Governo espanhol transforma chegada da vacina em “propaganda”. “Nem Portugal fez algo semelhante”

Jose Maria Cuadrado / EPA

As imagens da chegada das primeiras vacinas contra a covid-19 a Espanha estão a gerar polémica no país vizinho. “Nem França, nem a Alemanha, nem Portugal, ou qualquer outro país da UE fez algo semelhante com os respetivos carregamentos”, escreveu o jornal espanhol ABC.

Este domingo, o ABC publicou um artigo no qual se lê que os elogios pela “absoluta discrição” com que as vacinas chegaram ao país no sábado foram seguidos pela estupefação assim que foram divulgadas imagens dos carregamentos.

De acordo com o jornal espanhol, a chegada das vacinas foi tratada sob “o mais absoluto critério”, pelo menos até sábado. Poucos sabiam o meio de transporte, a hora e o local onde seriam rececionadas as primeiras vacinas, mas a discrição – pelo menos visual – terminou na madrugada de sábado no armazém da ID Logistics de Cabanillas del Campo, em Guadalajara.

Neste armazém, etiquetou-se uma “compra negociada durante meses pela União Europeia” com o rótulo “Governo de Espanha“.

“Nem França, nem a Alemanha, nem Portugal, ou qualquer outro país da UE fez algo semelhante com os respetivos carregamentos”, escreveu o ABC.

As primeiras doses da vacina foram distribuídas, conforme prometido pela Comissão Europeia, de forma sincronizada a todos os Estados-membros. Espanha encarregou-se apenas da distribuição e da segurança da viagem dos laboratórios da Pfizer em Puurs, na Bélgica, aos pontos de receção.

O diário revela que, à chegada ao armazém, funcionários da empresa ID Logistics colocaram o rótulo do Governo, a pedido das autoridades.

“O produto foi identificado aqui [em Cabanillas], tanto com a rotulagem específica do laboratório e do IDL, como também do Governo de Espanha”, disse Raúl Sanz, diretor de Operações Farmacêuticas para a Península Ibérica, citado pelo ABC.

As críticas não tardaram a chegar. “Ministério da Propaganda. Não há nada que eles não toquem e contaminem”, disse Toni Cantó, porta-voz do Ciudadanos no Parlamento valenciano.

“A primeira coisa sobre a vacina: o cartaz de propaganda do Governo. Eles são pouco apresentáveis ​​e não têm a menor modéstia ou escrúpulos”, escreveu o senador do PP, Rafael Hernando, nas redes sociais.

https://twitter.com/Rafa_Hernando/status/1342796151309930498

O diário espanhol lembra que, em Portugal, as caixas com as primeiras 9.750 doses da vacina chegaram a um armazém em Montemor-o-Velho, nos arredores de Coimbra, sem qualquer logótipo do Governo. A caixa original também não foi tapada na Alemanha, França, Roménia, Bélgica ou Itália.

As autoridades de saúde espanholas preveem que, nas próximas 12 semanas, seja concluída a imunização de 2,29 milhões de pessoas contra a covid-19. O processo continuará ao longo de alguns meses para o resto da população, em cerca de 13 mil pontos de vacinação.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

SNS24 ultrapassa recorde semanal de chamadas com mais de 200 mil

O recorde semanal de chamadas atendidas no SNS24 foi ultrapassado na última semana, num aumento da procura para mais do dobro, de 126.860 para 279.279, em relação à última semana de 2020, foi esta terça-feira …

Entre críticas a Rio e Marcelo, Ventura teve um drive-in com música de baile (e comparou-se a Sá Carneiro)

Ventura demarcou-se dos insultos de apoiantes à comunicação social, mas não admitiu que o seu mandatário os incentivou, chamando “inimigos” aos jornalistas. Terminou o dia num comício na praia de Leça da Palmeira mas em …

Governo Regional da Madeira garante que aumento de casos se deve às celebrações de fim de ano

O presidente do Governo da Madeira afirmou que o aumento de casos de covid-19 registado nos últimos dias na região é resultado das celebrações do fim do ano, assegurando fiscalização mais apertada nos bares aos …

Novo máximo diário com 218 mortes. Morre uma pessoa com covid-19 a cada 7 minutos

Portugal contabilizou esta terça-feira 218 mortes, um novo máximo de óbitos em 24 horas, relacionados com a covid-19, e 10.455 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Quase metade das …

Ana Gomes teme que processos BES e Operação Marquês acabem como o dos submarinos

A candidata presidencial Ana Gomes disse ontem temer que processos como os do BES e da Operação Marquês terminem como o dos submarinos, em que considerou que se "trabalhou para a prescrição". Na conversa online que …

Recuperação só em 2022, disse Vestager. Leão quer aprovação rápida dos planos para a UE

A vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, afirmou que a recuperação europeia só será "sentida como tal" em 2022, mas que no outono já poderão ser visíveis alguns sinais, caso a vacinação contra a …

Marcelo aprova novas medidas e anuncia reunião com especialistas para discutir situação das escolas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinou esta terça-feira o decreto do Governo que altera a regulamentação do estado de emergência devido à pandemia de covid-19 e anunciou uma reunião com especialistas na …

Jerónimo na campanha de João Ferreira para homenagear os que "se levantaram contra o fascismo"

O candidato presidencial comunista contou com a presença do secretário-geral do PCP, esta segunda-feira, na Marinha Grande, que destacou a importância de lutar contra os atuais "traços de regressão democrática". Durante uma ação na Escola Secundária …

Gilberto, Vertonghen, Grimaldo, Diogo Gonçalves e Waldschmidt infetados

Os futebolistas do Benfica Gilberto, Vertonghen, Grimaldo, Diogo Gonçalves e Luca Waldschmidt são os mais recentes casos positivos ao novo coronavírus no plantel do Benfica, informou esta terça-feira o clube da Luz. “O Sport Lisboa e …

Hospital de Portalegre abre inquérito a morte de doente que esteve 3 horas em ambulância

O hospital de Portalegre vai abrir um inquérito para apurar as circunstâncias da morte de um octogenário, na noite de segunda-feira, na área dedicada aos doentes respiratórios, depois de estar quase três horas numa ambulância, …