//

Golpe no Instagram. Burlões criam perfis pornográficos falsos para roubar dados bancários

Utilizadoras do Instagram, desde grandes influenciadoras até mulheres com poucos seguidores, estão a ser acessórios numa fraude financeira que envolve a promessa de conteúdo adulto para roubar cartões de crédito.

Na campanha, perfis falsos são criados com as suas fotos reais e com links para supostos sites de material erótico, que na verdade, servem como isco para o furto das informações. Existem incidentes deste tipo desde 2021, mas ganharam força nas últimas semanas, com múltiplos casos diários maioritariamente entre mulheres.

Normalmente, os criminosos criam contas falsas com nomes de utilizador semelhantes aos reais, mas supostamente dedicados de forma exclusiva à venda de material adulto; imagens das vítimas de biquini, roupas íntimas ou qualquer cena mais reveladora são replicada como forma de dar aparência de legitimidade ao perfil voltado a esse fim.

Os links usados, também, simulam a aparência e até os domínios de sites de venda de conteúdo erótico, como OnlyFans ou da plataforma brasileira Privacy. Até mesmo criadoras de conteúdo destas e outras plataformas têm os seus materiais furtados para uso na fraude, que independentemente do caso, indica a disponibilização de material gratuito para os primeiros assinantes ou imagens de degustação do conteúdo que está a “começar” a ser produzido.

Nas páginas, criadas em serviços de hospedagem gratuita, o cartão de crédito é pedido como validador da identidade dos usuários, mesmo com a promessa de que nenhuma cobrança será feita. É aí que acontece o golpe, com os números a ir parar às mãos dos golpistas enquanto, simplesmente, não existe acesso ao material que, na maioria dos casos, nem mesmo existe.

Alguns elementos dão a entender tratar-se de um golpe automatizado. Muitas vítimas têm páginas criadas em seu nome com as mesmas descrições, bios e imagens de fundo, com alterações apenas no avatar específico de cada uma. Os textos também podem aparecer em  vários idiomas.

Por outro lado, há um certo conhecimento do funcionamento do setor, como o uso de perfis diferentes dos pessoais para venda de conteúdo adulto e as próprias tentativas de simular plataformas conhecidas e confiáveis desse segmento. Os criminosos também bloqueiam as vítimas enquanto seguem quem as acompanha de forma massiva, numa tentativa de dificultar a descoberta da conta falsa.

Como se proteger dos golpes no Instagram?

A fraude é grave e pode expor mulheres a situações vergonhosas no trabalho ou junto a amigos, familiares e cônjuges. A elas, cabe o fardo de avisar a todos sobre a criação das páginas falsas e negar que estejam a criar conteúdo adulto, com todos os tabus que esse tipo de trabalho ainda envolve, enquanto são, também, vítimas de fraude.

Diante de casos cada vez mais comuns, a orientação da polícia é pela denúncia dos perfis falsos. As vítimas também podem pedir para que outras pessoas façam isso, aumentando a quantidade de reclamações e levando a uma suposta ação mais rápida do Instagram e outras redes sociais. O mesmo também pode ser feito junto às plataformas de hospedagem usadas para publicação dos sites fraudulentos.

Ao se deparar com páginas assim, o ideal é desconfiar e jamais fazer registos, partilhar dados e, principalmente, registar o cartão de crédito. Na hora de realizar assinaturas de conteúdo adulto, certifique-se de que está a acessar canais e serviços oficiais e reconhecidos. Por excesso de cautela, prefira ainda o uso de versões virtuais de cartões ou outros meios de pagamento que não envolvam a entrada direta de informações.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.