Governo espanhol transforma chegada da vacina em “propaganda”. “Nem Portugal fez algo semelhante”

Jose Maria Cuadrado / EPA

As imagens da chegada das primeiras vacinas contra a covid-19 a Espanha estão a gerar polémica no país vizinho. “Nem França, nem a Alemanha, nem Portugal, ou qualquer outro país da UE fez algo semelhante com os respetivos carregamentos”, escreveu o jornal espanhol ABC.

Este domingo, o ABC publicou um artigo no qual se lê que os elogios pela “absoluta discrição” com que as vacinas chegaram ao país no sábado foram seguidos pela estupefação assim que foram divulgadas imagens dos carregamentos.

De acordo com o jornal espanhol, a chegada das vacinas foi tratada sob “o mais absoluto critério”, pelo menos até sábado. Poucos sabiam o meio de transporte, a hora e o local onde seriam rececionadas as primeiras vacinas, mas a discrição – pelo menos visual – terminou na madrugada de sábado no armazém da ID Logistics de Cabanillas del Campo, em Guadalajara.

Neste armazém, etiquetou-se uma “compra negociada durante meses pela União Europeia” com o rótulo “Governo de Espanha“.

“Nem França, nem a Alemanha, nem Portugal, ou qualquer outro país da UE fez algo semelhante com os respetivos carregamentos”, escreveu o ABC.

As primeiras doses da vacina foram distribuídas, conforme prometido pela Comissão Europeia, de forma sincronizada a todos os Estados-membros. Espanha encarregou-se apenas da distribuição e da segurança da viagem dos laboratórios da Pfizer em Puurs, na Bélgica, aos pontos de receção.

O diário revela que, à chegada ao armazém, funcionários da empresa ID Logistics colocaram o rótulo do Governo, a pedido das autoridades.

“O produto foi identificado aqui [em Cabanillas], tanto com a rotulagem específica do laboratório e do IDL, como também do Governo de Espanha”, disse Raúl Sanz, diretor de Operações Farmacêuticas para a Península Ibérica, citado pelo ABC.

As críticas não tardaram a chegar. “Ministério da Propaganda. Não há nada que eles não toquem e contaminem”, disse Toni Cantó, porta-voz do Ciudadanos no Parlamento valenciano.

“A primeira coisa sobre a vacina: o cartaz de propaganda do Governo. Eles são pouco apresentáveis ​​e não têm a menor modéstia ou escrúpulos”, escreveu o senador do PP, Rafael Hernando, nas redes sociais.

https://twitter.com/Rafa_Hernando/status/1342796151309930498

O diário espanhol lembra que, em Portugal, as caixas com as primeiras 9.750 doses da vacina chegaram a um armazém em Montemor-o-Velho, nos arredores de Coimbra, sem qualquer logótipo do Governo. A caixa original também não foi tapada na Alemanha, França, Roménia, Bélgica ou Itália.

As autoridades de saúde espanholas preveem que, nas próximas 12 semanas, seja concluída a imunização de 2,29 milhões de pessoas contra a covid-19. O processo continuará ao longo de alguns meses para o resto da população, em cerca de 13 mil pontos de vacinação.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …

Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar. De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está …

Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido. "Que pague a dívida externa", "que compre vacinas", …

Lola, a robô humanóide, dá "passos de bebé" (e equilibra-se com as mãos)

Uma equipa de cientistas está a ensinar a robô humanóide Lola a dar "passos de bebé", equilibrando-se com as suas mãos em vários pontos de contacto. Há muito tempo que os investigadores estudam a locomoção de …

Presidente da República veta decreto sobre inseminação post mortem

O Presidente da República vetou, esta quinta-feira, o decreto do Parlamento sobre inseminação post mortem, considerando que suscita dúvidas no plano do direito sucessório e questionando a sua aplicação retroativa. Na mensagem dirigida à Assembleia da …

Primeiro-ministro francês está a receber centenas de peças de lingerie no correio

O primeiro-ministro francês tem estado a receber roupa interior feminina na sua caixa de correio. Foi a forma encontrada pelas lojas de lingerie para protestarem contra as restrições da pandemia que as obrigam a estar …

Inteligência artificial "identifica" autores dos Manuscritos do Mar Morto

Investigadores da Universidade de Groningen, nos Países Baixos, recorreram à inteligência artificial para concluir que os Manuscritos do Mar Morto foram redigidos por vários escribas, o que abre uma "nova janela" para o estudo do …

Inteligência Artificial vai ajudar a identificar fontes de poluição no Bangladesh

A produção de tijolos é uma fonte de poluição que ameaça a saúde da população e do planeta, mas regular esta indústria pode ser uma tarefa difícil para as autoridades. Para resolver o problema, uma …

Portimonense 1-5 Benfica | "Águia" arrasa em solo algarvio

O Benfica regressou aos triunfos depois de ter vencido o Portimonense por 5-1, numa partida relativa à 28.ª jornada da Liga NOS, após o desaire registado na recepção ao Gil Vicente.  Porém, não foi um duelo …

Vigaristas burlaram mulher de 90 anos em 32 milhões de dólares

Uma mulher de Hong Kong, de 90 anos, foi defraudada em 32 milhões de dólares por burlões que se fizeram passar por agentes policiais chineses, via chamada telefónica. A Agence France-Presse (AFP) escreve que um jovem …