Governo de Biden quer que estados ofereçam 100 dólares a quem for vacinado

Oliver Contreras / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden

O Governo dos Estados Unidos quer que os vários estados norte-americanos ofereçam um cheque de 100 dólares aos cidadãos que se vacinem contra a covid-19.

De acordo com a imprensa norte-americana, o Governo de Joe Biden quer que os vários estados sigam o exemplo de Nova Iorque e ofereçam um cheque de 100 dólares (cerca de 84 euros) aos cidadãos que se vacinem contra a covid-19.

A atribuição de incentivos em dinheiro é uma das medidas do novo plano do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para motivar os norte-americanos a tomarem a vacina e combater a grande resistência à vacinação.

Além disso, a administração Biden quer também que os funcionários das agências federais sejam obrigados a revelar ao empregador se estão vacinados ou não. Caso recusem a vacina, serão obrigados a realizar testes frequentemente para trabalhar.

O The New York Times escreve que a ideia do governo federal passa por convencer os governadores dos 50 estados norte-americanos a adotar este esquema de incentivos e que o financiamento para o programa poderá vir dos pacotes de apoio financeiro que estão a ser entregues aos estados — com um valor de 350 mil milhões de dólares.

“Algumas pessoas vão considerar a oferta insultuosa, outras vão usá-la como prova de que a vacina não é boa“, alertou a antropóloga Elisa Sobo, que tem estudado o fenómeno da resistência às vacinas.

A ideia assenta, no entanto, em algumas experiências que já estão a ser aplicadas. como é o caso da autarquia de Nova Iorque.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E se fosse a oferta de uma pistola, uma vez que os americanos tanto adoram andar armados até poderia ser conseguirem dar um tiro no vírus!

RESPONDER

Messi faz "hat-trick" pela Argentina e bate recorde de Pelé

Messi apontou um hat-trick frente à Bolívia e bateu o recorde de golos por uma seleção sul-americana, que pertencia a Pelé. Lionel Messi foi a estrela da noite na partida entre a Argentina e a Bolívia, …

"A paciência está a acabar". Biden anuncia plano de vacina obrigatória que afecta 100 milhões de pessoas

O negacionismo tem levado a um grande aumento dos casos e hospitalizações por covid-19 nos EUA, com 80 milhões de americanos ainda sem vacina. Biden anunciou um grande pacote de medidas para obrigar a população …

Unidos contra Moreira. Pegada turística e especulação mobiliária marcaram o debate do Porto

A habitação e o turismo dominaram o debate que juntou sete dos 11 candidatos à câmara do Porto no debate transmitido pela TVI, esta quinta-feira. Todos os presentes defenderam que o Porto perdeu identidade durante …

Benfica continua a pagar salário de Samaris após rescisão

O SL Benfica vai continuar a pagar o salário de Andreas Samaris até o grego conseguir arranjar um novo clube. Depois, paga apenas a diferença entre os vencimentos. No último dia do mercado de transferências, SL …

Há 160 candidatos que já ganharam as eleições sem ir a votos

Nestas eleições autárquicas há 160 candidatos a juntas de freguesia que já ganharam sem precisar de ir a votos no dia 26 de setembro, uma vez que foram os únicos a apresentar lista. A maioria das …

Fósseis de gigantes pássaros carnívoros encontrados na Argentina

Uma equipa de paleontólogos desenterrou os restos fossilizados de grandes pássaros teratornis em quatro localidades no centro da Argentina. Teratornis eram aves de rapina muito grandes, que viveram na América do Norte e América do Sul, …

Presidente da China avisa que mundo sofrerá em caso de confronto com EUA

O Presidente chinês, Xi Jinping, disse esta sexta-feira ao homólogo norte-americano, Joe Biden, numa conversa telefónica, que os dois países e o mundo "sofrerão" em caso de confronto entre a China e os Estados Unidos. "Quando …

Juiz Ivo Rosa impediu escutas da PJ a iraquianos suspeitos de terrorismo

O juiz Ivo Rosa recusou o pedido do Ministério Público (MP) para manter sob escuta os dois iraquianos presos por suspeita de pertencerem ao Daesh. Este chumbo foi dado numa altura em que a Polícia …

Recipientes reutilizáveis nem sempre são melhores para o ambiente do que os descartáveis

Nem sempre os recipientes reutilizáveis de comida são as melhores opções para o ambiente, em comparação com os recipientes descartáveis, mostra um novo estudo. Estamos a enfrentar uma crise de resíduos, com aterros em todo o …

Uso de máscara obrigatório em instituições de ensino superior

Intenção do ministério é que as atividades letivas decorram em regime presencial, com as precauções necessárias e ajustadas aos níveis de vacinação contra a Covid-19. A utilização de máscara respiratória vai ser obrigatória em estabelecimentos de …