Governo e COP criticam ausência “inconcebível” da RTP nos Jogos Europeus em Minsk

Tamas Kovacs / EPA

O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) e o secretário de Estado da Juventude e Desporto criticaram a RTP pela ausência nos Jogos Europeus em Minsk, frisando que a posição é “inconcebível e sem qualquer justificação”.

Em declarações à comunicação social, na Bielorrússia, José Manuel Constantino mostrou-se incomodado com a postura da estação de televisão pública, lamentando que se limite “a reportar o que os jornalistas presentes enviam para Portugal”.

“No agradecimento que faço aos [jornalistas] que estão presentes, não posso deixar de lamentar aqueles que estão ausentes. Naturalmente, a televisão pública do meu país, que esperava que estivesse presente num acontecimento de natureza nacional, de âmbito nacional”, apontou José Manuel Constantino.



O presidente do COP disse ainda que “não compreende” a posição tomada pela RTP, classificando de “inconcebível” e que “não teve nenhuma justificação”.

Por sua vez, João Paulo Rebelo sublinhou as palavras do José Manuel Constantino, e enaltecendo as 11 medalhas conquistadas pelos portugueses.

Junto-me claramente a esse comentário, a essa critica. Acho também que é nestes momentos em que um serviço público de televisão se justifica para passar esta mensagem de uma forma clara. Os portugueses têm de ter um grande orgulho no que está a acontecer, nós estamos a falar do evento multidesportivo mais relevante da Europa”.

Para o Secretário de Estado, as conquistas que Portugal fez em Minsk “asseguraram uma posição muito cimeira num ‘ranking’ europeu” e, como tal, mereciam “uma cobertura mediática e mais ampla possível”, concluiu.

Portugal conquistou, até ao momento, duas medalhas de ouro, por Fu Yu em ténis de mesa e Carlos Nascimento nos 100 metros, cinco de prata, alcançadas pela equipa de judo na prova mista, o ciclista Nelson Oliveira (contrarrelógio), as ginastas acrobatas Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia, em combinado e no exercício dinâmico, e Fernando Pimenta em K1 1.000.

Na prova de equilíbrio, as ginastas ainda conseguiram uma medalha de bronze, também alcançada pela judoca Telma Monteiro (-57 kg), pela estafeta mista dos 4×400 metros e por Diogo Ganchinho nos trampolins.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …