Gelados com sabor a grilo: parece impossível, mas é verdade

2

ZAP // Stock Snap / Pixabay

Já alguma vez lhe passou pela cabeça comer um gelado com sabor a grilo? Ao que parece, já esteve mais longe de acontecer.

Segundo a Associated Press, na gelataria alemã de Thomas Micolino já é possível encontrar este gelado no menu.

A gelataria, situada em Rottenburg am Neckar, no sul da Alemanha, quis inovar e incluiu no seu menu colheres com sabor a grilo. Sim, leu bem. E como se não bastasse, a “cereja” no topo do gelado é, nada mais nada menos do que… um grilo!

A loja já é conhecida por criar sabores que estão muito aquém das preferências típicas dos alemães, que privilegiam o morango, o chocolate, a banana e o gelado de baunilha.

Anteriormente, a gelataria tinha disponível salsicha de fígado e gelado de queijo Gorgonzola, bem como gelado banhado a ouro.

Em declarações à agência alemã dpa, o criador do gelado disse que é “uma pessoa muito curiosa e quero experimentar tudo. Já comi muitas coisas, muito estranhas, e os grilos era algo que ainda queria experimentar, também sob a forma de gelado”.

O gelado de Micolino é feito com farinha de grilo, creme de leite, extrato de baunilha e mel. Grilos inteiros servem de cobertura para esta inovação da gelataria alemã.

Micolino diz que se por um lado existem pessoas que ficam “enojadas” e até “chateadas” por estar a oferecer gelado de insetos, por outro há quem tenha provado por curiosidade e tenha gostado do novo sabor.

Aqueles que provam ficam muito entusiasmados. Tenho clientes que vêm aqui todos os dias e compram uma colher”, disse.

É possível encontrar um gelado com este sabor desde que entrou em vigor um regulamento da União Europeia que permite a utilização de grilos domésticos na alimentação.

Os grilos podem ser congelados, secos ou utilizados como pó, nos termos do regulamento.

Esta já não é a primeira vez que surgem gelados com sabores fora do normal. Em Hong Kong, em 2020, há gelados com sabor a gás lacrimogéneo.

Já em 2016, a inovação foi levada a cabo pelos coreanos, que inventaram um gelado que cura ressacas. O gelado contém sumo de cajueiro-japonês, substância usada em medicamentos anti-ressaca comuns na Coreia do Sul.

Mas se este gelado com sabor a grilo lhe despertou a curiosidade, saiba que já é possível comer insetos em Portugal. Então, bom apetite!

Teresa Campos, ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.