Com o Governo dos Açores sob ameaça, PAN está pronto a socorrê-lo

António Araújo / Lusa

O presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro

Rumores de que André Ventura pode retirar a confiança política a deputados regionais pode deixar o Governo dos Açores em xeque. Se tal acontecer, o PAN “tudo fará para que este continue”.

Uma disputa de opiniões relativamente ao RSI gerou um conflito interno no Chega, que segundo informações avançadas pelo Observador, pode levar André Ventura a retirar confiança política a um dos dois deputados.

Em causa está uma publicação no Facebook do partido e na página pessoal do secretário-geral do Chega/Açores, José Pacheco, em que declarava que o Chega está “contra o aumento” do RSI na região autónoma. Ora, a publicação acabaria por ser eliminada e o presidente do Chega/Açores, Carlos Furtado, opôs-se à posição do partido.

Contactados pelo Expresso, os envolvidos dizem que o cenário de retirada de confiança política é “novidade pura” e “um disparate”.

“Mesmo que houvesse um desentendimento, são questões internas que devem ser resolvidas internamente e não na praça pública”, assegurou José Pacheco. “As fontes próximas não me dizem nada. Quando não se identificam, não têm credibilidade nem relevância”.

O Governo dos Açores é formado por uma coligação entre PSD, CDS e PPM, e sustentado por acordos de apoio parlamentar com os dois deputados do Chega e um do Iniciativa Liberal. Se um dos deputados do Chega perder a confiança política, a governação poderá ficar comprometida.

Se for este o caso, o deputado único do PAN-Açores, Pedro Neves, pode entrar em cena para socorrer o Governo de José Manuel Bolieiro.

“O PAN não substitui um partido como o Chega nem será flor de lapela de ninguém”, disse o deputado ao Expresso, afiançando que se houver uma moção de censura “para mandar abaixo o governo, sem dúvida que o PAN tudo fará para que este continue”.

“Ventura já demonstrou que não respeita a autonomia e que está a usar os Açores como um joguete para as suas agendas políticas continentais”, acusou Pedro Neves, que classifica os deputados regionais como “fantoches” e um “brinquedo novo” nas mãos de Ventura.

O deputado do PAN não tem dúvidas de que o Governo tem condições para continuar e que “os deputados regionais do Chega não decidem absolutamente nada”.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

EUA. Universidade na Florida perdoa milhões em propinas

A Florida A&M University, nos Estados Unidos (EUA), perdoou aos estudantes as dívidas relativas ao ano académico de 2020 a 2021, no valor total de 16 milhões de dólares (cerca de 13,5 milhões de euros). "Esta …

Startup cria saco para lavar roupa que evita envio de microplásticos para oceanos

A startup Skizo, incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, criou um saco para lavagem de roupa que recolhe os microplásticos libertados pelas fibras e evita o envio dos …

Pegasus. Advogado que luta para libertar a princesa Latifa do Dubai também foi espiado

O ativista de direitos humanos David Haigh — envolvido na libertação da princesa Latifa — é a primeira vítima britânica de espionagem confirmada através do software israelita Pegasus. O advogado britânico e ativista de direitos humanos …

Autor de ataque com faca em Londres queria "matar a rainha"

O autor do ataque extremista com uma faca, em 2020, em Londres, que acabou por morto pela polícia, era conhecido quando esteve na prisão pelo seu radicalismo e por querer "matar a rainha", segundo um …

Crise alimentar leva Coreia do Norte a distribuir reservas militares de arroz

A Coreia do Norte está a destribuir reservas militares de arroz para enfrentar a atual crise alimentar, ao mesmo tempo que uma onda de calor e a seca atingem o país, revelou na terça-feira a …

Jogos Olímpicos: a terra tremeu durante o Brasil-México

Primeira meia-final do torneio masculino de futebol não teve direito a golos durante 120 minutos, mas teve direito a um sismo. Final será entre Brasil e Espanha. O Brasil estará novamente na final dos Jogos Olímpicos, …

A turbina de marés mais potente do mundo já está a funcionar

A mais poderosa turbina de marés do mundo está em funcionamento desde a passada quarta-feira no arquipélago escocês de Orkney. A turbina O2, que pesa 680 toneladas métricas, começou a funcionar na passada quarta-feira, 28 de …

Vacinação Casa Aberta já está disponível para maiores de 30 anos

A modalidade de vacinação Casa Aberta está desde esta terça-feira disponível para as pessoas com idade igual ou superior a 30 anos. De acordo com um comunicado enviado esta terça-feira pela task force, “a modalidade Casa …

Governo motivado para executar PRR "de forma célere"

O ministro das Finanças, João Leão, afirmou esta terça-feira que o Governo está muito motivado “para executar de forma célere” o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), depois de Bruxelas ter desembolsado 2,2 mil milhões …

Governador de Nova Iorque assediou sexualmente várias mulheres, revela investigação

A procuradora-geral de Nova Iorque, nos Estados Unidos (EUA), disse que a investigação sobre Andrew Cuomo revelou que o governador assediava sexualmente atuais e antigas funcionárias. As descobertas surgem após uma investigação de cinco meses sobre …