Elton John e Olivia Newton-John. Governo britânico revelou (por engano) moradas dos condecorados pela Rainha

O governo do Reino Unido divulgou na Internet as moradas pessoais de mais de mil personalidades britânicas que vão ser condecoradas pela Rainha Isabel I na cerimónia de Ano Novo.

O lapso foi detetado por várias pessoas que acederam à lista publicada no site do governo britânica que continha moradas associadas aos nomes que farão parte do “Quadro de Honra” de Ano Novo. Em causa estão as moradas de celebridades famosas como o músico Elton John, a cantora e atriz Olivia Newton-John e os realizadores Sam Mendes e Steve McQueen.

Em declarações ao jornal britânico The Guardian, o governo do Reino Unido disse que o documento com as moradas esteve visível apenas durante uma hora. Depois, foi retirado da página, onde agora consta apenas a lista de nomes das figuras que serão condecoradas pela rainha.

Fontes do governo britânico assumiram ainda que terá havido erro humano, estando para já descartada a possibilidade de ciberataque, e explicaram que todas as pessoas afetadas pela divulgação das moradas estão a ser contactadas pelo governo para deixar um pedido de desculpas e a disponibilizar-se para apoiar quem possa ter preocupações de segurança.

A revelação das moradas levou vários políticos a apelar à realização de uma investigação interna para apurar o que esteve na origem do erro. “É uma falha grave e extraordinária, porque isto é um processo bem estabelecido que é feito da mesma forma há anos. Por isso, penso que é certamente necessária uma investigação urgente”, afirmou Sir Bob Kerslake, antigo responsável pela função pública britânica, em declarações à emissora britânica BBC.

“Claro que o mais provável é que tenha sido erro humano, como já foi apontado, mas temos de saber quão bem preparadas estão as pessoas relativamente à importância de manter a segurança. Foram informados das potenciais consequências da divulgação desta informação?”, questionou o mesmo responsável, membro da Câmara dos Lordes.

Diana Johnson, deputada do Partido Trabalhista que vai receber uma condecoração no Ano Novo, também apoia o pedido para que seja feita uma investigação. “Enquanto deputada, estou bem consciente da importância de manter em segurança as informações pessoais dos indivíduos, depois dos terríveis acontecimentos dos anos recentes”.

O incidente provocou desconforto entre os políticos por motivos de segurança nacional, uma vez que, na lista, se encontravam as moradas de alguns dos mais altos responsáveis das autoridades policiais do Reino Unido.

Elton John, de 72 anos, foi elevado a membro da Ordem dos Companheiros de Honra, pela sua longa contribuição para as artes. Olivia Newton-John, de 71 anos, foi nomeada Dama Comandante Honorária da Ordem do Império Britânico pelo seu envolvimento na luta contra o cancro e contribuição para as artes.

Sam Mendes, de 54 anos, será homenageado com o título de Cavaleiro, depois de ter ganho, em 2000, o Óscar por realizar “Beleza Americana”. Por fim, Steve McQueen, de 50 anos, também terá o mesmo título, após vencer um Óscar por “12 Anos Escravo”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Juventus: FC Porto deverá ter Dybala pela frente (durante 30 minutos)

Uma das figuras do campeão italiano pode reduzir a lista longa de lesionados no plantel. E o regresso deverá acontecer contra o campeão português. Paulo Dybala continua fora dos jogos da Juventus mas há uma data …

A Via Láctea pode estar cheia de "Terras" (com oceanos e continentes)

Uma equipa de investigadores da Universidade da Dinamarca acredita que a Via Láctea pode estar cheia de planetas semelhantes à Terra, com oceanos e continentes. Há muito tempo que os astrónomos vasculham o vasto Universo na …

Podem as leis da Física refutar a existência de Deus?

Se existe um Deus que criou todo o universo e todas as leis da Física, Deus segue as suas próprias leis? Ou pode Deus substituir as suas leis, como viajar mais rápido do que a …

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …