Governo aprova estatuto da PSP e acaba com greve às multas

O Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, o Estatuto do Pessoal com Funções Policiais da Polícia de Segurança Pública, depois de várias negociações e alguns protestos.

No final da reunião, foi anunciado que foi igualmente aprovado o diploma que clarifica a passagem à reserva e reforma dos militares da Guarda Nacional Republicana, harmonizando-o com o regime aplicável aos militares das Forças Armadas.

A ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, fará uma comunicação no final do encontro com a imprensa.

Os agentes da PSP encontravam-se em greve às multas, contestando a demora nas negociações para aprovação do Estatuto da Polícia. Em causa estava o facto de o Governo continuar sem aprovar as alterações ao documento com que o executivo se comprometeu há quatro anos e que continuava por viabilizar apesar de haver um memorando concluído desde julho, segundo o dirigente da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia/Polícia de Segurança Pública, Paulo Rodrigues.

No memorando assinado entre o Ministério da Administração Interna e quatro sindicatos da PSP, ficou estabelecido que os polícias mantinham as 36 horas de trabalho e passavam a ter uma nova tabela remuneratória, que permitiria um aumento de salário até 50 euros, além de permitir que a passagem à pré-aposentação passe a ser automática aos 55 anos de idade e 36 anos de serviço e a reforma aos 60 anos sem qualquer penalização.

Quando foram anunciadas as medidas de protesto decididas pelas associações sindicais, a ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, disse, em Viana do Castelo, que o “processo legislativo” do Estatuto da PSP estaria “terminado até final do mês de Agosto”.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Isto é uma autentica vergonha! Quando acabará “merda” de funcionários públicos de 1 2 3 e 4ª. è só podridão dentro do governo que já deveria ter saído há muito tempo.

  2. Gente vergonhosa, não tenho palavras para profissionais ou seus representantes sem caracter. Tenho vergonha do que lê e do País que tenho de viver com pessoas que deveriam respeitar o Povo que lhes paga, mas não passam de umas nódoas.

  3. Ou seja, voltou a caça á multa, a estes o governo faz a vontade, a que as multas que eles arranjam dá para pagar os próprios ordenados e sobra muito, quem trabalha, com veículos é que está cada vez mais pobre a maior parte das vezes por coisas sem nexo, que guardem quem anda a roubar e não fazer perseguição a quem trabalha.

  4. São uns VENDIDOS. Em vez de ser uma polícia que ajude e oriente os cidadãos, não. Vai continuar e talvez piorar, a ser a mesma PSP repressiva de sempre. Deve ser para mostrar à ministra que são os maiores.

  5. Segundo o que ouvi na TV nem todos os sindicatos da polícia estão de acordo com este acordo o que me faz crer que melhor será fazer um acordo com cada um dos sindicatos e um sindicato para cada um dos polícias, o que vamos ter agora é o brio afinado dos senhores policias a aplicar multas para agradar á senhora ministra e o que cada vez vai cheirando mais mal é esta espécie de democracia em que vivemos e que nos dá direito e pelos vistos o dever de morrer assassinado em casa ás mãos da ladroagem que se movimenta por aí impune com o maior das à-vontades.

  6. Reforma aos 60 anos sem corte ! Pré-reforma os 55 anos ! E os outros cidadãos que se lixem ! É isto constitucional, haver idades diferentes para reformas ?

RESPONDER

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …

Braga 2-1 Sporting | Minhotos domam "leão" e garantem final

O Sporting de Braga está na final da Allianz Cup. A formação minhota, anfitriã da “final four”, bateu o Sporting – ainda detentor do título – na primeira das meias-finais, por 2-1, num jogo bem …

"Missão secreta" recuperou cinco quadros roubados há 40 anos de museu alemão

Cinco quadros roubados em 1979 de um museu na Alemanha, e passados clandestinamente entre a fronteira interna alemã, foram resgatados no final do ano passado. As investigações prosseguem para encontrar os responsáveis pelo roubo. Cinco quadros …