Governo espanhol transforma chegada da vacina em “propaganda”. “Nem Portugal fez algo semelhante”

Jose Maria Cuadrado / EPA

As imagens da chegada das primeiras vacinas contra a covid-19 a Espanha estão a gerar polémica no país vizinho. “Nem França, nem a Alemanha, nem Portugal, ou qualquer outro país da UE fez algo semelhante com os respetivos carregamentos”, escreveu o jornal espanhol ABC.

Este domingo, o ABC publicou um artigo no qual se lê que os elogios pela “absoluta discrição” com que as vacinas chegaram ao país no sábado foram seguidos pela estupefação assim que foram divulgadas imagens dos carregamentos.

De acordo com o jornal espanhol, a chegada das vacinas foi tratada sob “o mais absoluto critério”, pelo menos até sábado. Poucos sabiam o meio de transporte, a hora e o local onde seriam rececionadas as primeiras vacinas, mas a discrição – pelo menos visual – terminou na madrugada de sábado no armazém da ID Logistics de Cabanillas del Campo, em Guadalajara.

Neste armazém, etiquetou-se uma “compra negociada durante meses pela União Europeia” com o rótulo “Governo de Espanha“.

“Nem França, nem a Alemanha, nem Portugal, ou qualquer outro país da UE fez algo semelhante com os respetivos carregamentos”, escreveu o ABC.

As primeiras doses da vacina foram distribuídas, conforme prometido pela Comissão Europeia, de forma sincronizada a todos os Estados-membros. Espanha encarregou-se apenas da distribuição e da segurança da viagem dos laboratórios da Pfizer em Puurs, na Bélgica, aos pontos de receção.

O diário revela que, à chegada ao armazém, funcionários da empresa ID Logistics colocaram o rótulo do Governo, a pedido das autoridades.

“O produto foi identificado aqui [em Cabanillas], tanto com a rotulagem específica do laboratório e do IDL, como também do Governo de Espanha”, disse Raúl Sanz, diretor de Operações Farmacêuticas para a Península Ibérica, citado pelo ABC.

As críticas não tardaram a chegar. “Ministério da Propaganda. Não há nada que eles não toquem e contaminem”, disse Toni Cantó, porta-voz do Ciudadanos no Parlamento valenciano.

“A primeira coisa sobre a vacina: o cartaz de propaganda do Governo. Eles são pouco apresentáveis ​​e não têm a menor modéstia ou escrúpulos”, escreveu o senador do PP, Rafael Hernando, nas redes sociais.

https://twitter.com/Rafa_Hernando/status/1342796151309930498

O diário espanhol lembra que, em Portugal, as caixas com as primeiras 9.750 doses da vacina chegaram a um armazém em Montemor-o-Velho, nos arredores de Coimbra, sem qualquer logótipo do Governo. A caixa original também não foi tapada na Alemanha, França, Roménia, Bélgica ou Itália.

As autoridades de saúde espanholas preveem que, nas próximas 12 semanas, seja concluída a imunização de 2,29 milhões de pessoas contra a covid-19. O processo continuará ao longo de alguns meses para o resto da população, em cerca de 13 mil pontos de vacinação.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Espanha vai administrar terceira dose da vacina

Espanha anunciou esta sexta-feira que será administrada uma terceira dose da vacina contra a covid-19, embora ainda não haja data prevista. Carolina Darias, ministra da Saúde espanhola, anunciou esta sexta-feira que será administrada uma terceira dose …

Portugal com mais 3.794 casos de covid-19 e 16 mortes

Portugal registou, esta sexta-feira, 3.794 novos casos e 16 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o …

Deputada expulsa do parlamento britânico por chamar “mentiroso” a Boris Johnson

A deputada do Partido Trabalhista, Dawn Butler, foi esta quinta-feira expulsa da Câmara dos Comuns, a câmara baixa do Parlamento britânico, por chamar "mentiroso" ao primeiro-ministro, Boris Johnson. Butler foi expulsa pela presidente adjunta temporária, Judith …

UGT dispara contra o Governo. "Exemplo vem sempre de quem está no topo"

Numa carta aberta ao primeiro-ministro, a UGT criticou a atitude de vários ministros, a destruição de milhares de postos de trabalho durante a pandemia e alertou para a suspeita de existir cartelização entre os grandes …

Greve de fome de 470 pessoas em Bruxelas termina 60 dias depois

Em Bruxelas, mais de 470 pessoas deram por terminada uma greve de fome que durou dois meses. O governo belga disse que não pode ceder a chantagens e saudou a boa decisão. Nos últimos dois meses …

Estados Unidos anunciam novas sanções a Cuba. “É apenas o início”

Sanções dos Estados Unidos a Cuba têm como objetivo castigar “os indivíduos responsáveis pela opressão da população cubana”. Ministro dos Negócios Estrangeiros cubano, numa reação, fala em medidas "sem fundamento e caluniosas" e pede que …

Militantes do Chega acusados de agredir homossexual em Viseu

Militantes do Chega são acusados de terem agredido um homem homossexual no final da tarde de quarta-feira, na rua, em Viseu. Segundo informação avançada pelo Expresso, os agressores são afetos à candidatura do partido de …

Só Portugal e Lituânia é que ainda não têm 5G na União Europeia

Portugal e a Lituânia eram os dois países da União Europeia (UE) sem serviços de quinta geração (5G) no final de junho, de acordo com último relatório do Observatório Europeu para o 5G. "No final de …

Número três do Benfica suspeito de fraude fiscal

Os investigadores da Operação Saco Azul suspeitam que o Benfica desviou 1,4 milhões de euros, dos 1,8 milhões que pagou à empresa informática Questão Flexível. O semanário Expresso avança, na sua edição desta sexta-feira, que o …

OE2022: PCP já reuniu com o Governo, mas chuta discussões para pós-autárquicas. BE resgata propostas

O Governo já começa a apalpar terreno à esquerda para as negociações do Orçamento do Estado para 2022. O executivo reuniu com o PCP, mas o partido diz que só negoceia após as autárquicas. BE …