Governo espanhol transforma chegada da vacina em “propaganda”. “Nem Portugal fez algo semelhante”

Jose Maria Cuadrado / EPA

As imagens da chegada das primeiras vacinas contra a covid-19 a Espanha estão a gerar polémica no país vizinho. “Nem França, nem a Alemanha, nem Portugal, ou qualquer outro país da UE fez algo semelhante com os respetivos carregamentos”, escreveu o jornal espanhol ABC.

Este domingo, o ABC publicou um artigo no qual se lê que os elogios pela “absoluta discrição” com que as vacinas chegaram ao país no sábado foram seguidos pela estupefação assim que foram divulgadas imagens dos carregamentos.

De acordo com o jornal espanhol, a chegada das vacinas foi tratada sob “o mais absoluto critério”, pelo menos até sábado. Poucos sabiam o meio de transporte, a hora e o local onde seriam rececionadas as primeiras vacinas, mas a discrição – pelo menos visual – terminou na madrugada de sábado no armazém da ID Logistics de Cabanillas del Campo, em Guadalajara.

Neste armazém, etiquetou-se uma “compra negociada durante meses pela União Europeia” com o rótulo “Governo de Espanha“.

“Nem França, nem a Alemanha, nem Portugal, ou qualquer outro país da UE fez algo semelhante com os respetivos carregamentos”, escreveu o ABC.

As primeiras doses da vacina foram distribuídas, conforme prometido pela Comissão Europeia, de forma sincronizada a todos os Estados-membros. Espanha encarregou-se apenas da distribuição e da segurança da viagem dos laboratórios da Pfizer em Puurs, na Bélgica, aos pontos de receção.

O diário revela que, à chegada ao armazém, funcionários da empresa ID Logistics colocaram o rótulo do Governo, a pedido das autoridades.

“O produto foi identificado aqui [em Cabanillas], tanto com a rotulagem específica do laboratório e do IDL, como também do Governo de Espanha”, disse Raúl Sanz, diretor de Operações Farmacêuticas para a Península Ibérica, citado pelo ABC.

As críticas não tardaram a chegar. “Ministério da Propaganda. Não há nada que eles não toquem e contaminem”, disse Toni Cantó, porta-voz do Ciudadanos no Parlamento valenciano.

“A primeira coisa sobre a vacina: o cartaz de propaganda do Governo. Eles são pouco apresentáveis ​​e não têm a menor modéstia ou escrúpulos”, escreveu o senador do PP, Rafael Hernando, nas redes sociais.

https://twitter.com/Rafa_Hernando/status/1342796151309930498

O diário espanhol lembra que, em Portugal, as caixas com as primeiras 9.750 doses da vacina chegaram a um armazém em Montemor-o-Velho, nos arredores de Coimbra, sem qualquer logótipo do Governo. A caixa original também não foi tapada na Alemanha, França, Roménia, Bélgica ou Itália.

As autoridades de saúde espanholas preveem que, nas próximas 12 semanas, seja concluída a imunização de 2,29 milhões de pessoas contra a covid-19. O processo continuará ao longo de alguns meses para o resto da população, em cerca de 13 mil pontos de vacinação.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Milionário Robert Durst condenado a prisão perpétua por matar melhor amiga

O tribunal de Los Angeles condenou o excêntrico milionário de 78 anos a pena perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional, pelo homicídio em primeiro grau de Susan Berman (o equivalente a homicídio qualificado), segundo a …

Cientistas tentam desvendar por que comemos demais

Em 2019, cientistas descobriram que certas células em ratos obesos impediam os sinais que indicam a sensação de saciedade. Agora, uma nova investigação fez uma abordagem ainda mais profunda sobre o papel destas células. O estudo, …

"Tenho todas as condições para vencer as eleições legislativas de 2023", diz Rangel

Paulo Rangel apresentou esta tarde formalmente a sua candidatura à liderança do PSD e afirma que tem todas as condições para unir o PSD e vencer as eleições legislativas em 2023. Em conferência de imprensa, o …

Putin admite aceitar pagamentos com criptomoedas num futuro próximo

Vladimir Putin admitiu que as criptomoedas têm valor, adiantando que esta forma de pagamento poderá tornar-se viável no país. Contudo, para já "ainda é muito cedo" para fazer previsões devido à sua natureza "incerta". A notícia …

Subida dos combustíveis. Estado arrecada mais 5 cêntimos de IVA por litro

Com a subida do preço dos combustíveis, o Estado está a arrecadar mais imposto por cada litro vendido por via do IVA. A subida dos combustíveis em Portugal tem sido uma realidade que não é de …

Parlamento aprova aumento do prazo de prescrição nos crimes sexuais contra menores

O parlamento aprovou esta sexta-feira o aumento dos prazos de prescrição dos crimes sexuais contra menores e do crime de mutilação genital feminina quando ocorre em crianças, rejeitando o aumento da moldura penal para estes …

Centeno diz que crise nos combustíveis será temporária

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, referiu hoje, em Lisboa, que o aumento dos preços, nomeadamente dos combustíveis, deverá ser temporário, apesar de “aparentemente descontrolado”, lembrando que o petróleo negociou a preços negativos …

Assembleia da República chumba comissão de inquérito a MAI sobre acidente na A6

A Assembleia da República chumbou esta sexta-feira a proposta do Chega para a constituição de uma comissão parlamentar de inquérito à atuação do Ministério da Administração Interna no acidente com o carro do ministro e …

"O Governo quer salvar o Natal". Reino Unido alivia regras para atrair camionistas estrangeiros

O Governo britânico anunciou esta sexta-feira a suspensão temporária das regras sobre o número de entregas de mercadorias que os camionistas estrangeiros podem fazer no Reino Unido de forma a atenuar o impacto da escassez …

Parlamento aprova isenção de imposto de selo para moratórias de empresas

Todos votaram a favor do diploma no Parlamento, porém realçam que devem existir apoios idênticos para as famílias e querem acrescentá-los ao diploma durante a discussão na especialidade. Segundo noticia o Público, a proposta de lei …