//

Elton John e Olivia Newton-John. Governo britânico revelou (por engano) moradas dos condecorados pela Rainha

O governo do Reino Unido divulgou na Internet as moradas pessoais de mais de mil personalidades britânicas que vão ser condecoradas pela Rainha Isabel I na cerimónia de Ano Novo.

O lapso foi detetado por várias pessoas que acederam à lista publicada no site do governo britânica que continha moradas associadas aos nomes que farão parte do “Quadro de Honra” de Ano Novo. Em causa estão as moradas de celebridades famosas como o músico Elton John, a cantora e atriz Olivia Newton-John e os realizadores Sam Mendes e Steve McQueen.

Em declarações ao jornal britânico The Guardian, o governo do Reino Unido disse que o documento com as moradas esteve visível apenas durante uma hora. Depois, foi retirado da página, onde agora consta apenas a lista de nomes das figuras que serão condecoradas pela rainha.

Fontes do governo britânico assumiram ainda que terá havido erro humano, estando para já descartada a possibilidade de ciberataque, e explicaram que todas as pessoas afetadas pela divulgação das moradas estão a ser contactadas pelo governo para deixar um pedido de desculpas e a disponibilizar-se para apoiar quem possa ter preocupações de segurança.

A revelação das moradas levou vários políticos a apelar à realização de uma investigação interna para apurar o que esteve na origem do erro. “É uma falha grave e extraordinária, porque isto é um processo bem estabelecido que é feito da mesma forma há anos. Por isso, penso que é certamente necessária uma investigação urgente”, afirmou Sir Bob Kerslake, antigo responsável pela função pública britânica, em declarações à emissora britânica BBC.

“Claro que o mais provável é que tenha sido erro humano, como já foi apontado, mas temos de saber quão bem preparadas estão as pessoas relativamente à importância de manter a segurança. Foram informados das potenciais consequências da divulgação desta informação?”, questionou o mesmo responsável, membro da Câmara dos Lordes.

Diana Johnson, deputada do Partido Trabalhista que vai receber uma condecoração no Ano Novo, também apoia o pedido para que seja feita uma investigação. “Enquanto deputada, estou bem consciente da importância de manter em segurança as informações pessoais dos indivíduos, depois dos terríveis acontecimentos dos anos recentes”.

O incidente provocou desconforto entre os políticos por motivos de segurança nacional, uma vez que, na lista, se encontravam as moradas de alguns dos mais altos responsáveis das autoridades policiais do Reino Unido.

Elton John, de 72 anos, foi elevado a membro da Ordem dos Companheiros de Honra, pela sua longa contribuição para as artes. Olivia Newton-John, de 71 anos, foi nomeada Dama Comandante Honorária da Ordem do Império Britânico pelo seu envolvimento na luta contra o cancro e contribuição para as artes.

Sam Mendes, de 54 anos, será homenageado com o título de Cavaleiro, depois de ter ganho, em 2000, o Óscar por realizar “Beleza Americana”. Por fim, Steve McQueen, de 50 anos, também terá o mesmo título, após vencer um Óscar por “12 Anos Escravo”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.