/

Governo britânico estuda a criação de uma ponte entre Escócia e Irlanda do Norte

Neil Hall / EPA

Boris Johnson está a considerar a possibilidade de construir uma ponte que una a Escócia à Irlanda do Norte. A ideia não é de agora, mas ganhou força este fim de semana.

O governo britânico está a estudar a possibilidade de construir uma ponte que una a Escócia à Irlanda do Norte, uma ideia que o primeiro-ministro, Boris Johnson, considera “muito interessante”.

Um porta-voz do executivo disse esta segunda-feira que um “grupo de funcionários” foi contratado para analisar a viabilidade de uma infraestrutura como esta, já que alguns especialistas a definiram como altamente complexa, dada a profundidade do mar da Irlanda.

Fontes do Governo indicaram que uma ideia possível para ultrapassar as dificuldades causadas pela profundidade da água seria construir uma secção da ponte em forma de túnel. “O primeiro-ministro considerou que esta proposta pode ter algumas vantagens, pelo que decidiu que o Governo a vai estudar”, disse o porta-voz.

Larne, no nordeste da Irlanda do Norte, e Portpatrick, no sudoeste da Escócia, estão separadas por uma distância de 45 quilómetros. Apesar de este percurso ser viável para a construção de uma ponte, há também a possibilidade de a ligação ser feita entre a cidade escocesa de Campbeltown e a costa norte de Antrim, onde se situa Larne.

O projeto poderá custar 20.000 milhões de libras, cerca de 24.000 milhões de euros, dependendo do percurso escolhido. Alguns especialistas defendem que a despesa mínima nunca estará abaixo dos 15.000 milhões de libras (18.000 milhões de euros).

A construção da ponte já foi proposta, há cerca de 10 anos, pelo grupo de lobbing Centro de Estudos Transfronteiriços, com vista a proporcionar ligações ferroviárias internacionais e reduzir os serviços aéreos. A proposta volta a ser analisada numa altura em que o Reino Unido deixou a União Europeia (UE) e em que, após o período de transição – que termina em 31 de dezembro – abandona o mercado comum e a união aduaneira.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.