/

Governo não divulga dados sobre impacto da crise desde Outubro

1

António Cotrim / Lusa

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho

O Ministério do Trabalho e da Segurança Social deixou de divulgar as estatísticas sobre o impacto da crise provocada pela pandemia de covid-19 em Outubro passado, nomeadamente quanto ao número de apoios atribuídos e de despedimentos colectivos.

Estes dados, bem como outros indicadores reveladores das consequências que a covid-19 está a ter na economia portuguesa, foram sendo divulgados pelo Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) no seu site. Mas o último boletim publicado data de 16 de Outubro passado.

Os dados mais recentes não foram, assim, disponibilizados depois de numa primeira fase terem surgido actualizações de forma mais regular – em Julho, foram cinco, enquanto em Agosto, desceram para apenas duas. Depois, foi divulgado um boletim relativo a Setembro e o último é o mencionado, alusivo a Outubro.

Assim, não há dados públicos quanto ao “apoio à retoma progressiva”, nem quanto aos restantes auxílios sociais previstos no Orçamento suplementar.

A publicação das estatísticas “não foi suspensa” e está simplesmente atrasada, de acordo declarações de uma fonte oficial do MTSSS ao Jornal de Negócios.

“O GEP encontra-se a proceder a uma reformulação da informação que é disponibilizada, com o objectivo de integrar novas medidas de apoio e novos apuramentos, prevendo-se que possa ser disponibilizada em breve a informação relativa a Novembro”, destaca a mesma fonte.

O Ministério revela ao Negócios que em Outubro, se iniciaram 63 processos, abrangendo 1.007 trabalhadores no que terá sido “um aumento do número de abrangidos de 46%” que constitui “o número mais alto desde Abril”.

“Em Novembro, 66 processos iniciados abrangeram, segundo o Governo, 682 trabalhadores”, aponta ainda o jornal económico.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.