Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

fedetorrico12 / Twitter

“brazuca podrás tener 5 mundiales pero, cuantos Google tenes?” (in Twitter)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido.

“Que pague a dívida externa”, “que compre vacinas”, “não somos os donos do mundo porque não queremos”. Segundo o canal estatal russo RT, foram estas algumas das reações nas redes sociais depois de Nicolás Kuroña ter anunciado ao mundo que tinha comprado o domínio da Google na Argentina porque, alegadamente, a gigante tecnológica não o tinha renovado.

As mensagens dos utilizadores referiam-se, assim, à possibilidade de a poderosa empresa ter de pagar uma fortuna a este jovem para recuperar o seu domínio.

Tudo aconteceu quando, na quarta-feira, o jovem argentino escreveu na sua conta do Twitter que era o novo dono do domínio. Segundo Kuroña, bastou-lhe para isso entrar no site NIC Argentina, no qual se regista e administra os domínios neste país sul-americano, para perceber que o “google.com.ar” estava disponível.

O jovem explicou que esta situação se deveu ao facto de o anterior proprietário não ter feito a renovação e o respetivo pagamento. Assim, aproveitou o lance e desembolsou 270 pesos, cerca de 30 euros, para ficar com o domínio.

Simultaneamente, várias pessoas não estavam a conseguir aceder ao famoso motor de busca, aparecendo-lhes um anúncio a informar que o site estava indisponível. O tweet de Kuroña rapidamente se tornou viral e o seu nome transformou-se num dos assuntos do momento.

No entanto, por volta da meia-noite, depois de algumas horas, o site voltou a estar acessível. A empresa limitou-se a informar que tinha resolvido “o problema”, sem detalhar se tinha sido apenas uma questão técnica, ou se efetivamente tinha perdido o domínio.

Kuroña, que naquele curto espaço de tempo já passara de centenas para milhares de seguidores, também não esclareceu o que tinha acontecido. E no NIC Argentina a Google apareceu novamente como dona do domínio em questão.

A confusão adensou-se quando a empresa Open Data Córdoba, especializada em domínios argentinos, afirmou que a propriedade da Google relativamente ao domínio só expirava em julho, ou seja, não estava disponível como dizia o jovem, que, apesar disso, continua a ser tendência nas redes sociais e já foi catapultado para a fama.

“‘Google.com.ar’ não estava caducado. Isso só acontecia em julho. Até esta manhã estava em nome da Google. Alguém o transferiu ou alguma coisa estranha aconteceu”, explicou.

Afinal, o jovem Kuroña não é o novo dono do domínio, nem vai ficar rico às custas da gigante norte-americana, como muitos diziam. Foi uma boa tentativa, há que admitir, e fica pelo menos com uma boa história para contar (ou não).

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Esta história está necessariamente mal contada. Quem trabalha com sites sabe perfeitamente que não é possível alguém comprar um domínio que esteja dentro do prazo de possível renovação. E quanto a esse prazo, é quase impossível deixá-lo passar, quer devido ao número de avisos quer pelo facto de ainda existirem, penso que 15 ou 30 dias após o término do prazo, para poder reivindicar o domínio.

RESPONDER

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …

DGS recomenda vacinação de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades

A diretora-geral da Saúde anunciou, esta sexta-feira, que a DGS só recomenda, para já, a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. Numa conferência de imprensa realizada esta sexta-feira, Graça …

Onda de calor e seca podem agravar crise alimentar na Coreia do Norte

No início do verão, o líder norte-coreano Kim Jong Un descreveu a situação alimentar do país como "tensa", após o encerramento da fronteira causado pela pandemia e cheias devastadoras. No meio da estação, um ciclo …

Juiz negacionista chama "pedófilo" a Ferro Rodrigues. CSM admite novo processo disciplinar

O Presidente da Assembleia da República já reagiu ao vídeo do juiz negacionista em que este lhe chama "pedófilo", tendo alertado o Conselho Superior da Magistratura (CSM), que também já disse que os "novos factos …

Barragem do Pisão fica pronta em 2026 (e "demonstra bem o que pretende ser o PRR")

As obras de construção da barragem do Pisão, no concelho de Crato, distrito de Portalegre, cujo contrato de financiamento foi assinado esta sexta-feira, vão arrancar até 2023 para o empreendimento entrar em "pleno funcionamento" em …

Gonçalves Pereira diz que não é recandidato por "opção exclusiva da direção"

O vereador do CDS-PP na Câmara de Lisboa afirmou, esta sexta-feira, que não é recandidato nas próximas autárquicas por opção exclusiva da atual direção do partido, que foi contra os órgãos distritais e concelhios. "Este ano, …

Fraude de quatro milhões com IVA na alimentação. MP acusa 29 arguidos

Uma rede de empresas responsável por simular transações de produtos alimentares isentas de IVA foi desmantelada pelas autoridades e 29 arguidos foram acusados pelo Ministério Público (MP), devido a um esquema que permitiu obter reembolsos …