/

Giuseppe concretizou um sonho: licenciou-se aos 96 anos

1

UniPa / Twitter

Giuseppe Paternò

Nunca é tarde demais e Giuseppe Paternò provou isso mesmo: o italiano licenciou-se em Estudos Históricos aos 96 anos e 10 meses, pela Universidade de Palermo.

Giuseppe Paternò tinha um sonho: graduar-se na Universidade. Esta quarta-feira, o italiano conseguiu concretizá-lo, realizando este feito aos 96 anos e 10 meses de idade.

Segundo o La Repubblica, Giuseppe graduou-se em Estudos Históricos, na cidade de Palermo, tendo realizado uma tese sobre os locais históricos da cidade. É o aluno mais velho do país, um dos mais velhos do mundo e não pretende ficar por aqui: o italiano já pensa no mestrado.

https://twitter.com/unipa_it/status/1288521445862236161

“A história que estudei é também a minha história: a guerra, os bombardeamentos, o serviço militar e o embarque no submarino de onde me esquivei porque tinha uma pneumonia”, afirmou o doutor Paternò, citado pelo espanhol ABC.

Apesar de sempre ter tido vontade de aprofundar os seus conhecimentos, Giuseppe foi forçado, por motivos de força maior, a começar a trabalhar aos 7 anos. Esta vida de trabalho, que começou demasiado cedo, impediu-o de poder estudar.

Ao longo da sua vida, trabalhou numa cervejaria e foi porteiro de um hotel. Aos 31 anos, dedicou-se à escola, tendo obtido o grau de topógrafo e, depois, foi contratado pela Ferroviária Estatal, onde permaneceu até se reformar.

Pouco tempo depois da sua aposentação, em 2017, com 94 anos de idade, decidiu que iria continuar a estudar. “Nunca me canso de estudar e digo aos jovens que façam o mesmo. Estudo a toda a hora porque a única lamentação que tenho é não poder tê-lo feito mais cedo.”

Giuseppe concluiu o curso superior sem qualquer reprovação.

ZAP //

1 Comment

  1. Magnífico e edificante exemplo!
    Se todas as pessoas seguissem este exemplo, teríamos não tanto “vidas cheias de anos, mas sim anos cheios de vida”, como dizia o Prof. Mário Moniz Pereira.
    Com posturas como esta perante a vida, não há alzheimer que entre…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.