Google está cada vez mais perto de se tornar um banco na Europa

A Google obteve uma licença de pagamentos e moeda eletrónica na Europa continental. O Banco Central da Lituânia concedeu-a à Google Pay, o que lhe permite alargar os serviços que já disponibilizava.

A Google Pay, que opera como uma fintech, poderá exportar esta licença para todos os países do espaço económico europeu continental, de acordo com o jornal El Economista.

Através de uma primeira licença obtida no Reino Unido, a empresa da Alphabet já podia emitir moeda eletrónica e armazenar e transferir fundos eletronicamente, permitindo aos clientes armazenar dados de cartões numa carteira digital ou numa app – utilizando o telemóvel como dispositivo de pagamento em loja.

A empresa da tecnológica norte-americana assegura assim a continuidade do negócio dos pagamentos e dá assim mais um passo em direção à concorrência direta com a banca tradicional. Mas ainda não é já: esta não é uma licença bancária como obteve recentemente a fintech britânica Revolut e, por isso, não permite aceitar depósitos nem realizar empréstimos ou hipotecas.

No futuro, contudo, a dimensão da Google, a enorme quantidade de dados que dispõe dos utilizadores e o poder da marca podem constituir duas grandes vantagens da multinacional face à banca tradicional.

“Trabalhamos constantemente para desenvolver produtos de pagamento e apoiar os nossos clientes. Solicitámos uma licença de pagamentos e de moeda eletrónica na Lituânia como parte desses esforços, além dos debates em curso sobre projetos em toda a Europa”, afirmou à Adam Malczak, porta-voz da Google.

“Acolhemos com satisfação a decisão do Banco da Lituânia de conceder uma licença de pagamentos e de moeda eletrónica e esperamos continuar a servir os nossos utilizadores na Lituânia e em toda a Europa”, referiu.

Com um total de 39 licenças de serviços financeiros concedidas na União Europeia, a Lituânia é um dos países mais céleres e ágeis neste processo, já tendo concedido 39 licenças de serviços financeiros. À sua frente está apenas o Reino Unido, com 128 licenças.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pico na primeira semana de fevereiro. Mesmo confinando, modelo prevê 1154 doentes em UCI

Portugal deverá ter 1.154 doentes internados em cuidados intensivos num pico na primeira semana de fevereiro, mesmo com um confinamento igual ao de março, avança um modelo da NOVA Information Management School. Portugal deverá duplicar o …

Biden assume leme dos EUA. Trump concede 140 perdões (e pede que se "reze" pelo sucessor)

Joe Biden assume esta quarta-feira o leme dos Estados Unidos. Porém, antes de sair, o Presidente cessante, Donald Trump, perdoou e comutou penas a mais de 140 pessoas. Nas horas finais da sua presidência, Donald Trump …

Ouvir música clássica enquanto faz exercício? A Ciência sugere que sim

Estudos sugerem que, ao contrário daquilo que pensa, ouvir música clássica enquanto se pratica exercício físico pode ajudá-lo no seu treino. Para muitas pessoas, uma parte essencial de qualquer regime de exercício é a música que …

“Não queiram fazer mistérios onde não existem”. UE encerrou caso do procurador europeu

A União Europeia (UE) deu por "encerrado" o caso do procurador europeu José Guerra e dos lapsos no seu currículo enviado pelo Governo. “A reunião dos membros do Conselho da UE decorreu na segunda-feira e …

Jack Ma reaparece após estar "desaparecido" quase três meses

O bilionário fundador do gigante do comércio eletrónico chinês Alibaba reapareceu, esta quarta-feira, numa reunião virtual com professores rurais, após meses de incerteza sobre o seu paradeiro. No vídeo, publicado no site do jornal chinês Tianmu …

Jesus voltou a testar negativo. Benfica confirma presença na Taça da Liga

O treinador do Benfica voltou a testar negativo ao novo coronavírus, num segundo teste realizado esta terça-feira, dia em que o clube anunciou ter 17 casos de infeção na sua estrutura profissional de futebol. "O Benfica …

Novas regras do confinamento entram em vigor esta quarta-feira (mas há exceções nos horários)

As novas medidas de restrição para travar a pandemia de covid-19 em Portugal entraram em vigor às 0h desta quarta-feira no âmbito do estado de emergência em vigor no país.  O primeiro-ministro anunciou esta segunda-feira que …

Ratos paraplégicos voltam a caminhar graças a proteína inovadora

Cientistas criaram e injetaram uma proteína no cérebro de ratos paraplégicos. Após um par de semanas, os ratos recuperaram a capacidade de caminhar. Não, não é milagre. Uma equipa de investigadores alemães conseguiu restaurar a capacidade …

Sporting vai apresentar queixa à Ordem dos Médicos do diretor clínico da Unilabs

O presidente do Sporting anunciou, esta terça-feira, a intenção de denunciar à Ordem dos Médicos o comportamento do diretor clínico da Unilabs, devido aos testes à covid-19 que impediram Nuno Mendes e Sporar de defrontar …

Matéria escura? Raios-X ao redor das "Magníficas 7" podem ser rastos de uma misteriosa partícula

Uma equipa de cientistas descobriu que os misteriosos raios-X detetados em estrelas de neutrões próximas podem ser a primeira evidência de axiões, partículas hipotéticas que podem ajudar a desvendar segredos sobre a matéria escura. Existem muitos …