Polémica das golas não passou de “uma polémica lançada por uma notícia falsa”

Tiago Petinga / Lusa

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita

O ministro da Administração Interna recusa comentar a polémica das golas antifumo e remete a resposta para as conclusões do relatório preliminar da Proteção Civil.

Eduardo Cabrita acompanhou esta sexta-feira o Comissário Europeu para Ajuda Humanitária e Gestão de Crise numa visita a Portimão, onde assegurou que o sistema de alertas à população por SMS está em “pleno funcionamento” e só não houve alertas este ano “porque ainda não houve uma situação para que tal fosse necessário”.

“O que está a ser testado é o alargamento do sistema a outras situações como ciclone de terramoto, e inundações de grande dimensão”, afirmou, acrescentado que o contrato inicial “era exclusivamente para incêndios florestais”.

Quanto à polémica sobre as golas inflamáveis distribuídas no âmbito do projeto Aldeia Segura, o ministro remeteu a resposta para as conclusões do relatório preliminar da Proteção Civil, realçando que nesta visita foi possível observar pessoas a usá-las e que tudo não passava de uma polémica lançada por uma “notícia falsa”.

Um relatório preliminar pedido pela Proteção Civil ao Centro de Investigação de Incêndios Florestais concluiu que as golas antifumo distribuídas à população não se inflamam quando expostas ao fogo.

O Comissário Europeu para Ajuda Humanitária e Gestão de Crise agradeceu e elogiou, durante a visita, a contribuição e empenhamento de Portugal para com o mecanismo europeu de proteção civil.

Christos Stylianides afirmou que Portugal sempre esteve muito próximo e empenhado no mecanismo de apoio europeu e que “nunca disse não” a qual pedido. O que mereceu uma mensagem de agradecimento ao apoio a esse mecanismo.

O comissário veio ao concelho de Portimão, numa visita de dois dias, para conhecer os meios de prevenção aos fogos florestais e os dispositivos de apoio à população em caso de catástrofe, como aconteceu no incêndio de 2018 que afetou os concelhos de Monchique, Silves e Portimão, no distrito de Faro.

Reconhecendo o papel que Portugal tem tido no seio dos apoios fornecidos a outros países na base da cooperação europeia, agradeceu a contribuição dos portugueses no ano passado “no combate aos incêndios que assolaram a Suécia”.

As alterações climáticas e as suas implicações nas catástrofes naturais são uma das preocupações da Comissão, às quais a União Europeia tem de dar especial atenção, demonstrada pela aprovação, no início deste ano, do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, que reforça a capacidade dos Estados-membros em matéria de prevenção e resposta a catástrofes, como incêndios florestais e inundações.

Na visita foi dado a conhecer, ao comissário, o dispositivo montado no Pavilhão Arena em Portimão para acolher as pessoas retiradas das aldeias e casas afetadas pelo fogo de Monchique, o projeto Aldeia Segura – Pessoa Segura, já implementado em 1900 localidades, assim como alguns dos meios de prevenção e combate aos incêndios florestais.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. … com tanta mentira, tanta aldrabice, tanta corrupção a única noticia falsa é escrever-se que estes gajos são governo.

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …