Numa operação inédita de 18 horas, gémeas siamesas unidas pelo crânio foram separadas com sucesso

Bambino Gesù Pediatric Hospital

Ervina e Prefina, com 2 anos, nasceram com os crânios unidos, uma das formas mais raras e complexas de fusão craniana e cerebral conhecidas como “craniófago total posterior”. Agora, médicos em Itália conseguiram separá-las numa operação inédita.

As duas gémeas, chamadas Ervina e Prefina, nasceram numa pequena vila a mais de 100 quilómetros de Bangui, capital da República Centro-Africana. De acordo com o IFLScience, em julho de 2018, a presidente do Hospital Pediátrico Bambino Gesù, Mariella Enoc, encontrou-as no centro médico em que nasceram enquanto estava em missão naquele país.

Em 5 de junho, as gémeas siamesas foram separadas durante uma cirurgia de 18 horas por uma equipa de 30 médicos e enfermeiros do Hospital Pediátrico Bambino Gesù, um hospital infantil da Cidade do Vaticano, localizado em Roma, em Itália. Um mês depois, os médicos declararam a operação um sucesso e dizem que as duas crianças estão a recuperar bem.

A equipe afirma que esta é a primeira vez que esta operação específica é realizada, uma vez que as operações com gémeos com craniófago posterior total não foram descritas anteriormente na literatura médica.

A operação recente foi o terceiro e último procedimento necessário para separar o par. A parte inicial da operação final envolveu a separação física dos crânios e outros tecidos.

Bambino Gesù Pediatric Hospital

As gémeas partilhavam grande parte do crânio e os vasos sanguíneos estavam muito entrelaçados

A operação continuou em duas salas de operações diferentes, com duas equipas separadas a trabalhar na reconstrução da membrana que reveste o cérebro de cada gémea.

“Foi um momento emocionante, uma experiência fantástica e irrepetível”, disse Carlo Marras, chefe de Neurocirurgia do Hospital Pediátrico Bambino Gesù. “Era um objetivo muito ambicioso e fizemos todos os possíveis para alcançá-lo, com paixão, otimismo e alegria. Partilhando cada etapa, estudando todos os detalhes juntos”.

As gémeas partilhavam grande parte dos seus crânios e as suas redes de vasos sanguíneos estavam profundamente entrelaçadas. Para tornar as coisas ainda mais difíceis, o coração de uma das meninas batia mais rapidamente do que o outro, criando uma diferença complexa na pressão arterial.

No final, verificou-se que as gémeas tinham boa saúde geral e função cerebral típica. Apesar de partilharem muitas semelhanças, os médicos observam que o par já está a mostrar personalidades diferentes e distintas: Prefina é divertida e animada, enquanto Ervina é mais séria e observadora.

“Ervina e Prefina nasceram duas vezes”, disse a mãe das crianças, Ermine. “As minhas pequenas podem agora crescer, estudar e tornar-se médicas para salvar outras crianças”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo quer estender teletrabalho obrigatório até final de maio

Esta quarta-feira, Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, transmitiu aos parceiros sociais que o Governo pretende estender o teletrabalho obrigatório até final de maio em todo o país. O Governo deverá manter …

Injeções no Novo Banco são "dinheiro público". E "contra factos não há argumentos"

Apesar das críticas, o Tribunal de Contas mantém a sua opinião: qualquer despesa do Fundo de Resolução é despesa pública e "contra factos não há argumentos". Os responsáveis do Tribunal de Contas – José Tavares e o …

Suspeito da morte de Maëlys de Araújo condenado a 20 anos de prisão por outro homicídio

O suspeito da morte de Maëlys de Araújo foi condenado a 20 anos de prisão pela morte de um jovem militar e não pretende recorrer da sentença. Nordahl Lelandais, suspeito da morte de Maëlys de Araújo, …

SNS reforçado com profissionais contratados para combater a covid-19

O Ministério das Finanças informou esta quarta-feira que mais 2.474 profissionais poderão ser integrados no Serviço Nacional de Saúde (SNS), medida que abrangerá, sobretudo, os contratados para ajudar no combate contra a covid-19. De acordo com …

Se não reconquistar câmaras, Rio "terá dificuldade em manter-se como líder" do PSD

Paulo Cunha, conselheiro nacional do PSD e presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, disse que Rui Rio terá dificuldade em manter-se como líder do partido se não conseguir inverter a tendência de perda …

Política orçamental tem de "ser adaptada", diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, defendeu que as medidas de apoio à economia criadas pelos governos em 2020 foram "corajosas", mas também "mais simples de desenhar face ao que vem agora", tendo …

Funcionários de limpeza dos Hospitais já estão a ser vacinados

O vice-almirante Gouveia e Melo anunciou, esta quarta-feira, que começaram a ser vacinados trabalhadores de limpeza dos Serviços de Utilização Comum dos Hospitais. O vice-almirante Gouveia e Melo anunciou, esta quarta-feira, que começaram a ser vacinados …

Egito aprova projeto de alargamento do Canal do Suez

O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, aprovou esta terça-feira um projeto de alargamento e aprofundamento de uma parte do Canal do Suez após o bloqueio em março por um navio mercante desta artéria, crucial para …

PRR tem 36 milhões para apoiar contratação de 350 “cientistas”

O Governo tem 186 milhões de euros no Plano de Recuperação e Resiliência para reforçar e capacitar o Sistema Científico e Tecnológico nacional e fomentar a sua articulação com a indústria. Segundo avança o ECO, uma …

Comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega deverá acabar rapidamente

A comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega vai tomar posse na próxima quinta-feira, mas deverá acabar depressa, uma vez que apenas a Iniciativa Liberal apresentou projeto. A presidência da comissão cabe ao PS, a primeira …