General da NATO morto e outro ferido em ataque no Afeganistão

Defence Images / Flickr

Royal Marines britânicos no Afeganistão

Royal Marines britânicos no Afeganistão

Pelo menos um general norte-americano da NATO foi morto esta terça-feira e 15 militares das forças internacionais feridos por disparos de um oficial afegão contra tropas locais e da Aliança em Cabul, referiram fontes oficiais.

Na Alemanha, o exército referiu por sua vez que um general alemão se inclui entre os feridos no atentando, que provocou a morte “a um militar norte-americano”.

“O general alemão, cuja vida não corre perigo, vai ser assistido e os seus familiares foram avisados”, precisou a Bundeswehr em comunicado.

Um responsável norte-americano confirmou a morte de um militar dos Estados Unidos e ainda 15 feridos no decurso do tiroteio.

De acordo com fontes governamentais citadas pela televisão local Tolo, entre os feridos no ataque ocorrido na Academia de oficiais do exército nacional afegão (ANAOA) incluem-se sete norte-americanos, cinco britânicos e um alemão, todos membros da missão da NATO no Afeganistão (ISAF).

Em Washington, fontes oficiais citadas pela agência noticiosa Efe asseguraram que pelo menos 12 dos feridos são de nacionalidade norte-americana.

Três membros das forças militares afegãs também ficaram feridos no tiroteio.

O ministério da Defesa afegão limitou-se a referir em comunicado que o atacante foi abatido e referiu-se a diversos “feridos”, sem adiantar pormenores. A ISAF confirmou uma morte entre as tropas internacionais.

Na gíria militar, estas ações são conhecidas como ataques “verde contra azul”, numa alusão à cor dos uniformes das respetivas forças.

Este foi o segundo ataque do género em 2014, após a morte em fevereiro de dois soldados da missão da ISAF, abatidos por desconhecidos que envergavam o uniforme das forças de segurança afegãs.

Em 2012 foram registados mais de 50 ataques deste género, atribuídos a militantes talibãs infiltrados nas forças armadas afegãs, mas a tendência diminui a partir de 2013 quando foi anunciada a progressiva retirada do contingente militar internacional do Afeganistão.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Forças Armadas aceitaram líder do CDS como voluntário

O Jornal de Notícias escreve esta quinta-feira que as Forças Armadas aceitaram o líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, como voluntário para ajudar nas ações desenvolvidas na luta contra a covid-19 durante o estado …

Portugal duplica capacidade de ventilação. Oito profissionais de saúde nos cuidados intensivos

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou esta quinta-feira a duplicação dos equipamentos de ventilação e garantiu uma distribuição equilibrada dos testes de despistagem. “Entre ofertas, compras e empréstimos, estaremos em condições de duplicar …

Coreia do Norte reitera que não tem infetados. Coreia do Sul desconfia

A Coreia do Norte reafirmou que não regista nenhum caso de coronavírus (covid-19), numa declaração feita por um alto responsável pelo setor da Saúde de Pyongyang citado esta quinta-feira pela Agência France Presse. A Coreia do …

Ovar já tem linha telefónica própria para retirar pressão à Saúde 24

A Linha de Apoio Covid Ovar vai garantir assistência atempada à comunidade de 55.400 habitantes do concelho e é exclusiva para utentes que suspeitem ter sintomas do novo coronavírus. O Município de Ovar ativa, esta quinta-feira, …

Durão Barroso defende coronabonds (mas a prioridade é outra)

Em entrevista à SIC Notícias, Durão Barroso concordou com a criação dos ​​​​​​​coronabonds, mas defendeu que a prioridade é resolver "a crise humanitária". Durão Barroso considerou, em entrevista à SIC Notícias, que as instituições europeias têm …

Do empréstimo milionário à nacionalização. As soluções da TAP para resistir à crise

A TAP está a enfrentar uma das suas piores crises, face à pandemia de covid-19, e há várias soluções em cima da mesa, desde um empréstimo com aval do Estado à nacionalização da empresa. Para fazer …

"Matem-nos". Presidente das Filipinas autoriza disparos contra quem violar quarentena

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ordenou aos agentes da polícia e aos militares que disparem sobre qualquer pessoa que esteja a causar "problemas" durante o isolamento obrigatório, decretado devido à da pandemia de Covid-19. De …

Há mais de nove mil casos de covid-19 em Portugal. Número de recuperados sobe para 68

Um mês desde o primeiro teste positivo confirmado do novo coronavírus no país, Portugal tem um total de 9.034 casos confirmados de Covid-19, segundo o Relatório da Direção Geral da Saúde sobre a situação epidemiológica …

Ramalho Eanes: "Nós, os velhos, se for necessário oferecemos o nosso ventilador"

O antigo Presidente da República apelou aos mais "velhos", como ele, para darem o exemplo neste combate ao coronavírus, caso Portugal passe por uma situação semelhante à de Itália ou Espanha. Em entrevista à RTP, o …

"Profundamente preocupados". 13 países enviam recado a Viktor Orbán

Portugal e mais 12 países, entre os quais França, Bélgica e Espanha, garantiram, numa declarações conjunta, que apoiam a iniciativa da Comissão Europeia para verificar se as medidas de emergência implementadas respeitam os valores europeus. Os …