Loures pagou 150 mil euros em contratos a genro de Jerónimo. PCP nega favorecimento

(dr) pcp.pt

Bernardino Soares, Presidente da Câmara de Loures

A Câmara Municipal de Loures, liderada pelo comunista Bernardino Soares, concedeu, desde 2015, seis contratos a uma empresa do genro do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, que ascendem a um total de 150 mil euros. O partido já reagiu, negando qualquer favorecimento.

A notícia, avançada esta quinta-feira pela TVI, precisa que se tratam de cinco contratos por ajuste direto e um outro por concurso junto da autarquia. Segundo a investigação da jornalista Ana Leal, um dos valores contratados ao genro do líder comunista, Jorge Bernardino, é superior ao vencimento do próprio presidente de Loures.

Só no último contrato, relativo aos últimos meses de 2018, Jorge Bernardino chegou a faturar 11 mil euros mensais por trabalhos de limpeza e manutenção de paragens de autocarros e mupis publicitários na zona de Loures, denuncia a TVI, dando conta que em novembro desse ano esse mesmo valor foi pago ao genro de Jerónimo de Sousa que se terá limitado a mudar oito lâmpadas e dois casquilhos.

A reportagem explica ainda que os valores contratados foram subindo a cada nova assinatura, chegando a empresa uni-pessoal de Jorge Bernardino a receber mais de 22 mil euros por dois meses de trabalho – que perfaz os 11 mil euros mensais acima referidos.

O presidente da Câmara de Loures, em declarações à TVI, considerou que os valores pagos pela autarquia são “os preços de mercado”. “A lei não nos permite excluir pessoas, nem nós queremos excluir pessoas, ou empresas porque têm qualquer relação familiar com qualquer pessoa das nossas relações”, explicou Bernardino Soares.

Jorge Bernardino é casado com a filha de Jerónimo de Sousa, Marília de Sousa, e estava desempregado há três anos. Antes dos contratos celebrados com a autarquia de Loures, o Jorge Bernardino tinha trabalhado num talho, numa florista e num supermercado.

Ouvidos no âmbito da reportagem da TVI, Jerónimo de Sousa e Bernardino Soares negaram qualquer favorecimento. O líder do PCP disse apenas que “não se usa a família como arma de arremesso seja para quem for”.

Também o PCP, através de comunicado, reagiu à reportagem da TVI, escrevendo que o conteúdo divulgado constituiu “uma abjeta peça de anticomunismo sustentada na mentira, na calúnia e na difamação”, acusando aquele canal de televisão de sucumbir à “mercenarização do papel jornalístico”.

Para os comunistas, a TVI “parece ter adotado como critérios editoriais a opção pela especulação e insulto gratuito a par da conhecida promoção da extrema-direita e da reabilitação de Salazar e do regime fascista“, pode ler-se na nota do PCP.

“A insidiosa invocação da relação entre uma empresa e as relações familiares do Secretário-Geral do PCP só pode ser vista como uma gratuita provocação. (…) Aqueles que, como a TVI, pensam que com o silenciamento, a difamação e a perseguição podem calar o PCP estão profundamente enganados”, aponta ainda o partido.

SA, ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Sem saber se é verdade – hoje, quem quer que seja diz/escreve o que quer que seja, mesmo sem provas, e o caso só sairá da justiça passados 10 anos, portanto convém usar a arma da difamação – acrescento só que não me surpreende. Afinal de contas, porque não aproveitar, visto que todos o fazem???? Quem, em Portugal, não se aproveitaria de uma semelhante circunstância? Que atire a primeira pedra…

    Seria bom, isso sim, que reinasse uma cultura geral de ética, como nos países nórdicos, em que é já por si mal visto – sobretudo pela opinião pública – e pode custar a carreira política fazer coisas deste género.

  2. Governo não tem dinheiro p/ saúde nem p/ educação MAS P/ PARASITAS há… este como mts outros por este país dava p/ tanta coisa…

  3. Geralmente quando estes senhores falam de alguém não há duvidas quando ao os pecadores tem o beneficio da duvida.Já agora também tenho uma Unipessoal será que não se arranja nada do género?

  4. Há alguns meses, o BE queixava-se de perseguição ou cabala da parte da TVI sobre o BE, no caso da maçã podre do partido, o especulador imobiliário, o tal de Robles que queria ser multimilionário muito rapidamente e sem que ninguém soubesse.

    Desta feita, temos o genro do Mosteiro do Jerónimo de Sousa que por coincidência (ou não), consegue uns bons biscates na Câmara de Loures onde também por coincidência (ou não), o Presidente é um comunista, o tal de Bernardino Soares.

    Neste caso, também o PCP se queixa de perseguição política da parte da TVI

    Acreditem ou não, isto é apenas a ponta do icebergue!

    Nenhum partido político escapa à praga ou peste da Corrupção, Suborno, Peculato e outras Maroscas e Falcatruas. É lamentável e revoltante, não podermos confiar naqueles que elegemos pensando que são os melhores, quando são todos; farinha do mesmo saco.

    Também é escandaloso que quase todos os processos em tribunal, acabem em em águas de bacalhau, arquivados ou mesmo; absolvição.

    Será que, também uma boa parte dos juízes andam a patinhar na lama ou pântanos nauseabundos?

    Se não, como é que se pode explicar ao contribuinte, a absolvição em casos onde os arguidos chegam a esbanjar mais de 15 ou 20 mil euros mensais, quando supostamente não têm património financeiro ou imobiliário? Eu não consigo compreender e os juízes, também não conseguem explicar.

    Digam-me, o que pensam disto?

  5. É uma vergonha completa! Totalmente inaceitável. E perante as perguntas da jornalista ainda se mostrou prepotente, arrogante quase como se não tivesse de dar explicações a ninguém. E o cassete Jerónimo fez exatamente o mesmo. Um talhante vira remunerado de luxo a trabalhar (sabe Deus a fazer o quê, já que não apresenta relatórios de nada) na autarquia do amiguinho do sogro. F$$%$& está mesmo na hora de vestir os coletes. Estes bandalhos roubam-nos e ainda gozam com o povo. E pelo meio ainda são arrogantes e prepotentes como se tudo fosse a sua quinta. Parabéns Loures têm aí um belo mredas…

    • O cassete jerónimo é sempre assim. Parece que todos lhe devem e ninguém lhe paga. Quando tiver o cabelo mais branco vai parecer mesmo o outro!

  6. Falar de Salazar e do regime fascista até parece não ser essa do fascismo a doutrina do PCP, têm sido na Europa os mais ferrenhos defensores da ditadura comunista da ex-URSS, quanto ao caso em si alguém duvidará da paixão comunista pelo odor do capital?

    • Os srs. desconhecem , em Assembleia municipal todos os partidos confirmaram a legalidade dos contratos assinados pelo Presidente… Todos iguais uma ova.

RESPONDER

Exames nacionais adiados. Terceiro período arranca a 14 de abril (mas à distância)

Esta quinta-feira, António Costa falou ao país para anunciar que o 3.º período irá recomeçar no dia 14 de abril, mas sem aulas presenciais. Esta quinta-feira, em declarações aos jornalistas após a reunião do Conselho de …

TAP. Estado equaciona reformas antecipadas sem penalizações

O Jornal Económico escreve esta quinta-feira que o Estado pondera avançar com reformas antecipadas sem penalizações na TAP, visando assim diminuir o impacto da pandemia de covid-19 na companhia aérea portuguesa. Apesar de a empresa ter …

Santa Maria ganha 40 camas para os cuidados intensivos

A maior unidade hospitalar do país reforçou capacidade dos Cuidados Intensivos para os doentes infetados, passando das atuais 80 camas para cerca de 120. O Hospital Santa Maria, em Lisboa, vai quadruplicar a sua capacidade …

"Isto é criminoso". Estivadores dizem que há risco de portos pararem

"Da forma como estamos a trabalhar nos portos, corremos o risco de todo o contingente ficar parado, porque não há nenhum cuidado em termos de criar equipas rotativas", garantiu o líder sindical. O presidente do Sindicato …

Demitiu-se o diretor do serviço de cirurgia e transplantação do Curry Cabral

Américo Martins demitiu-se esta quarta-feira por ter visto impedida a proposta de reorganização com circuitos independentes no hospital. O diretor do Serviço de Cirurgia Geral e Transplantação do Hospital Curry Cabral, Américo Martins, demitiu-se esta quarta-feira …

Bancos impedidos de cobrar comissões por operações digitais. Acesso a jogos online limitados

Os bancos vão ficar impedidos de cobrar comissões por operações de pagamento através de plataformas digitais dos prestadores de serviços, segundo uma proposta do PEV com alterações do PS aprovada no Parlamento. O projeto de lei …

Pessoas assintomáticas devem usar máscara, diz Centro Europeu de Controlo de Doenças

Num relatório divulgado na quarta-feira, o Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) referiu que as máscaras podem reduzir a propagação do novo coronavírus de pessoas assintomáticas, recomendando a sua utilização. De acordo com o Público, …

Portugal ultrapassa as 400 vítimas mortais. Cordão sanitário em Castro Daire equacionado

Portugal regista esta quinta-feira 409 mortos associados à covid-19, mais 29 do que na quarta-feira, e 13.956 infetados (mais 815), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Trata-se de um aumento de 6% …

"Em segundo plano". OM alerta para falta de resposta para doentes prioritários não covid-19

A Ordem dos Médicos (OM) alertou esta quinta-feira para a falta de resposta aos doentes prioritários não covid-19, que diz estarem a ser relegados para segundo plano, em áreas que “não podem esperar” como a …

Lagarde contraria Draghi. Perdão de dívida às empresas é “impensável”

A presidente do Banco Central Europeu considera "impensável" conceder um perdão de dívida generalizado das dívidas contraídas pelas empresas, ao contrário do que sugeriu o antigo presidente do BCE, Mario Draghi. “Parece-me totalmente impensável. Não é …