China e Coreia do Norte causou um sismo

Os serviços sismológicos chineses registaram um sismo de 1,3 graus de magnitude na escala de Richter às 19h38 locais (12h38 em Lisboa), na cidade chinesa de Hunchun, causado por uma “explosão suspeita”, disseram as autoridades …