Governo insiste em que não há novos cortes

portugal.gov.pt

Ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

Ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

Governo e maioria rejeitaram esta sexta-feira as críticas da oposição ao Documento de Estratégia Orçamental (DEO), com a ministra das Finanças a reiterar que não há novos cortes nas pensões e salários.

“Por muito que repitam que há novos cortes nos salários esses cortes não se tornam verdade. Não há novos cortes“, assegurou a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, durante o debate de atualidade sobre o DEO requerido pelo PCP.

Recordando que mais de 85% por cento dos pensionistas não foram afetados por qualquer corte durante o período de ajustamento, Maria Luís Albuquerque disse também que a aplicação da nova tabela remuneratória única da função pública será um “processo que será feito gradualmente para garantir que não haja perda de rendimento”.

Apoio da maioria

Antes, o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro tinha já vindo em defesa do Governo, lamentando que ninguém tenha ainda sido capaz de felicitar o executivo por o país estar a 15 dias do encerramento do programa de ajustamento “com a saída mais favorável que podíamos antecipar”.

Na primeira intervenção do PSD no debate, o líder parlamentar social-democrata tentou ainda desvalorizar o aumento anunciado pelo Governo para o IVA e a TSU [Taxa Social Única], sublinhando que o aumento de 0,25 do IVA (de 23 para 23,25%) corresponde a 12,5 euros por cada 5 mil euros, enquanto na TSU o aumento de 11 para 11,2% corresponde a 10 euros por cada 5 mil.

“Estamos a falar de uma solução de futuro”, corroborou a deputada do CDS-PP Cecília Meireles, insistindo que o DEO não propõe novos cortes de rendimentos e que a receita do aumento do IVA e da TSU ficará “integralmente e exclusivamente afeta à Segurança Social”.

“O Governo não tem palavra”

Perante as intervenções do Governo e da maioria, a oposição repetiu os argumentos que já tinha utilizado no início do debate, com o deputado do PS Pedro Marques a acusar o executivo de maioria PSD/CDS-PP de “sacrificar tudo em nome da confiança dos mercados”.

“O que o DEO confirma é que a política de agressão vai manter-se até 2018”, acrescentou o líder da bancada comunista, João Oliveira, insistindo que o Governo está a impor “nova perda de poder de compra” e a “propor um futuro ainda pior do que o presente”.

Pelo BE, o líder parlamentar, Pedro Filipe Soares recusou igualmente que as medidas propostas no DEO representem uma reposição de rendimentos e lamentou a falta de palavra do Governo.

“O Governo não tem palavra, mas seria de esperar que pelo menos tivesse 15 dias de memória”, disse, numa referência a declarações do primeiro-ministro há duas semanas, quando disse que as medidas que estavam a ser preparadas não incidiam em matéria de impostos, salários e pensões.

“O Governo não consegue pôr-se na pele dos portugueses, os portugueses vão continuar a sentir dificuldades, o Governo só está a regularizar as contas à custa dos portugueses”, acrescentou a deputada do Partido Ecologista Os Verdes Heloísa Apolónia.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Envolvido em escândalo financeiro, cardeal Becciu renunciou ao cargo no Vaticano

O prefeito da Congregação da Causa dos Santos, o cardeal Angelo Becciu, resignou esta quinta-feira ao cargo e aos seus direitos enquanto cardeal, numa altura em que vê o seu nome envolvido num escândalo financeiro, …

Nanocorpo de alpaca é capaz de bloquear infeção por covid-19

Cientistas do Instituto Karolinska, na Suécia, identificaram um pequeno anticorpo neutralizante - nanocorpo - que consegue bloquear a entrada do Sars-CoV-2 nas células humanas. Uma equipa de investigadores suecos, do Instituto Karolinska, descobriu que um nanocorpo …

A Terra está prestes a capturar uma nova mini-lua. Ficará por cá meio ano

A Terra está prestes a capturar uma mini-lua, que os astrónomos acreditam que ficará presa na gravidade do nosso planeta durante cerca de meio ano. Entende-se por mini-lua um objeto de pequenas dimensões que é …

Cientistas medem, pela primeira vez, a distância até um magnetar na Via Láctea

Com a ajuda do observatório Very Long Baseline Array (VLBA), uma equipa de astrónomos conseguiu medir, pela primeira vez, a distância até ao magnetar XTE J1810-197, localizado na Via Láctea.  Os magnetares são um tipo de …

Detetado fator climático determinante para a propagação do coronavírus

Altas temperaturas combinadas com baixa humidade propiciam que as gotículas contaminadas com o novo coronavírus evaporem mais rapidamente, reduzindo a sua capacidade de infetar pessoas. De acordo com os cientistas, citados pelo canal estatal russo RT, …

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …