Governo iraniano dispensa condolências “repugnantes” de Trump

Michael Buholzer / swiss-image.ch / World Economic Forum

Mohammad Javad Zarif, Ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão

Mohammad Javad Zarif, Ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão

O chefe da diplomacia do Irão qualificou de “repugnante” a reação aos atentados de Teerão por parte do Presidente dos Estados Unidos, que afirmou que os países que apoiam o terrorismo arriscam-se a ser vítimas dele.

A cidade de Teerão foi palco, esta quarta-feira, de atentados sem precedentes, no Parlamento iraniano e no mausoléu do íman Khomeni, que fizeram 13 mortos, e cuja autoria foi reivindicada pelo Estado Islâmico.

“O comunicado da Casa Branca e as sanções do Senado são repugnantes numa altura os iranianos estão a enfrentar o terrorismo apoiado pelos clientes dos americanos“, escreveu o ministro dos Negócios Estrangeiros, Mohammad Javad Zarif, no Twitter.

O povo iraniano rejeita tais declarações de amizade por parte dos Estados Unidos”, ironizou ainda o chefe da diplomacia iraniana.

Donald Trump afirmou na quarta-feira, numa breve declaração depois dos atentados na capital iraniana, que os países que apoiam o terrorismo, como o Irão, arriscam-se a ser vítimas dele.

“Os Estados que patrocinam o terrorismo tendem a ser vítimas do mal que apoiam“, afirmou o Presidente dos EUA, numa posição que contrastou com as mensagens de condolências transmitidas durante o dia pela diplomacia americana.

Vários homens armados e bombistas suicidas atacaram dois lugares altamente simbólicos da capital iraniana. Segundo os media locais, os sete ou oito atacantes fizeram-se explodir ou foram abatidos pelas forças de segurança.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …