O famoso gnomo Chompski vai ser enviado para o espaço (e tudo por uma causa solidária)

O gnomo Chompski é um gnomo de jardim que teve a sua estreia mediática no Half-Life 2: Episódio Dois, e que agora vai ao espaço. O projeto está a ser trabalhado pela Valve e pela Rocket Lab.

Gabe Newell, presidente da americana Valve, a empresa de videojogos por trás da série Half-Life, quer agradecer à Nova Zelândia a sua hospitalidade através do lançamento de um gnomo ao espaço. O projeto tem a parceria da empresa aeroespacial Rocket Lab, e deverá ser concretizado este mês.

Newell decidiu hospedar-se no país durante o início da pandemia e agora está a doar um dólar por cada espetador que assistir à transmissão ao vivo do satélite ou à gravação online dentro no período de 24 horas depois do lançamento. O dinheiro acumulado deverá ser entregue à Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Infantil Starship.

O futuro gnomo astronauta é na verdade um modelo do “Gnomo de Jardim” chamado Chompski, um boneco que apareceu pela primeira vez em Half-Life 2: Episódio Dois, e que se tornou tão popular que conseguiu lançar uma onda de memes na internet.

No jogo, um dos objetivos era arrastar Chompski e colocá-lo dentro de um foguete. Devido ao sucesso da personagem, Newell aproveitou para a integrar neste seu projeto solidário (e ao mesmo tempo caricato), diz o The Verge.

Segundo a empresa Rocket Lab, a missão “serve para homenagear a inovação e a criatividade dos jogadores de todo o mundo”. E em termos mais práticos, “visa testar e qualificar uma nova técnica de impressão 3D que pode ser usada para componentes de naves espaciais futuras”.

O gnomo será colocado no interior da aeronave Kick Stage do Rocket Lab, e será acompanhado por 29 outros satélites no lançamento que se irá realizar no extremo sul da Península de Mahia, na Nova Zelândia.

Os pequenos satélites do Kick Stage abrangem uma ampla variedade de usos, que vai desde satélites focados em comunicações e vigilância marítima.

Os interessados devem seguir as redes sociais do Rocket Lab para saber atualizações sobre o cronograma de lançamento que será já dia 16 de novembro. O lançamento será transmitido ao vivo no site do Rocket Lab.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …

Fotografia da Rainha Isabel II removida da Universidade de Oxford devido à "história colonial"

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford removeu uma fotografia da Rainha Isabel II da sua área comum devido aos seus laços com a “história colonial”. A atitude gerou uma onda de controvérsia. A imprensa …

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …