Governo destaca edições em ucraniano nos media portugueses

José Sena Goulão / Lusa

O novo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva

O ministro da Cultura, Adão e Silva, em estreia num Conselho de ministros da UE, destaca ação na ajuda para os refugiados ucranianos, sobretudo “emissões e edições em ucraniano” nos media portugueses.

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, destacou segunda-feira os “passos significativos” dados por Portugal no apoio à comunidade ucraniana ao nível cultural, divulgando que meios de comunicação social portugueses já têm “emissões e edições em ucraniano”.

“No setor da cultura, foram dados passos significativos, nomeadamente com a criação da plataforma ‘Portugal for Ukraine’ e isso vai repercutir-se em vários domínios culturais, com iniciativas quer de privados quer de públicos, e também no setor dos media, no qual há vários órgãos de comunicação social portugueses já com emissões e edições em ucraniano, aproximando a comunidade às notícias do seu país”, disse Pedro Adão e Silva.

Falando à entrada para o Conselho de Educação, Juventude, Cultura e Desporto, que junta no Luxemburgo ministros destas tutelas e dedicado à área cultural, o governante português acrescentou tratar-se de uma reunião “muito relevante” para “analisar aqueles que foram os passos dados nos últimos tempos, desde o início da guerra da Ucrânia, no setor da cultura”.

“Este é um tema particularmente significativo para Portugal porque temos uma comunidade ucraniana imigrante muito grande, que quase duplicou no último mês”, destacou o novo ministro da Cultura, que se estreia segunda-feira num Conselho de ministros da UE.

Pedro Adão e Silva frisou ainda que “o Governo português agiu de forma rápida, facilitando o acesso ao número de contribuinte, número de cartão de cidadão e também à saúde para todos os refugiados ucranianos”.

Neste Conselho de ministros da Cultura da UE, uma das questões em cima da mesa é como proteger o setor cultural ucraniano e os seus intervenientes, numa altura em que o conflito armado na Ucrânia provocado pela invasão russa coloca em perigo o património cultural, nomeadamente em centros urbanos.

Os ministros europeus trocarão pontos de vista sobre as medidas já adotadas ao nível dos Estados-membros e da UE para apoiar o setor cultural ucraniano. Na terça-feira, este Conselho será focado área da Educação e Juventude.

// LUSA

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.