Numa operação inédita de 18 horas, gémeas siamesas unidas pelo crânio foram separadas com sucesso

Bambino Gesù Pediatric Hospital

Ervina e Prefina, com 2 anos, nasceram com os crânios unidos, uma das formas mais raras e complexas de fusão craniana e cerebral conhecidas como “craniófago total posterior”. Agora, médicos em Itália conseguiram separá-las numa operação inédita.

As duas gémeas, chamadas Ervina e Prefina, nasceram numa pequena vila a mais de 100 quilómetros de Bangui, capital da República Centro-Africana. De acordo com o IFLScience, em julho de 2018, a presidente do Hospital Pediátrico Bambino Gesù, Mariella Enoc, encontrou-as no centro médico em que nasceram enquanto estava em missão naquele país.

Em 5 de junho, as gémeas siamesas foram separadas durante uma cirurgia de 18 horas por uma equipa de 30 médicos e enfermeiros do Hospital Pediátrico Bambino Gesù, um hospital infantil da Cidade do Vaticano, localizado em Roma, em Itália. Um mês depois, os médicos declararam a operação um sucesso e dizem que as duas crianças estão a recuperar bem.

A equipe afirma que esta é a primeira vez que esta operação específica é realizada, uma vez que as operações com gémeos com craniófago posterior total não foram descritas anteriormente na literatura médica.

A operação recente foi o terceiro e último procedimento necessário para separar o par. A parte inicial da operação final envolveu a separação física dos crânios e outros tecidos.

Bambino Gesù Pediatric Hospital

As gémeas partilhavam grande parte do crânio e os vasos sanguíneos estavam muito entrelaçados

A operação continuou em duas salas de operações diferentes, com duas equipas separadas a trabalhar na reconstrução da membrana que reveste o cérebro de cada gémea.

“Foi um momento emocionante, uma experiência fantástica e irrepetível”, disse Carlo Marras, chefe de Neurocirurgia do Hospital Pediátrico Bambino Gesù. “Era um objetivo muito ambicioso e fizemos todos os possíveis para alcançá-lo, com paixão, otimismo e alegria. Partilhando cada etapa, estudando todos os detalhes juntos”.

As gémeas partilhavam grande parte dos seus crânios e as suas redes de vasos sanguíneos estavam profundamente entrelaçadas. Para tornar as coisas ainda mais difíceis, o coração de uma das meninas batia mais rapidamente do que o outro, criando uma diferença complexa na pressão arterial.

No final, verificou-se que as gémeas tinham boa saúde geral e função cerebral típica. Apesar de partilharem muitas semelhanças, os médicos observam que o par já está a mostrar personalidades diferentes e distintas: Prefina é divertida e animada, enquanto Ervina é mais séria e observadora.

“Ervina e Prefina nasceram duas vezes”, disse a mãe das crianças, Ermine. “As minhas pequenas podem agora crescer, estudar e tornar-se médicas para salvar outras crianças”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …

DGS recomenda vacinação de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades

A diretora-geral da Saúde anunciou, esta sexta-feira, que a DGS só recomenda, para já, a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. Numa conferência de imprensa realizada esta sexta-feira, Graça …

Onda de calor e seca podem agravar crise alimentar na Coreia do Norte

No início do verão, o líder norte-coreano Kim Jong Un descreveu a situação alimentar do país como "tensa", após o encerramento da fronteira causado pela pandemia e cheias devastadoras. No meio da estação, um ciclo …

Juiz negacionista chama "pedófilo" a Ferro Rodrigues. CSM admite novo processo disciplinar

O Presidente da Assembleia da República já reagiu ao vídeo do juiz negacionista em que este lhe chama "pedófilo", tendo alertado o Conselho Superior da Magistratura (CSM), que também já disse que os "novos factos …

Barragem do Pisão fica pronta em 2026 (e "demonstra bem o que pretende ser o PRR")

As obras de construção da barragem do Pisão, no concelho de Crato, distrito de Portalegre, cujo contrato de financiamento foi assinado esta sexta-feira, vão arrancar até 2023 para o empreendimento entrar em "pleno funcionamento" em …

Gonçalves Pereira diz que não é recandidato por "opção exclusiva da direção"

O vereador do CDS-PP na Câmara de Lisboa afirmou, esta sexta-feira, que não é recandidato nas próximas autárquicas por opção exclusiva da atual direção do partido, que foi contra os órgãos distritais e concelhios. "Este ano, …

Fraude de quatro milhões com IVA na alimentação. MP acusa 29 arguidos

Uma rede de empresas responsável por simular transações de produtos alimentares isentas de IVA foi desmantelada pelas autoridades e 29 arguidos foram acusados pelo Ministério Público (MP), devido a um esquema que permitiu obter reembolsos …