Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

fedetorrico12 / Twitter

“brazuca podrás tener 5 mundiales pero, cuantos Google tenes?” (in Twitter)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido.

“Que pague a dívida externa”, “que compre vacinas”, “não somos os donos do mundo porque não queremos”. Segundo o canal estatal russo RT, foram estas algumas das reações nas redes sociais depois de Nicolás Kuroña ter anunciado ao mundo que tinha comprado o domínio da Google na Argentina porque, alegadamente, a gigante tecnológica não o tinha renovado.

As mensagens dos utilizadores referiam-se, assim, à possibilidade de a poderosa empresa ter de pagar uma fortuna a este jovem para recuperar o seu domínio.

Tudo aconteceu quando, na quarta-feira, o jovem argentino escreveu na sua conta do Twitter que era o novo dono do domínio. Segundo Kuroña, bastou-lhe para isso entrar no site NIC Argentina, no qual se regista e administra os domínios neste país sul-americano, para perceber que o “google.com.ar” estava disponível.

O jovem explicou que esta situação se deveu ao facto de o anterior proprietário não ter feito a renovação e o respetivo pagamento. Assim, aproveitou o lance e desembolsou 270 pesos, cerca de 30 euros, para ficar com o domínio.

Simultaneamente, várias pessoas não estavam a conseguir aceder ao famoso motor de busca, aparecendo-lhes um anúncio a informar que o site estava indisponível. O tweet de Kuroña rapidamente se tornou viral e o seu nome transformou-se num dos assuntos do momento.

No entanto, por volta da meia-noite, depois de algumas horas, o site voltou a estar acessível. A empresa limitou-se a informar que tinha resolvido “o problema”, sem detalhar se tinha sido apenas uma questão técnica, ou se efetivamente tinha perdido o domínio.

Kuroña, que naquele curto espaço de tempo já passara de centenas para milhares de seguidores, também não esclareceu o que tinha acontecido. E no NIC Argentina a Google apareceu novamente como dona do domínio em questão.

A confusão adensou-se quando a empresa Open Data Córdoba, especializada em domínios argentinos, afirmou que a propriedade da Google relativamente ao domínio só expirava em julho, ou seja, não estava disponível como dizia o jovem, que, apesar disso, continua a ser tendência nas redes sociais e já foi catapultado para a fama.

“‘Google.com.ar’ não estava caducado. Isso só acontecia em julho. Até esta manhã estava em nome da Google. Alguém o transferiu ou alguma coisa estranha aconteceu”, explicou.

Afinal, o jovem Kuroña não é o novo dono do domínio, nem vai ficar rico às custas da gigante norte-americana, como muitos diziam. Foi uma boa tentativa, há que admitir, e fica pelo menos com uma boa história para contar (ou não).

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Esta história está necessariamente mal contada. Quem trabalha com sites sabe perfeitamente que não é possível alguém comprar um domínio que esteja dentro do prazo de possível renovação. E quanto a esse prazo, é quase impossível deixá-lo passar, quer devido ao número de avisos quer pelo facto de ainda existirem, penso que 15 ou 30 dias após o término do prazo, para poder reivindicar o domínio.

RESPONDER

Mais quatro mortes e 485 casos em Portugal. R(t) sobe ligeiramente

Esta quarta-feira, Portugal regista mais quatro óbitos e 485 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Coroa de diamantes e safiras da rainha Maria II vai hoje a leilão em Genebra

A leilão vai também, esta quarta-feira, um conjunto de adornos, igualmente em safiras e diamantes, da coleção de Estefânia de Beauharnais, filha adotiva de Napoleão I Várias joias que pertenceram a casas reais europeias, entre as …

40 mortos em manifestações contra Governo na Colômbia. Presidente anuncia investigação a abusos policiais

Mais de 40 pessoas morreram nas manifestações contra o governo da Colômbia que começaram há duas semanas, segundo a organização não-governamental (ONG) Temblores. Em relatório divulgado na terça-feira, a ONG colombiana contabiliza pelo menos 40 mortes …

Netanyahu avisa: Hamas "vai receber ataques que não espera"

A escalada de violência continua em Israel e nos territórios palestinianos ocupados e já há vítimas mortais dos dois lados. O Conselho de Segurança das Nações Unidas volta a reunir-se de emergência esta quarta-feira. As forças …

Pela primeira vez, Governo admite que aplicação Stayway Covid não funcionou

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, um dos primeiros governantes a ver o protótipo da aplicação de rastreio de casos de covid-19, admitiu que a StayAway Covid não funcionou. Segundo Manuel Heitor, …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: Sporting campeão (Boavista é o próximo)

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sporting-1-0-boavista-o-musical Sei que esta música já foi incluída neste espaço radiofónico. A versão foi outra mas a música era a mesma. Abriu a emissão sobre o FC Porto-Benfica, em janeiro deste ano. Porque esses eram os …

Entidade para a Transparência. Governo quer que o processo seja célere, mas leva atraso de 2 anos

O Governo quer celeridade no processo de criação e instalação da Entidade para a Transparência, um organismo que já foi aprovado há dois anos. Numa audição na Comissão da Transparência, sobre a criação e instalação da …

Jogos da última jornada da Liga NOS vão ter adeptos nas bancadas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quarta-feira, que os jogos da última jornada da I Liga vão poder ter público nas bancadas. "Os jogos da última jornada da Liga NOS vão ter público nas …

"Mudou radicalmente". Diretor da PJ diz que Rui Pinto está a colaborar com a Justiça

O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, enfatizou esta quarta-feira a importância da colaboração estabelecida com Rui Pinto e sublinhou que o principal arguido do processo Football Leaks "mudou radicalmente" de atitude há …

Pessoas sem-abrigo vão poder indicar autarquias como morada

Os portugueses sem endereço postal físico vão poder indicar a morada de uma autarquia, de um serviço local da Segurança Social ou de uma associação da sociedade civil sem fins lucrativos quando fazem o cartão …