É possível fazer gel desinfetante para as mãos em casa

Com as preocupações cada vez mais crescentes relacionadas com o novo coronavírus, os desinfetantes para as mãos começam a faltar nas prateleiras dos supermercados e farmácias. O desinfetante caseiro pode ser uma solução, mas os especialistas alertam para a necessidade de ser usada a “receita” certa.

O desinfetante para as mãos não é a primeira estratégia para prevenir a infeção. A lavagem frequente com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos, é o melhor método para reduzir os germes e a transmissão de doenças, de acordo com os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC). Na falta de água e sabão, os desinfetantes podem ser a alternativa.

O CDC recomenda que os desinfetantes contenham 60% a 95% de álcool para eliminar os germes. Além disso, é de salientar que os desinfetantes funcionam melhor em mãos limpas e podem ser menos eficazes quando as mãos estão oleosas ou visivelmente sujas.

Os desinfetantes para as mãos caseiros podem reduzir a exposição aos micróbios, mas somente se tiverem a proporção correta de álcool para outros ingredientes. “Sabemos que funciona – apenas verifique se tem a quantidade de álcool suficiente”, alerta Stephen Morse, professor de epidemiologia na Universidade Columbia, em Nova York.

À CBS News, o especialista explicou que a adição de um emoliente, como gel de aloe vera ou glicerina, impedirá o desinfetante de secar a pele. Além disso, os óleos essenciais darão à mistura um cheiro agradável.

Segundo a Live Science, com base na proporção recomendada pelo CDC, um desinfetante caseiro feito com 161 mililitros de álcool isopropílico necessita de 79 mililitros de emoliente.

Por outras palavras, se a solução for composta por dois terços de álcool isopropílico a 91% e um terço de emoliente, o teor de álcool da mistura será de 60,6% (91 vezes 2/3). Para um teor alcoólico mais alto, poderá fazer uma solução com três quartos de álcool a 91% e um quarto de emoliente, produzindo uma mistura com um teor de álcool de 68% (91 vezes 3/4).

Uma receita artesanal de desinfetante para as mãos da Organização Mundial da Saúde (OMS) descreve uma solução com muito mais teor alcoólico. A mistura é feita com 833,3 mililitros de álcool etílico a 96% (à venda nos supermercados e farmácias), 41,7 ml de água oxigenada e 14,5 ml de glicerina (98%). Depois, é só encher um recipiente com água destilada ou fervida e já arrefecida até completar um litro, descreve o Público.

Se for armazenado numa embalagem bem fechada e com segurança, o desinfetante caseiro para as mãos pode durar semanas.

Ainda assim, a lavagem das mãos é mais eficaz na prevenção de doenças, uma vez que o sabão remove alguns micróbios que os produtos à base de álcool não conseguem remover.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom. Só se esqueceram de dizer onde é que as pessoas vão comprar os ingredientes. Não estou a ver alguém que tenha tudo isso é casa.

    • Dinis, se tivesses lido o texto até ao fim terias visto onde comprar os ingredientes.
      Além disso a glicerina e a agua oxigenada encontras em qualquer drogaria.
      “Uma receita artesanal de desinfetante para as mãos da Organização Mundial da Saúde (OMS) descreve uma solução com muito mais teor alcoólico. A mistura é feita com 833,3 mililitros de álcool etílico a 96% (à venda nos supermercados e farmácias), 41,7 ml de água oxigenada e 14,5 ml de glicerina (98%). Depois, é só encher um recipiente com água destilada ou fervida e já arrefecida até completar um litro, descreve o Público.”

      • Olá, primeiramente obrigada por compartilhar esta informação. Poderia só me tirar uma dúvida…qual o volume da água oxigenada???

      • O problema é que tu ainda vez menos que o Dinis que até está a fazer uma pergunta correta,ou seja, vai a um supermercado ou farmácia e todos esses ingredientes estão já esgotados.

  2. O melhor é desinfetar por dentro e por fora. Por fora estou a utilizar lixivia pura. Por dentro estou a manter-me com vodka. Siga…

  3. JOÃO PIMENTA
    Agradeço todos os esclarecimentos, que foram muito esclarecedores.
    Mas tenho que fazer uma pergunta bastante pertinente, Onde posso comprar álcool ?

RESPONDER

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …

Vírus duplica incidência em Espanha. Já provocou quase 2.500 mortos em 2021

Nos primeiros 15 dias de 2021, o número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias. Espanha começou o ano de 2021 com …

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …