/

Governo está a estudar a reabertura das fronteiras

José Sena Goulão / Lusa

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, revelou esta terça-feira que o Governo está a estudar, juntamente com outros países, a reabertura das fronteiras.

Portugal regista hoje 1.342 mortes relacionadas com a covid-19, mais 12 do que na segunda-feira, e 31.007 infetados, mais 219, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS). Na conferência de imprensa, o secretário de Estado da Saúde revelou que a decisão de reabrir as fronteiras está a ser monitorizada com os países vizinhos e com o global da União Europeia.

“O Ministério da Administração Interna está a articular com outros países, nomeadamente Espanha e Itália, a avaliação da abertura de fronteiras“, disse António Lacerda Sales, esta terça-feira, citado pela Rádio Renascença.

Presença habitual nas conferências de imprensa em que se revela o boletim epidemiológico de covid-19, Lacerda Sales diz que a decisão tomará em conta “aquilo que é a avaliação epidemiológica nos diferentes países”.

“É uma questão que o Ministério da Administração Interna está a monitorizar em conjunto com outros países e há uma articulação também no âmbito da União Europeia”, acrescentou. Para já, ainda não há consenso sobre que rumo tomar no que toca à reabertura das fronteiras.

Nos últimos dias, a região de Lisboa tem registado um aumento do número de novos casos, representando 96% dos infetados que foram sinalizados nas anteriores 24 horas. A diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, fala de uma situação “complexa”, notando que há três focos de covid-19 na margem Sul do Tejo.

“Na área do agrupamento de centros de saúde Almada-Seixal temos três pequenos focos comunitários, com 32 casos positivos”, frisa esta responsável. Um dos focos concentra-se no Bairro da Jamaica, com 16 casos confirmados. “Estamos a fazer um grande esforço para identificar novos casos. A maior parte, jovens“, com poucos ou sem sintomas, analisa a diretora-geral de Saúde.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.