/

Governo favorável à renovação do estado de emergência

Mário Cruz / Lusa

O primeiro-ministro revelou esta quarta-feira, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, que o Governo deu parecer favorável à renovação do estado de emergência por mais quinze dias, visando a contenção da pandemia de covid-19.

“O Governo deu parecer favorável à renovação do período de estado de emergência”, disse António Costa esta quarta-feira em declarações aos jornalistas em Lisboa depois da reunião extraordinária do Conselho de Ministros.

António Costa vai reunir com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, nesta quinta-feira, podendo depois o chefe de Estado prolongar este estado exceção em Portugal por mais quinze dias, até ao dia 17 de abril.

Sobre o conteúdo do decreto, líder do executivo disse que competirá ao chefe de Estado apresentar o seu teor. “O Governo apreciou a proposta e deliberou dar parecer favorável à renovação do estado de emergência nos termos do decreto que nos foi submetido pelo senhor Presidente da República”, frisou o primeiro-ministro.

O decreto seguirá agora para discussão na Assembleia da República, onde será analisado e votado na quinta-feira de manhã. Só ao final do dia de quinta-feira é que Marcelo Rebelo de Sousa falará ao pais.

Caso venha a ser concretizar-se a renovação deste estado, o Governo pode definir ou ajustar algumas regras restritivas. Nesta quarta-feira, no Programa da Cristina, António Costa, disse que as medidas vão apertar “um bocadinho” durante a Páscoa.

“Este mês é decisivo para controlarmos a pandemia. A Páscoa vai ter de ser diferente do habitual”, reforçou o líder do Executivo na comunicação desta tarde.

Na mesma declaração, o primeiro-ministro voltou a elogiar o comportamento dos portugueses nestes tempos de pandemia: “O comportamento dos portugueses tem sido exemplar, é um esforço muito difícil de fazer”, acrescentou.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.