/

Gazprom anuncia que gás para a Ucrânia apenas a pré-pagamento

flash_nerd / Flickr

-

O consórcio russo Gazprom anunciou esta segunda-feira a passagem para um sistema de pré-pagamento no fornecimento de gás à Ucrânia, o que supõe o corte imediato do fornecimento do combustível ao país vizinho.

A decisão foi anunciada depois de às 10h em Moscovo (7h em Lisboa) ter vencido o prazo que a Rússia tinha dado à Ucrânia para pagar 1,95 mil milhões de dólares (1,45 mil milhões de euros), por dívidas anteriores de fornecimento.

A decisão russa foi adotada por causa de dívidas crónicas da Naftogaz Ukrainy, a empresa de gás ucraniana, assinalou o grupo russo em comunicado.

Segundo o consórcio russo, a dívida ucraniana ascende a 4.458 milhões de dólares (3.291 milhões de euros), dos quais 1.451 milhões de dólares (1.071 milhões de euros) correspondem aos fornecimentos de novembro e dezembro e 3.007 milhões aos meses de abril e maio deste ano.

“A partir de hoje a companhia ucraniana receberá gás russo apenas sobre o volume que pague adiantado”, acrescentou a Gazprom, salientando que em junho não recebeu qualquer pagamento da companhia ucraniana.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.