É possível fazer gel desinfetante para as mãos em casa

Com as preocupações cada vez mais crescentes relacionadas com o novo coronavírus, os desinfetantes para as mãos começam a faltar nas prateleiras dos supermercados e farmácias. O desinfetante caseiro pode ser uma solução, mas os especialistas alertam para a necessidade de ser usada a “receita” certa.

O desinfetante para as mãos não é a primeira estratégia para prevenir a infeção. A lavagem frequente com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos, é o melhor método para reduzir os germes e a transmissão de doenças, de acordo com os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC). Na falta de água e sabão, os desinfetantes podem ser a alternativa.

O CDC recomenda que os desinfetantes contenham 60% a 95% de álcool para eliminar os germes. Além disso, é de salientar que os desinfetantes funcionam melhor em mãos limpas e podem ser menos eficazes quando as mãos estão oleosas ou visivelmente sujas.

Os desinfetantes para as mãos caseiros podem reduzir a exposição aos micróbios, mas somente se tiverem a proporção correta de álcool para outros ingredientes. “Sabemos que funciona – apenas verifique se tem a quantidade de álcool suficiente”, alerta Stephen Morse, professor de epidemiologia na Universidade Columbia, em Nova York.

À CBS News, o especialista explicou que a adição de um emoliente, como gel de aloe vera ou glicerina, impedirá o desinfetante de secar a pele. Além disso, os óleos essenciais darão à mistura um cheiro agradável.

Segundo a Live Science, com base na proporção recomendada pelo CDC, um desinfetante caseiro feito com 161 mililitros de álcool isopropílico necessita de 79 mililitros de emoliente.

Por outras palavras, se a solução for composta por dois terços de álcool isopropílico a 91% e um terço de emoliente, o teor de álcool da mistura será de 60,6% (91 vezes 2/3). Para um teor alcoólico mais alto, poderá fazer uma solução com três quartos de álcool a 91% e um quarto de emoliente, produzindo uma mistura com um teor de álcool de 68% (91 vezes 3/4).

Uma receita artesanal de desinfetante para as mãos da Organização Mundial da Saúde (OMS) descreve uma solução com muito mais teor alcoólico. A mistura é feita com 833,3 mililitros de álcool etílico a 96% (à venda nos supermercados e farmácias), 41,7 ml de água oxigenada e 14,5 ml de glicerina (98%). Depois, é só encher um recipiente com água destilada ou fervida e já arrefecida até completar um litro, descreve o Público.

Se for armazenado numa embalagem bem fechada e com segurança, o desinfetante caseiro para as mãos pode durar semanas.

Ainda assim, a lavagem das mãos é mais eficaz na prevenção de doenças, uma vez que o sabão remove alguns micróbios que os produtos à base de álcool não conseguem remover.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom. Só se esqueceram de dizer onde é que as pessoas vão comprar os ingredientes. Não estou a ver alguém que tenha tudo isso é casa.

    • Dinis, se tivesses lido o texto até ao fim terias visto onde comprar os ingredientes.
      Além disso a glicerina e a agua oxigenada encontras em qualquer drogaria.
      “Uma receita artesanal de desinfetante para as mãos da Organização Mundial da Saúde (OMS) descreve uma solução com muito mais teor alcoólico. A mistura é feita com 833,3 mililitros de álcool etílico a 96% (à venda nos supermercados e farmácias), 41,7 ml de água oxigenada e 14,5 ml de glicerina (98%). Depois, é só encher um recipiente com água destilada ou fervida e já arrefecida até completar um litro, descreve o Público.”

      • Olá, primeiramente obrigada por compartilhar esta informação. Poderia só me tirar uma dúvida…qual o volume da água oxigenada???

      • O problema é que tu ainda vez menos que o Dinis que até está a fazer uma pergunta correta,ou seja, vai a um supermercado ou farmácia e todos esses ingredientes estão já esgotados.

  2. O melhor é desinfetar por dentro e por fora. Por fora estou a utilizar lixivia pura. Por dentro estou a manter-me com vodka. Siga…

  3. JOÃO PIMENTA
    Agradeço todos os esclarecimentos, que foram muito esclarecedores.
    Mas tenho que fazer uma pergunta bastante pertinente, Onde posso comprar álcool ?

RESPONDER

Covid-19 já matou mais pessoas em Nova Iorque do que o 11 de setembro

O Estado de Nova Iorque recenseou esta segunda-feira 731 mortos num só dia, elevando o total de vítimas mortais para 5.489 desde o início da pandemia de Covid-19 nos Estados Unidos, indicou o governador Andrew …

Cofundador do Twitter doa 28% da riqueza para causas solidárias. Incluindo combate à Covid-19

O cofundador do Twitter, Jack Dorsey, anunciou que vai doar mil milhões de dólares (920 milhões de euros), 28% da sua riqueza pessoal, para causas solidárias, incluindo a luta contra a pandemia da Covid-19. Numa mensagem …

Reclusos libertados e cortes de água, luz, gás e internet suspensos

Esta quarta-feira, no Parlamento, a esquerda viabilizou o projeto do Governo para libertar reclusos. O PS vai ainda viabilizar as propostas do PCP e do BE que suspendem cortes na água, luz, gás e internet. A …

Pandemia deixa passaporte português mais "forte". É o sexto mais poderoso do mundo

A pandemia desencadeada pelo novo coronavírus oriundo da China (covid-19) tornou o passaporte português mais forte. O documento português subiu uma posição no ranking da Henley Passport Index, estando agora o documento na sexta posição dos …

SAD do Leixões avança para lay-off

A SAD do Leixões propôs ao plantel "que nos próximos três meses, abril incluído, pagaria metade do salário em cada mês, valores que seriam repostos ao longo do trimestre que se seguiria". O plantel do Leixões, …

Rui Pinto colocado em prisão domiciliária

O hacker Rui Pinto, criador do Football Leaks e autor das revelações do caso Luanda Leaks, foi colocado em prisão domiciliária esta quarta-feira. Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, …

Detidas 33 pessoas desde a renovação do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até terça-feira, 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 3 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou o Ministério da Administração …

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …