Governo admite regresso aos 25 dias de férias por ano

A regra que permitia dar mais três dias de férias aos trabalhadores mais assíduos pode voltar a ser discutida com patrões e sindicatos, depois de Passos Coelho a ter revogado em 2012.

O Ministério do Trabalho confirmou ao Diário Económico que vai levar o tema “poderá eventualmente vir a ser discutido pelos parceiros sociais no âmbito da Comissão Permanente da Concertação Social”, depois de a UGT ter definido a proposta como “prioritária” e de a CGTP a ter posto no seu caderno reivindicativo.

A medida foi introduzida no Código do Trabalho em 2003, pelo então ministro Bagão Félix, e começou a ser aplicada em 2005, até ser anulada por Passos Coelho em 2012.

Atualmente, apenas a contratação coletiva permite ter mais de 22 dias de férias.

A fonte do Ministério do Trabalho sublinha ao Económico, no entanto, que a majoração de três dias de férias consoante a assiduidade não integra nem o programa do Governo nem os acordos assinados com os partidos da esquerda.

As centrais sindicais vão avançar com a proposta de regresso aos 25 dias de férias, sendo que o secretário-geral da UGT, Carlos Silva, classifica o tema como “prioritário” e diz que já foi “falado ao ministro Vieira da Silva”.

Também o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, sublinhou que a intersindical vai avançar com uma proposta, embora tenha admitido que “eventualmente será discutida mais tarde”.

“Faz todo o sentido que a questão dos 25 dias de férias seja introduzida na lei geral, mas o calendário ainda não está fechado e há muitos temas para discutir”, disse o líder da CGTP.

No entanto, a discussão encontra oposição da parte dos patrões.

“A confederação foi favorável ao fim da majoração” dos dias de férias, afirma o presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), João Vieira Lopes, que considera que “não tem lógica premiar os trabalhadores por cumprirem a sua obrigação”.

No Parlamento, tanto o Bloco de Esquerda como o PCP admitem avançar com propostas nesse sentido, mas não para já.

“Temos intenção de fazer um conjunto de alterações que revertam as mudanças do Código do Trabalho de 2012, mas ainda não temos calendário definido. As prioridades foram as que integraram o acordo” entre a esquerda, disse ao Diário Económico o deputado José Soeiro.

Também Rita Rato, do PCP, referiu que a majoração das férias “provavelmente” integrará iniciativas do partido em matéria laboral.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Acho muito bem! Somos um pais rico, não precisamos de trabalhar muito. Os outros que trabalhem por nos para depois terem dinheiro para nos emprestar. Começo a dar razão a quem comparou Portugal à Grécia.

    • Deves é ser “empresária” á portuguesa; o bom era a maltinha trabalhar para ti de sol a sol pelas sopinhas.
      Cheiras a ranço e a naftalina.

    • Quando se mistura a ignorância com estupidez o resultado são comentários como o seu!
      Férias são um direito para quem trabalha e, só faz um comentário desta “qualidade” quem não deve trabalhar…

  2. Felizmente já há muitos anos que usufruo de 25 dias uteis de férias pagas. Faço votos no entanto de que o mais breve possivel tal medida seja implementada a todos os trabalhadores pois a mesma representa um avanço civilizacional na direção de uma sociedade produtiva, mas na qual o tempo para o lazer, a cultura, a simples “preguiça” serão direitos de todos, algo totalmente possivel em sociedades tecnologicamente desenvolvidas.

RESPONDER

Cientistas descobriram o segredo das pessoas que vivem mais de 110 anos

A longevidade excecional, como a das pessoas chegam a viver mais de 110 anos, pode dever-se a determinados glóbulos brancos raros no seu sangue. Um grupo de investigadores do Instituto Riken e da Universidade de Keio, …

Polícia do Chile suspende uso de armas de ar comprimido como ferramenta antimotim

A polícia do Chile anunciou esta terça-feira a suspensão do uso armas de ar comprimido, que já provocou lesões oculares a mais de 200 manifestantes, dias depois de um relatório ter revelado que os projéteis …

Polícia holandesa encontra 25 pessoas escondidas em contentor frigorífico num cargueiro

A polícia holandesa localizou esta terça-feira 25 pessoas escondidas num contentor frigorífico numa embarcação que saiu do porto de Vlaardingen, perto de Roterdão, na Holanda, em direção ao Reino Unido, mas teve de regressar após …

É oficial: José Mourinho é o novo treinador do Tottenham

O treinador português José Mourinho, que estava no desemprego há quase um ano, é o sucessor do argentino Maurício Pochettino no comando do Tottenham, anunciou esta quarta-feira o 14.º classificado da Liga inglesa de futebol. Mourinho, …

Cientistas captam imagens extremamente raras de um peixe a devorar um tubarão inteiro

https://vimeo.com/374136378 Os tubarões são dos animais mais temidos nos oceanos, mas naquela que é uma verdadeira troca de papéis, um tubarão foi devorado por completo por um peixe das profundezas do mar. Um vídeo publicado pela US …

Há uma nova maneira de medir a gravidade da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova forma única de medir a gravidade da Terra. O método anterior envolvia medir a influência da gravidade nos átomos, rastreando a rapidez com que os átomos caíam. O problema …

Detetado pela primeira vez vapor de água na Europa, a lua de Júpiter

Uma equipa internacional de cientistas confirmou a presença de vapor de água na superfície de Europa, um dos quatro satélites naturais de Júpiter, revelou a agência espacial norte-americana (NASA). "Os elementos químicos essenciais (carbono, hidrogénio, …

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …