Giorgos Giakoumakis. Um dos maiores goleadores desta época está a lutar pela manutenção

 

Giorgos Giakoumakis, avançado do VVV-Venlo.

Giorgos Giakoumakis é o melhor marcado da Liga holandesa e um dos melhores da Europa. O avançado grego joga no VVV-Venlo, equipa que luta pela manutenção.

Nos Países Baixos, restam apenas dois encontros para o fim do campeonato. O Ajax já garantiu a conquista do campeonato, mas no fundo da tabela ainda há muito por decidir. As vagas para as duas equipas que descem automaticamente e para aquela que vai ao playoff de despromoção ainda não estão decididas.

No penúltimo posto está o VVV-Venlo, uma equipa sem nomes conhecidos e sem grande palmarés, mas que esta época tem chamado a atenção graças a um dos seus jogadores. O seu avançado de serviço, Giorgos Giakoumakis, é o melhor marcador da Liga holandesa, com 25 golos.

O emblema de Venlo tem 42 golos marcados esta temporada, o que significa que Giakoumakis tem mais de metade deles. Virtualmente desconhecido, o grego de 26 anos cumpre a sua época de estreia no clube. As suas boas exibições e “pé quente” já lhe permitiram ser convocado para a seleção helvética e somar seis internacionalizações.

A verdade é que, até agora, Giakoumakis nunca se tinha mostrado como um avançado muito talentoso. A sua época mais prolífica foi em 2016/17, quando marcou 12 golos ao serviço do Platanias Chania. Nas restantes campanhas, o grego nunca tinha marcado mais do que três tentos.

Depois do Platanias, seguiu-se o AEK, onde no único golo marcado naquela época, num duelo frente aos rivais Olympiacos, conseguiu roubar o título para o emblema de Atenas.

Sem grande sucesso no clube, partiu emprestado para o OFI, da Grécia, e mais tarde para o Górnik Zabrze, da Polónia. A aventura no futebol polaco foi suficiente para impressionar os responsáveis do VVV-Venlo, apesar de apenas ter marcado em três ocasiões.

Esta época, o grego soma 28 golos em 32 jogos, uma média de quase um golo por jogo. Na sua estreia pelo Venlo, Giakoumakis marcou um hat-trick e, desde então, já conseguiu marcar dois “pokers”.

O que é que permitiu, então, a um avançado que não conseguia encontrar o caminho para a baliza, tornar-se o melhor marcador da Liga holandesa numa das suas equipas mais modestas?

Giakoumakis tem sido exemplar a tirar vantagem das suas virtudes. Com 1,86 metros de altura, ele tem-se mostrado forte no jogo aéreo, aparecendo bem nos espaços livres e cabeceando com critério para o fundo da baliza.

Critério é também uma das palavras que caracteriza Giakoumakis em situações de finalização. Sem se precipitar, o avançado do VVV-Venlo dispara com ponderação, preocupando-se mais com a colocação do que com a força.

Não sendo propriamente um jogador rápido, o internacional grego aprendeu a tirar partido da sua forte capacidade de posicionamento e das fragilidades defensivas dos adversários.

“Sem ele, as coisas teriam sido muito piores para nós”, admitiu o seu colega de equipa, Christian Kum, em declarações ao The New York Times.

A eminência da sua qualidade já despertou a atenção de alguns clubes. O recém-promovido à Premier League, Norwich City, e o Southamtpon, são alguns dos interessados.

“Se olhássemos apenas para as estatísticas, ele provavelmente não teria vindo para a nossa equipa”, disse o diretor desportivo do VVV-Venlo, Stan Valckx. O dirigente considerou que as filmagens das suas exibições na Polónia eram mais convincentes e falaram mais alto do que os números.

Enquanto o futuro ainda é uma incógnita para Giakoumakis, o seu foco está na manutenção. A tarefa não se avizinha fácil: o Venlo viaja até Amesterdão, para defrontar o Ajax, e na última jornada recebe o FC Emmen, outra equipa que também luta por um lugar na Eredivisie na próxima temporada.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta a causa da extinção em massa mais severa dos últimos 540 milhões de anos

A extinção em massa mais dramática nos últimos 540 milhões de anos eliminou mais de 90% das espécies marinhas e 75% das espécies terrestres da Terra. Mas qual foi a sua causa? Embora os cientistas tenham …

Este robô pode salvar agricultores de um inesperado assassino

O Grain Weevil é um robô criado por estudantes de engenharia que pode salvar a vida de de agricultores e dos seus familiares de um assassino inesperado: cereais. Se os agricultores não gerirem ativamente os seus …

Ferro Rodrigues arrasado por pedir deslocação "massiva" de portugueses a Sevilha para apoiar Selecção

Numa altura em que o Governo se prepara para anunciar um travão no desconfinamento devido ao aumento de casos de covid-19, Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, é duramente criticado por ter apelado à …

Certificado digital vai permitir livre circulação em todo o país

O Certificado digital Covid-19 da União Europeia vai também servir de "passaporte" em todo o país para cidadãos em determinadas situações, prevê o decreto-lei que o governo vai apresentar esta quinta-feira. Segundo apurou o jornal Público, …

covid, Lisboa

Travão no desconfinamento em todo o país. Porto à beira do alerta e Lisboa pode recuar 2 meses

Os números da pandemia de covid-19 "continuam a aumentar", reconhece Marta Temido numa altura em que o Governo deverá anunciar o travão no desconfinamento em todo o país. Mas a situação em Lisboa é mais …

Todos contra o Chega. Parlamento chumba projeto sobre enriquecimento injustificado

O Parlamento rejeitou projecto de lei de André Ventura sobre enriquecimento injustificado com os votos contra de todos os partidos, exceto do PAN, que se absteve, e da deputada Cristina Rodrigues. O projeto de lei de …

Canon obriga funcionários na China a sorrir para irem trabalhar

Os funcionários do escritório de Pequim da multinacional japonesa são avaliados por um sistema de inteligência artificial que determina se estão felizes o suficiente para trabalhar. A medida foi criticada por invadir a privacidade dos …

Cristiano Ronaldo é o terceiro jogador mais decisivo do Euro 2020 (atrás de um belga e de um italiano)

O italiano Marco Verratti, o belga Kevin de Bruyne e o português Cristiano Ronaldo são os três jogadores mais decisivos do Euro 2020 até agora, altura em que acabou a fase de grupos da prova. …

John McAfee encontrado morto em prisão espanhola

O criador do antivírus McAfee, John McAfee, foi encontrado morto esta quarta-feira na sua cela numa prisão espanhola, aparentemente por suicídio, horas depois de a justiça espanhola ter aprovado a extradição para seu país de …

PS nacional impõe filho de dinossauro do PSD como candidato à Maia. "Inexplicável e duvidoso"

Alguns dias depois da polémica com a escolha do candidato do PS à Câmara do Porto devido a divergências internas, há mais um caso semelhante na Maia. Teresa Almadanim retirou-se da corrida depois de ter …