Gene que causa Alzheimer neutralizado pela primeira vez em humanos

(dr) Robert Friedland

Os investigadores conseguiram identificar o gene apoE4

Uma equipa de cientistas acaba de fazer um avanço revolucionário na batalha contra o Alzheimer. O gene que causa a doença foi identificado e neutralizado pela primeira vez em humanos.

Cientistas do Instituto Gladstones, na Califórnia, EUA, acabam de identificar e neutralizar o gene que causa o Alzheimer, um avanço revolucionário na batalha contra esta doença.

Em vez de experimentar os resultados em cobaias, a equipa de investigadores fez diretamente o teste com células cerebrais humanas, o que torna a investigação, publicada no Nature Medicine, particularmente significativa.

A célula perigosa em questão é chamada de gene apoE4. Os cientistas conseguiram identificar e ainda neutralizar o gene para que não levasse ao desenvolvimento da doença.

A presença do gene apoE4 duplica as probabilidades de uma pessoa desenvolver danos cerebrais. Ter duas cópias aumenta o risco em 12 vezes. Isto ocorre porque o gene produz um certo tipo de proteína com mutações que danifica as células do cérebro humano.

Através da utilização de células estaminais para corrigir o gene, os cientistas foram capazes de interromper a produção desta proteína mortal, eliminar todos os sinais da doença e ainda melhorar a sobrevivência e a função das células.

Os investigadores estão agora a trabalhar com a indústria farmacêutica para melhorar os compostos para que possam ser testados em pacientes humanos.

Segundo Yadong Huang, cientista que liderou a investigação, “o desenvolvimento de fármacos para combater a doença de Alzheimer tem sido uma grande decepção nos últimos dez anos”, cita o The Telegraph.

“Muitas drogas funcionam muito bem, num modelo com cobaias, mas até agora falharam sempre em testes clínicos. Uma preocupação dentro deste campo tem sido o quão mal esses modelos realmente imitam as doenças humanas”, acrescenta.

ZAP // Ciberia

PARTILHAR

RESPONDER

Telescópio russo apanha o despertar de um buraco negro

O telescópio russo ART-XC do observatório espacial Spektr-RG detetou uma fonte brilhante de raios-X no centro da Via Láctea, que acabou por revelar ser o "despertar" do buraco negro 4U 1755-338. A descoberta ocorreu no passado …

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …

Documentário da Netflix reacende debate sobre os milhares de tigres em cativeiro nos Estados Unidos

A minissérie documental da Netflix "Tiger King: Morte, Caos e Loucura" veio reacender o debate sobre os grandes felinos que estão em cativeiro, frisando que há cerca de 10.000 espécimes nestas condições nos Estados Unidos. …

Luciano venceu a covid-19 aos 100 anos. Teve direito a bolo, a um desenho e a uma alta hospitalar

Luciano Marques da Silva completou 100 anos no hospital de São João, no Porto, onde se encontrava hospitalizado devido à infeção por covid-19. Depois de dez dias de internamento, conseguiu vencer e recebeu alta. No dia …

Geneinno S2, a scooter subaquática que o impulsiona entre as ondas

Há dois anos, foi anunciada a Trident, uma scooter subaquática fabricada pela startup chinesa Geneinno. Agora, a empresa lançou um modelo mais barato e portátil, conhecido como Geneinno S2. O Trident - ou Geneinno S1 - …

WhatsApp restringe opção de reencaminhar mensagens para evitar desinformação

A rede social anunciou que vai passar a restringir o reencaminhamento de mensagens para tentar diminuir a disseminação de informação falsa sobre a pandemia de covid-19. De acordo com a revista Newsweek, a partir desta terça-feira, …

"Mostre-me a sua identificação." Na Tunísia, um robô pergunta às pessoas por que não estão em casa

Nas ruas de Túnis, a capital da Tunísia, um robô não pilotado aborda as pessoas na rua e pergunta-lhes por que não estão em casa, exigindo-lhes um documento de identificação. A Tunísia está em confinamento obrigatório …

Putin não quer repetir os erros dos outros países

Vladimir Putin diz que "o pico da epidemia ainda não foi superado", mas garante que tem "em consideração as experiências positivas e negativas de outros países". O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou esta terça-feira para …