Com o Governo dos Açores sob ameaça, PAN está pronto a socorrê-lo

António Araújo / Lusa

O presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro

Rumores de que André Ventura pode retirar a confiança política a deputados regionais pode deixar o Governo dos Açores em xeque. Se tal acontecer, o PAN “tudo fará para que este continue”.

Uma disputa de opiniões relativamente ao RSI gerou um conflito interno no Chega, que segundo informações avançadas pelo Observador, pode levar André Ventura a retirar confiança política a um dos dois deputados.

Em causa está uma publicação no Facebook do partido e na página pessoal do secretário-geral do Chega/Açores, José Pacheco, em que declarava que o Chega está “contra o aumento” do RSI na região autónoma. Ora, a publicação acabaria por ser eliminada e o presidente do Chega/Açores, Carlos Furtado, opôs-se à posição do partido.

Contactados pelo Expresso, os envolvidos dizem que o cenário de retirada de confiança política é “novidade pura” e “um disparate”.

“Mesmo que houvesse um desentendimento, são questões internas que devem ser resolvidas internamente e não na praça pública”, assegurou José Pacheco. “As fontes próximas não me dizem nada. Quando não se identificam, não têm credibilidade nem relevância”.

O Governo dos Açores é formado por uma coligação entre PSD, CDS e PPM, e sustentado por acordos de apoio parlamentar com os dois deputados do Chega e um do Iniciativa Liberal. Se um dos deputados do Chega perder a confiança política, a governação poderá ficar comprometida.

Se for este o caso, o deputado único do PAN-Açores, Pedro Neves, pode entrar em cena para socorrer o Governo de José Manuel Bolieiro.

“O PAN não substitui um partido como o Chega nem será flor de lapela de ninguém”, disse o deputado ao Expresso, afiançando que se houver uma moção de censura “para mandar abaixo o governo, sem dúvida que o PAN tudo fará para que este continue”.

“Ventura já demonstrou que não respeita a autonomia e que está a usar os Açores como um joguete para as suas agendas políticas continentais”, acusou Pedro Neves, que classifica os deputados regionais como “fantoches” e um “brinquedo novo” nas mãos de Ventura.

O deputado do PAN não tem dúvidas de que o Governo tem condições para continuar e que “os deputados regionais do Chega não decidem absolutamente nada”.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A poluição do ar impacta mais umas pessoas do que outras. Depende da cor da pele

Vários estudos mostram que as pessoas de cor estão desproporcionalmente expostas à poluição do ar nos Estados Unidos. No entanto, não é claro se essa exposição desigual se deve principalmente a alguns tipos de fontes …

A tecnologia ressuscitou o "plágio" de escritores medievais

Os trabalhos de autores medievais foram "ressuscitados" com a tecnologia do século XXI numa inesperada colaboração na Universidade de St Andrews, na Escócia. Um arquivo das obras de autores ingleses medievais, que revelava uma visão internacional …

Num cenário apocalíptico, a espécie humana poderia sobreviver "com populações na casa das centenas"

Cientistas de todo o mundo debruçam-se sobre a preparação das populações (e de abrigos) para sobreviver a um possível apocalipse. Para o antropólogo Cameron Smith, não seria necessário um número muito elevado de pessoas, desde …

Príncipe Harry diz que viver com a família real é "uma mistura entre o Truman Show e estar num zoo"

Depois de uma entrevista a Oprah Winfrey, o duque de Sussex faz novas revelações numa nova entrevista e descreve como era a sua vida antes de ir viver, primeiro para o Canadá e, depois, para …

Pentear o cabelo pode tornar-se uma tarefa mais fácil com a ajuda de um robô

Uma equipa de cientistas desenvolveu recentemente um braço robótico com uma escova de cabelo macia, equipada com uma câmara que ajuda o braço a "ver" e a avaliar a ondulação, para oferecer ao utilizador uma …

Benfica 4-3 Sporting | Águia vence dérbi espectacular

Mas que grande dérbi! Benfica e o novo campeão Sporting presentearam os adeptos com um jogo espectacular, um dos melhores dos últimos anos em Portugal, com futebol de ataque e golos, muitos golos. Foram nada menos …

Portugal é o 2.º país com mais divórcios e menos casamentos na UE

A taxa de casamentos na União Europeia caiu drasticamente nos últimos 55 anos, ao mesmo tempo que a taxa de divórcios subiu. Portugal é o segundo país onde esta tendência mais prevalece. De acordo com dados …

"É parte da nossa identidade". Pequena cidade na Suécia luta para preservar uma antiga língua moribunda

A organização Ulum Dalska, sediada numa pequena cidade sueca chamada Älvdalen, tem uma missão. Durante décadas, os seus membros têm trabalhado arduamente para ajudar a salvar a língua elfedaliana, um remanescente do nórdico antigo. "Tivemos a …

Papa diz que abuso infantil é uma espécie de “assassinato psicológico”

O Papa Francisco criticou hoje o abuso infantil dizendo que é “uma espécie de ‘assassinato psicológico’ e, em muitos casos, um cancelamento da infância” e pediu para “parar de encobrir” o fenómeno da pedofilia. Francisco falava …

Jerónimo considera “precipitado” discutir Orçamento de 2022 e “deitar borda fora” o atual

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou hoje “no mínimo precipitado” antecipar a posição do partido sobre o próximo Orçamento do Estado e “deitar borda fora” a concretização do atual. À margem de uma visita …