Governo aprova estatuto da PSP e acaba com greve às multas

O Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, o Estatuto do Pessoal com Funções Policiais da Polícia de Segurança Pública, depois de várias negociações e alguns protestos.

No final da reunião, foi anunciado que foi igualmente aprovado o diploma que clarifica a passagem à reserva e reforma dos militares da Guarda Nacional Republicana, harmonizando-o com o regime aplicável aos militares das Forças Armadas.

A ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, fará uma comunicação no final do encontro com a imprensa.

Os agentes da PSP encontravam-se em greve às multas, contestando a demora nas negociações para aprovação do Estatuto da Polícia. Em causa estava o facto de o Governo continuar sem aprovar as alterações ao documento com que o executivo se comprometeu há quatro anos e que continuava por viabilizar apesar de haver um memorando concluído desde julho, segundo o dirigente da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia/Polícia de Segurança Pública, Paulo Rodrigues.

No memorando assinado entre o Ministério da Administração Interna e quatro sindicatos da PSP, ficou estabelecido que os polícias mantinham as 36 horas de trabalho e passavam a ter uma nova tabela remuneratória, que permitiria um aumento de salário até 50 euros, além de permitir que a passagem à pré-aposentação passe a ser automática aos 55 anos de idade e 36 anos de serviço e a reforma aos 60 anos sem qualquer penalização.

Quando foram anunciadas as medidas de protesto decididas pelas associações sindicais, a ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, disse, em Viana do Castelo, que o “processo legislativo” do Estatuto da PSP estaria “terminado até final do mês de Agosto”.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Isto é uma autentica vergonha! Quando acabará “merda” de funcionários públicos de 1 2 3 e 4ª. è só podridão dentro do governo que já deveria ter saído há muito tempo.

  2. Gente vergonhosa, não tenho palavras para profissionais ou seus representantes sem caracter. Tenho vergonha do que lê e do País que tenho de viver com pessoas que deveriam respeitar o Povo que lhes paga, mas não passam de umas nódoas.

  3. Ou seja, voltou a caça á multa, a estes o governo faz a vontade, a que as multas que eles arranjam dá para pagar os próprios ordenados e sobra muito, quem trabalha, com veículos é que está cada vez mais pobre a maior parte das vezes por coisas sem nexo, que guardem quem anda a roubar e não fazer perseguição a quem trabalha.

  4. São uns VENDIDOS. Em vez de ser uma polícia que ajude e oriente os cidadãos, não. Vai continuar e talvez piorar, a ser a mesma PSP repressiva de sempre. Deve ser para mostrar à ministra que são os maiores.

  5. Segundo o que ouvi na TV nem todos os sindicatos da polícia estão de acordo com este acordo o que me faz crer que melhor será fazer um acordo com cada um dos sindicatos e um sindicato para cada um dos polícias, o que vamos ter agora é o brio afinado dos senhores policias a aplicar multas para agradar á senhora ministra e o que cada vez vai cheirando mais mal é esta espécie de democracia em que vivemos e que nos dá direito e pelos vistos o dever de morrer assassinado em casa ás mãos da ladroagem que se movimenta por aí impune com o maior das à-vontades.

  6. Reforma aos 60 anos sem corte ! Pré-reforma os 55 anos ! E os outros cidadãos que se lixem ! É isto constitucional, haver idades diferentes para reformas ?

RESPONDER

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …

Inteligência artificial decifra manuscrito que pode mudar história da Austrália

A Terra Australis Incognita, hoje conhecida como Austrália, foi descrita por um jesuíta espanhol quase cem anos antes da descoberta em 1770 pelo marinheiro britânico James Cook, segundo um manuscrito decifrado através de inteligência artificial. A …