/

Google News encerra em Espanha

brionv / Flickr

-

O Google vai encerrar o seu portal Google News em Espanha a 16 de janeiro por considerar que a sua continuidade não é viável após a entrada em vigor de uma lei sobre a propriedade intelectual, em janeiro.

A Google vai antecipar a entrada em vigor da nova lei em Espanha que taxa as hiperligações a sites de notícias e encerrar o seu portal Google News.

A nova lei impõe uma taxa sobre as hiperligações em blogs, sites de notícias e agregadores como o próprio Google News, quando façam “deep links” para outros sites de notícias.

“Lamentamos muito, mas a 16 de janeiro, antes de a nova lei entrar em vigor, vamos eliminar as publicações espanholas da Google News e encerrar o Google News em Espanha“, anunciou esta quinta-feira o responsável do serviço, Richard Gingras.

Gingras lembrou que a nova lei requer que as publicações cobrem uma tarifa à Google News quando o portal reproduza o seu conteúdo, uma exigência que o responsável considera “simplesmente insustentável”, já que o serviço “não obtém quaisquer benefícios com as hiperligações”.

“Não podemos dar-nos ao luxo de pagar para oferecer um serviço que não dá dinheiro à empresa”, acrescentou Gingras.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.