Gene que causa Alzheimer neutralizado pela primeira vez em humanos

(dr) Robert Friedland

Os investigadores conseguiram identificar o gene apoE4

Uma equipa de cientistas acaba de fazer um avanço revolucionário na batalha contra o Alzheimer. O gene que causa a doença foi identificado e neutralizado pela primeira vez em humanos.

Cientistas do Instituto Gladstones, na Califórnia, EUA, acabam de identificar e neutralizar o gene que causa o Alzheimer, um avanço revolucionário na batalha contra esta doença.

Em vez de experimentar os resultados em cobaias, a equipa de investigadores fez diretamente o teste com células cerebrais humanas, o que torna a investigação, publicada no Nature Medicine, particularmente significativa.

A célula perigosa em questão é chamada de gene apoE4. Os cientistas conseguiram identificar e ainda neutralizar o gene para que não levasse ao desenvolvimento da doença.

A presença do gene apoE4 duplica as probabilidades de uma pessoa desenvolver danos cerebrais. Ter duas cópias aumenta o risco em 12 vezes. Isto ocorre porque o gene produz um certo tipo de proteína com mutações que danifica as células do cérebro humano.

Através da utilização de células estaminais para corrigir o gene, os cientistas foram capazes de interromper a produção desta proteína mortal, eliminar todos os sinais da doença e ainda melhorar a sobrevivência e a função das células.

Os investigadores estão agora a trabalhar com a indústria farmacêutica para melhorar os compostos para que possam ser testados em pacientes humanos.

Segundo Yadong Huang, cientista que liderou a investigação, “o desenvolvimento de fármacos para combater a doença de Alzheimer tem sido uma grande decepção nos últimos dez anos”, cita o The Telegraph.

“Muitas drogas funcionam muito bem, num modelo com cobaias, mas até agora falharam sempre em testes clínicos. Uma preocupação dentro deste campo tem sido o quão mal esses modelos realmente imitam as doenças humanas”, acrescenta.

ZAP // Ciberia

PARTILHAR

RESPONDER

"Lobisomem da Sibéria". Maior assassino em série da Rússia era polícia e matou 78 mulheres

Um ex-polícia russo, já condenado a prisão perpétua pela morte de 22 mulheres, foi sentenciado esta segunda-feira na Sibéria por mais 56 homicídios, o que o torna no maior assassino em série da história recente …

Mais de 20 comboios vão ser suprimidos no Natal e Ano Novo

Mais de duas dezenas de ligações ferroviárias, entre Intercidades e Alfa-Pendulares, serão suprimidas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro de 2019, à semelhança de anos anteriores, devido à fraca …

Catalães devem seguir a via eslovena e estar "dispostos a tudo" para alcançar independência

Quim Torra disse este sábado que os catalães devem seguir o exemplo do processo de independência da Eslovénia e estar "dispostos a tudo". O presidente do governo regional da Catalunha, Quim Torra, disse este sábado que …

"Injustiça fiscal." Governo rejeita alterar IRS para salários de anos anteriores

O Governo recusou aceitar uma recomendação da Provedora de Justiça que pedia ao Executivo para atualizar o regime de IRS para rendimentos relativos a anos anteriores. No início de outubro, a Provedora da Justiça escreveu a …

Oito anos depois, pensionistas recebem subsídio de Natal por inteiro

Oito anos depois, os pensionistas recebem esta segunda-feira o subsídio de Natal por inteiro, sem cortes e no mês de dezembro. A maioria dos pensionistas da Segurança Social começa esta segunda-feira a receber a pensão de …

Carlos Ghosn, ex-presidente da Renault-Nissan, acusado por ocultar rendimentos

O Ministério Público japonês acusou oficialmente o ex-presidente da Nissan de ocultar rendimentos da empresa durante um período de cinco anos. De acordo com a agência Kyodo e o canal público NHK, o Ministério Público responsabiliza …

Casa onde Sócrates vive "pagou" salinas em Angola

O apartamento de luxo onde José Sócrates está a residir na Ericeira foi uma "dação em pagamento" de um empresário angolano ao primo do ex-primeiro-ministro, José Paulo Pinto de Sousa, que é suspeito de ser …

Caso Galpgate. Três ex-secretários de Estado não vão a julgamento

Os três secretários de Estado que se demitiram no ano passado na sequência do caso dos convites para assistirem a jogos de futebol do Euro 2016 em França não vão a julgamento. Os ex-governantes e outros …

Estado distribui agendas com castelhano como língua principal

O Estado português distribuiu agendas nas quais o "castelhano é a língua dominante" aos altos quadros da administração pública, revelou Luís Marques Mendes neste domingo, no seu habitual espaço de comentário na SIC.  "Será que …

Marcelo "totalmente alheio" ao envolvimento da namorada na queda do BES

Marcelo Rebelo de Sousa comentou a notícia sobre as eventuais responsabilidades da namorada Rita Amaral Cabral na queda do BES, no âmbito das funções que exerceu no Banco. "Sou totalmente alheio", garante o Presidente da …