Numa operação inédita de 18 horas, gémeas siamesas unidas pelo crânio foram separadas com sucesso

Bambino Gesù Pediatric Hospital

Ervina e Prefina, com 2 anos, nasceram com os crânios unidos, uma das formas mais raras e complexas de fusão craniana e cerebral conhecidas como “craniófago total posterior”. Agora, médicos em Itália conseguiram separá-las numa operação inédita.

As duas gémeas, chamadas Ervina e Prefina, nasceram numa pequena vila a mais de 100 quilómetros de Bangui, capital da República Centro-Africana. De acordo com o IFLScience, em julho de 2018, a presidente do Hospital Pediátrico Bambino Gesù, Mariella Enoc, encontrou-as no centro médico em que nasceram enquanto estava em missão naquele país.

Em 5 de junho, as gémeas siamesas foram separadas durante uma cirurgia de 18 horas por uma equipa de 30 médicos e enfermeiros do Hospital Pediátrico Bambino Gesù, um hospital infantil da Cidade do Vaticano, localizado em Roma, em Itália. Um mês depois, os médicos declararam a operação um sucesso e dizem que as duas crianças estão a recuperar bem.

A equipe afirma que esta é a primeira vez que esta operação específica é realizada, uma vez que as operações com gémeos com craniófago posterior total não foram descritas anteriormente na literatura médica.

A operação recente foi o terceiro e último procedimento necessário para separar o par. A parte inicial da operação final envolveu a separação física dos crânios e outros tecidos.

Bambino Gesù Pediatric Hospital

As gémeas partilhavam grande parte do crânio e os vasos sanguíneos estavam muito entrelaçados

A operação continuou em duas salas de operações diferentes, com duas equipas separadas a trabalhar na reconstrução da membrana que reveste o cérebro de cada gémea.

“Foi um momento emocionante, uma experiência fantástica e irrepetível”, disse Carlo Marras, chefe de Neurocirurgia do Hospital Pediátrico Bambino Gesù. “Era um objetivo muito ambicioso e fizemos todos os possíveis para alcançá-lo, com paixão, otimismo e alegria. Partilhando cada etapa, estudando todos os detalhes juntos”.

As gémeas partilhavam grande parte dos seus crânios e as suas redes de vasos sanguíneos estavam profundamente entrelaçadas. Para tornar as coisas ainda mais difíceis, o coração de uma das meninas batia mais rapidamente do que o outro, criando uma diferença complexa na pressão arterial.

No final, verificou-se que as gémeas tinham boa saúde geral e função cerebral típica. Apesar de partilharem muitas semelhanças, os médicos observam que o par já está a mostrar personalidades diferentes e distintas: Prefina é divertida e animada, enquanto Ervina é mais séria e observadora.

“Ervina e Prefina nasceram duas vezes”, disse a mãe das crianças, Ermine. “As minhas pequenas podem agora crescer, estudar e tornar-se médicas para salvar outras crianças”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …