Google obrigada a indemnizar mulher em 16.000 euros por divulgação de vídeo íntimo

Photoxpress

foto: Photoxpress

foto: Photoxpress

O Superior Tribunal de Justiça do Brasil decidiu que a Google deve pagar uma indemnização de 16.000 euros a uma mulher que teve um vídeo íntimo divulgado na internet. Os juízes do STJ entenderam que a empresa, mesmo não sendo obrigada a retirar o vídeo, não cumpriu o acordo para suprimir os dados da mulher.

O tribunal julgou o processo de uma mulher, que foi despedida de uma emissora de TV depois de um vídeo, no qual ela aparecia em cenas íntimas gravadas nas instalações da emissora, ter sido divulgado pelo email interno da empresa. O vídeo foi também divulgado numa rede social, e a ex-funcionária apelou à Justiça para que a Google fosse obrigada a “retirá-lo da internet”. Após audiência de conciliação, a Googla comprometeu-se a apagar os dados, mas não cumpriu o acordo.

Por unanimidade, os juízes seguiram o voto da relatora do processo, a juíza Nancy Andrighi, que decidiu manter o pagamento da indemnização de 50.000 reais (cerca de 16.000 euros), valor definido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Para a juíza, os fornecedores de serviços de internet não podem ser obrigados a retirar resultados de busca de informações específicas, mas criticou a Google por não ter cumprido o acordo.

“A obrigação, da forma como posta nos acordos judiciais, não é tecnicamente impossível, inexistindo argumento plausível para explicar como o seu sistema não conseguiria responder a um comando objectivo de eliminar dos resultados de busca determinadas palavras ou expressões”, disse a ministra.

Este é mais um episódio na história recente da difícil relação do Google com a justiça brasileira, depois de em setembro do ano passado o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul ter mandado prender o presidente do Google no Brasil, Fabio José Silva Coelho, porque a empresa não cumpriu a ordem judicial de retirar do YouTube dois vídeos que satirizavam um candidato à câmara municipal de Campo Grande.

ZAP / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Manifestantes criticam escolha de Macron para o Ministério do Interior. Ministro é acusado de violação

Ativistas dos direitos das mulheres protestaram, em França e no estrangeiro, contra a nomeação do novo ministro do Interior, acusado de violação, e do ministro da Justiça, que ridicularizou o movimento #MeToo. Ativistas dos direitos das …

Cinco meses depois, chefes de diplomacia da UE voltam a reunir-se em Bruxelas

A reunião contempla temas como o impacto da pandemia, a situação na Líbia, Hong Kong e na Venezuela, as relação da União Europeia com a Índia e África e o Processo de Paz do Médio …

Há 12 países que conseguiram escapar à pandemia

Tendo em conta os casos registados e comunicados oficialmente pelas autoridades, há 12 países no mundo que não registam qualquer caso de infeção. Segundo a universidade norte-americana Johns Hopkins, a covid-19 chegou a 188 países, mas, …

"Prisioneira em casa" há 4 meses. Algarvia já fez 14 testes e não se livra do coronavírus

A algarvia Tânia Poço está infectada com o novo coronavírus há quatro meses. Nesta altura, já não tem sintomas de covid-19, mas os testes que tem feito continuam a assinalar a presença do vírus naquele …

Mais duas mortes e 306 novos casos em Portugal

Portugal regista, esta segunda-feira, mais duas mortes e 306 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 306 novos casos (aumento de 0,7%), 254 são …

15.299 casos num só dia. Florida bate recorde

Este domingo, o estado norte-americano registou 15.299 casos no espaço de 24 horas. Se a Florida fosse um país, seria o quarto com mais casos de covid-19 em todo o mundo. O estado da Florida, nos …

Partidos de Direita vencem eleições na Galiza e País Basco

As eleições regionais disputadas hoje em Espanha fortaleceram os partidos no poder, com o Partido Popular (direita) a alcançar a quarta maioria absoluta consecutiva na Galiza e o Partido Nacionalista Basco (PNV-centro-direita) a triunfar no …

Processo de sucessão de António Costa "já começou" (e há "coisas muito estranhas" na EDP)

O comentador Luís Marques Mendes disse, no seu habitual espaço de comentário de domingo, que “a guerra da sucessão de António Costa já começou", acrescentando que “os delfins de António Costa andam especialmente ativos“. Para o …

Cristianinho a todo o "gás" numa moto de água na Madeira. Polícia Marítima está a investigar

O filho de Cristiano Ronaldo conduziu uma moto de água sozinho no Paul do Mar, na costa sul da Madeira, num episódio que pode ser considerado uma violação tão grave como conduzir um automóvel sem …

Carlos Costa deixa Banco de Portugal, mas vai avaliar o governador Centeno

Os antigos governadores do Banco de Portugal (BdP) integram o conselho consultivo, que está, agora, a debater o reforço da sua intervenção na instituição. Carlos Costa está de saída, mas vai avaliar o seu sucessor. Apesar …