Governo reforça nutricionistas nas escolas. Ordem diz que “peca por tardio”

O Ministério da Educação vai reforçar a equipa de nutricionistas com a contratação de 15 profissionais no próximo ano letivo, segundo a bastonária da Ordem dos Nutricionistas que saudou a medida, apesar de “pecar por tardia”.

Alexandra Bento esteve esta segunda-feira em reunião com o secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, que assegurou que a tutela vai cumprir a contratação de 15 nutricionistas, prevista no Orçamento do Estado de 2020, adiantando ainda que o concurso público está pronto, encontrando-se neste momento na secretaria de Estado do Orçamento.

“Certamente peca por tardio, porque se estava no Orçamento do Estado, este concurso devia ter sido encetado no início do ano e já estaríamos a aproveitar os nutricionistas”, lamentou a bastonária em declarações à Lusa, acrescentando, no entanto, que “mais vale tarde que nunca”.

Segundo a bastonária, ainda que a contratação dificilmente esteja concluída no inicio do ano letivo, estes profissionais vão ser essenciais para acompanhar e apoiar as escolas no cumprimento de uma estratégia para o funcionamento das cantinas que, para Alexandra Bento, a tutela deverá desenvolver.

Foi precisamente a necessidade dessa estratégia que esteve no centro do encontro, com a bastonária a entregar ao Governo um documento em que a Ordem dos Nutricionistas propõe um conjunto de orientações para o funcionamento das cantinas a partir de setembro.

“Se uma estratégia para a alimentação das crianças nas escolas sempre foi necessária, agora, em período pandémico, consideramos que é urgente”, sublinhou.

No documento, a ordem desenha um conjunto de cenários que vão desde o funcionamento dos refeitórios com horários alargados, ao regime de take-away, definindo até medidas para o caso de as escolas voltarem a encerrar. Em todos os cenários, as escolas devem assegurar refeições completas, equilibradas e seguras.

“Este é um documento que foi feito por quem percebe da matéria e entregamo-lo ‘chave na mão’ ao Ministério da Educação”, disse, acrescentando que a ordem manifestou também a sua disponibilidade para colaborar na redação de um conjunto de normas oficiais para as escolas, com a expectativa de que possam ainda ser postas em prática pela equipa reforçada de nutricionistas do ministério.

Entre as medidas do guia “Alimentação escolar em tempos de covid-19”, que já tinha sido publicado na página da Ordem dos Nutricionistas, a instituição aconselha o alargamento do período de almoço e a distribuição dos alunos por diferentes horários, de maneira a assegurar o distanciamento social no espaço do refeitório, que deverá ter a lotação reduzida.

O take-away deverá ser a opção das escolas apenas se estas medidas não forem possíveis, defende Alexandra Bento, defendendo que o primeiro é o cenário mais desejável, por ser “o mais próximo daquele que as crianças sempre vivenciaram”.

Caso o funcionamento dos estabelecimentos de ensino tenha de ser novamente interrompido, as cantinas não devem parar, acrescenta.

Neste caso, a ordem recomenda que as escolas informem os encarregados de educação sobre as alterações no fornecimento de refeições escolares, as opções disponíveis e o procedimento de requisição das refeições, que devem ser idênticas àquelas disponibilizadas em período normal

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …