Gene que causa Alzheimer neutralizado pela primeira vez em humanos

(dr) Robert Friedland

Os investigadores conseguiram identificar o gene apoE4

Uma equipa de cientistas acaba de fazer um avanço revolucionário na batalha contra o Alzheimer. O gene que causa a doença foi identificado e neutralizado pela primeira vez em humanos.

Cientistas do Instituto Gladstones, na Califórnia, EUA, acabam de identificar e neutralizar o gene que causa o Alzheimer, um avanço revolucionário na batalha contra esta doença.

Em vez de experimentar os resultados em cobaias, a equipa de investigadores fez diretamente o teste com células cerebrais humanas, o que torna a investigação, publicada no Nature Medicine, particularmente significativa.

A célula perigosa em questão é chamada de gene apoE4. Os cientistas conseguiram identificar e ainda neutralizar o gene para que não levasse ao desenvolvimento da doença.

A presença do gene apoE4 duplica as probabilidades de uma pessoa desenvolver danos cerebrais. Ter duas cópias aumenta o risco em 12 vezes. Isto ocorre porque o gene produz um certo tipo de proteína com mutações que danifica as células do cérebro humano.

Através da utilização de células estaminais para corrigir o gene, os cientistas foram capazes de interromper a produção desta proteína mortal, eliminar todos os sinais da doença e ainda melhorar a sobrevivência e a função das células.

Os investigadores estão agora a trabalhar com a indústria farmacêutica para melhorar os compostos para que possam ser testados em pacientes humanos.

Segundo Yadong Huang, cientista que liderou a investigação, “o desenvolvimento de fármacos para combater a doença de Alzheimer tem sido uma grande decepção nos últimos dez anos”, cita o The Telegraph.

“Muitas drogas funcionam muito bem, num modelo com cobaias, mas até agora falharam sempre em testes clínicos. Uma preocupação dentro deste campo tem sido o quão mal esses modelos realmente imitam as doenças humanas”, acrescenta.

ZAP // Ciberia

PARTILHAR

RESPONDER

O primeiro trilionário do mundo irá fazer fortuna a minerar asteroides

De acordo com o que prevê o Goldman Sachs, a mineração espacial poderá tornar-se a próxima fronteira da Humanidade no que diz respeito a fazer fortunas. Adeus bitcoins, olá mineração espacial. A empresa de investimentos Goldman …

Leilão de madeira queimada rendeu 2,85 milhões de euros

Mais de meia centena de lotes de madeira ardida proveniente de matas nacionais e perímetros florestais geridos pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) foram vendidos por 2,85 milhões de euros. Dos 114 …

Nápoles em Lisboa por Patrício, Conti no Benfica

O guarda-redes do Sporting há muito tempo que está na mira do clube italiano, e segundo o jornal O Jogo, o emblema napolitano já se fez representar por dirigentes na capital portuguesa, numa tentativa de …

Estado vai pagar férias a 15 mil portugueses

O Governo, em parceria com a Fundação INATEL, lança nesta quinta-feira um programa que visa oferecer férias gratuitas ou a baixo custo, a pessoas com deficiências ou com mais de 55 anos de idade e …

Guru indiano condenado a prisão perpétua por violar jovem

Asaram Bapu violou uma jovem de 16 anos em 2013, enquanto os pais, que eram seus seguidores, esperavam e cantavam as orações do guru do lado de fora. Um tribunal indiano na cidade de Jodhpur, no …

Não houve segundo atirador no assassinato de John F. Kennedy

A velha teoria da conspiração que especulava que John F. Kennedy foi morto a tiro por um segundo atirador que estaria no infame "monte relvado" foi finalmente posta de lado. O Presidente dos Estados Unidos, John …

Deputado do PSD mora em Lisboa, mas recebe subsídios como se vivesse em Portalegre

O ex-número 2 do PSD, o deputado José Matos Rosa, reside em Lisboa há três anos, mas recebe do Parlamento o subsídio de transporte e as ajudas de custo porque declara Portalegre como a sua …

Bastonária dos Enfermeiros pede investigação a contratos de contentores no São João

A bastonária dos Enfermeiros pede às autoridades que investiguem os contratos entre o Hospital São João e as empresas que fornecem os contentores onde estão instaladas a pediatria e a neurocirurgia. Em entrevista à agência Lusa, …

ADN ajudou a capturar assassino que aterrorizou Califórnia nos anos 70 e 80

As autoridades da Califórnia anunciaram a prisão de um homem suspeito de ser o "assassino do estado dourado", responsável por assassinatos e violações em massa na Califórnia nas décadas de 1970 e 1980. "Na terça-feira, um …

Jihadista portuguesa capturada quando fugia dos combates na Síria

Uma mulher portuguesa que fez parte do grupo terrorista Estado Islâmico está entre as pessoas que foram capturadas por soldados curdos, nos últimos meses, e que vivem num acampamento do Alto-Comissariado das Nações Unidas para …