Gedson no Benfica: nem na Taça da Liga jogou

(dr) SL Benfica

Florentino Luís (E) e Gedson Fernandes (D) num treino do SL Benfica.

Benfica apresentou-se contra o Sporting da Covilhã com jogadores que raramente entram em campo. Mas nem assim o jovem médio jogou.

Ainda é arriscado chegar a esta conclusão, mas parece que a presença assídua de Gedson Fernandes num 11 inicial do Benfica acabou no dia 2 de Janeiro de 2019, ao intervalo de um jogo no Algarve.

Há praticamente três anos a equipa de Rui Vitória foi até Portimão perder por 2-0. Gedson foi titular, como era quase sempre nessa época 2018/19. Não apareceu para a segunda parte, cedendo o seu lugar a Salvio.

E nunca mais foi titular no campeonato nessa época. Rui Vitória foi despedido logo depois desse jogo com o Portimonense e o sucessor Bruno Lage optou por escolher o médio para o 11 inicial apenas nos encontros da Liga Europa.

Ainda começou a temporada 2019/20 na Luz mas jogava pouco. Depois, saiu. No Inverno de 2020 reforçou o Tottenham de José Mourinho mas só entrou em campo 12 vezes. Na época passada continuou no Tottenham até Janeiro mas, depois de jogar apenas dois encontros, seguiu para o Galatasaray. Na Turquia foi peça importante, com 18 jogos, um golo e três assistências.

Convenceu no Galatasaray e o seu presidente, já no início deste mês, assegurou: “O Benfica conhece o nosso interesse. É óbvio que o Gedson quer juntar-se a nós. Vamos fazer as movimentações necessárias”. E o treinador Fatih Terim admitiu que o futebolista nascido em São Tomé e Príncipe está “debaixo de olho”.

Para já, Gedson Fernandes continua no Benfica…a ver os outros jogar. Estamos a meio de Dezembro e, até agora, só participou em pouco mais de 100 minutos.

No campeonato entrou perto do final contra o Moreirense e contra o Vitória de Guimarães, jogou a última meia hora frente ao Santa Clara e foi titular (única vez) na Taça de Portugal, saindo na fase inicial da segunda parte do duelo com o Paços de Ferreira.

Entretanto apareceu a Taça da Liga, que costuma servir para vermos em campo jogadores que têm pouco espaço no respectivo plantel. Mas nem aí Gedson jogou.

No primeiro compromisso, em Guimarães, não foi convocado. Na noite passada, na recepção ao Sporting da Covilhã (3-0), Jorge Jesus colocou no 11 inicial Tomás Araújo, Ferro, Meité e Gil Dias, dando também espaço a Paulo Bernardo. Mas Gedson, convocado, não saiu do banco de suplentes.

Em Setembro deste ano, Jorge Jesus assegurou que Gedson Fernandes “tem potencial para poder crescer no Benfica”, que “dá garantias“, e foi por isso que ficou, apesar de ter João Mário e Adel Taarabt como concorrentes mais fortes. “Ele preferiu ficar porque sabe que vai crescer muito aqui”, disse o treinador do Benfica.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.