Governo afasta presidentes de 15 hospitais

Ivendrell / Wikimedia

Hospital de Santa Maria, Lisboa

O Governo não vai reconduzir Carlos Martins na gestão do Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Norte, onde se encontra o Hospital de Santa Maria e o Hospital Pulido Valente. Fontes próximas de Carlos Martins dizem que decisão é inesperada.

O presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Norte (CHULN), constituído pelos hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, não vai ser reconduzido no cargo. A decisão do Governo foi comunicada a Carlos Martins esta quinta-feira. O presidente iria completar seis anos de liderança em fevereiro, adianta o Expresso.

Além do conselho de administração do CHULN, serão igualmente substituídos os responsáveis de mais 14 unidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O Ministério da Saúde revelou em comunicado que “estão também em curso as nomeações de 15 conselhos de administração de estabelecimentos hospitalares, que cessaram o mandato a 31 de dezembro de 2018”: os centros hospitalares de Entre o Douro e Vouga, Trás-os-Montes e Alto Douro, Médio Ave, São João, Tâmega e Sousa, Cova da Beira, Setúbal, Lisboa Central e Barreiro-Montijo, e dos hospitais Magalhães Lemos, Barcelos, Garcia de Orta, Évora e IPO-Porto.

“De acordo com o regime legal, os conselhos de administração dos estabelecimentos hospitalares que cessaram o mandato devem permanecer no exercício de funções até à designação dos novos titulares, com exceção dos casos de renúncia ao cargo”, explica a mesma nota.

Quando termina o mandato dos conselhos de administração do setor empresarial do Estado cabe ao Governo decidir pela recondução ou nomeação de novas administrações.

“São conselhos de administração que terminaram o mandato a 31 de Dezembro de 2018 e portanto corre o processo normal de substituição de gestores. Não diria que não vão ser substituídos”, disse a ministra Marta Temido, à margem das negociações com os sindicatos dos enfermeiros.

“Há em torno deste processo sempre especulação. Há alguns gestores que já demonstraram que não gostariam de continuar em funções, concretamente é o caso de São João. Vamos tratar destes processos com a celeridade que se impõe”, afirmou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ansu vale 400 milhões e é "sucessor" de Lopetegui

A figura mais recente do Barcelona e do futebol espanhol entrou oficialmente na equipa principal e, por isso, a cláusula de rescisão "disparou". Em Barcelona continua-se a falar muito sobre Luis Suárez. Depois de Lionel Messi, …

Deputados chumbam divulgação imediata e integral da auditoria ao Novo Banco

Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças (COF) rejeitaram, esta quarta-feira, o requerimento do Bloco de Esquerda (BE) para divulgação pública imediata e integral do relatório de auditoria especial ao Novo Banco enviado pelo …

Bélgica recoloca Lisboa e região Centro no "vermelho"

As autoridades belgas aliviaram ligeiramente as medidas restritivas no quadro da pandemia da covid-19, apesar do aumento do número de casos, esta quarta-feira, e recolocaram a área metropolitana de Lisboa e a região centro de …

"É bastante provável que já se esteja a formar a covid-21"

Tudo "o que não sabemos" sobre o coronavírus - e é muita coisa! - é o que mais preocupa o especialista de Saúde Global do Conselho de Relações Externas dos EUA, Yanzhong Huang, que alerta …

Bruxelas propõe novo pacto para as migrações e pede compromisso a todos os Estados-membros

A Comissão Europeia propôs, esta quarta-feira, um novo Pacto para as Migrações e Asilo, à luz do qual "todos os Estados-membros, sem exceção", devem assumir as suas responsabilidades. Assumindo que "o sistema atual não funciona" e …

Após ameaças da Al-Qaeda, jornalistas franceses escrevem carta em defesa da Charlie Hebdo

Cerca de 100 órgãos de comunicação social em França publicaram hoje uma carta aberta apelando à defesa da liberdade de expressão, em apoio à revista Charlie Hebdo, quando decorre o julgamento dos atentados de 2015. A …

Lukashenko toma posse em cerimónia "secreta". Oposição apela a mais protestos

O Presidente da Bielorrússia foi empossado, esta quarta-feira, para um sexto mandato numa cerimónia não anunciada. A oposição já apelou a mais protestos. "Alexander Lukashenko prestou juramento na língua bielorrussa, após o qual assinou o ato …

"Não somos uma moeda de troca", diz Presidente do Irão. EUA terão de levantar sanções

O Presidente irianiano, Hassan Rohani, fez na terça-feira um discurso em tom desafiador e inflamado na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), afirmando que os Estados Unidos (EUA) não terão outra alternativa que …

Depois das acusações de fraude, o fundador da Nikola renuncia ao cargo de presidente

Depois de um polémico relatório afirmar que Trevor Milton estava a mentir quando apresentou o prototipo do Nikola One, o fundador da empresa de camiões elétricos resolveu abandonar o cargo de presidente. Trevor Milton renunciou ao …

México investiga alegadas esterilizações em centros migratórios dos EUA

O Governo mexicano anunciou na terça-feira que abriu uma investigação para determinar se mulheres mexicanas foram esterilizadas sem o seu consentimento num centro de detenção para migrantes nos Estados Unidos (EUA). "Já estamos em contacto com …