Big cat is watching you. Afinal, os gatos monitorizam mesmo os movimentos dos seus donos

11

(dr) Pexels

Animais reagiram com surpresa à voz dos seus donos quando foram colocados em salas sozinhos e estiveram sujeitos a gravações dessas mesmas vozes a chamar pelos seus nomes.

Se alguma vez ponderou a possibilidade de as reações do seu felino doméstico serem uma consequência dos seus próprios gestos e movimentos pela casa, fique a saber que tal pode estar próximo da realidade.

De acordo com uma nova pesquisa científica, os gatos decoram e controlam mesmo os passos dos seres humanos que os rodeiam, podendo ficar surpreendidos se alguns destes movimentos não corresponderem ao que estavam à espera.

Isto acontece, segundo os especialistas, porque os gatos retêm uma representação mental dos seus donos, mesmo quando não os conseguem ver. Esta é, na realidade, uma ponte crucial para um processo cognitivo mais elevado, como é o caso do planeamento ou da imaginação.

Apesar de pesquisas anteriores mostrarem que os gatos procuram comida nos sítios certos (mesmo quando ela não está lá) ou que esperam ver a cara dos donos quando ouvem a sua vez, não era claro como é que esta habilidade de iria traduzir para a vida real.

“É dito com frequência que os gatos não se interessam pelos donos da mesma forma que os cães, mas nós tínhamos dúvidas em relação a este ponto”, explicou Saho Takagi, investigador da Universidade de Kyoto, no Japão.

Para esclarecer este ponto, Takagi e a sua equipa gravaram o que acontecia quando 50 gatos domésticos eram individualmente fechados dentro de um quarto, ao mesmo tempo que lhes era dada a ouvir a voz dos seus donos a chamar por eles da parte de fora da divisão.

De seguida, foi lhes dada a ouvir outra voz, desta feita a de um estranho, intercalada com a do dono, mas vinda do lado oposto da divisão.

Posteriormente, oito pessoas observaram as imagens e classificaram o nível de surpresa dos animais com base nos movimentos das orelhas e das cabeças dos animais.

Chegaram então à conclusão que só quando as vozes dos donos apareciam dentro da sala onde haviam sido fechados — o que só seria possível caso tivessem sido teletransportados — é que os gatos ficavam confusos.

“Este estudo mostra que os gatos conseguem mentalmente mapear a sua localização com base na voz dos seus donos”, explicou Takagi. “As conclusões sugerem ainda que os gatos têm a habilidade de percecionar o invisível nas suas cabeças – tendo, talvez, uma mente mais profunda do que se acreditava.”

Mesmo assim, tal constatação não surpreendeu todos os que contactam com a espécie. “Essa perceção do movimento – a monitorização de coisas que não conseguem ver – é essencial para a sobrevivência dos gatos”, explicou ao The Guardian Roger Tabor, biólogo e autor da série Cats, transmitida na BBC TV.

“Muito dos que o gatos têm de interpretar no seu território implica a perceção de onde estão os outros gatos. É também importante para caçarem: como poderia um gato apanhar um rato a mexer-se por baixo da relva se não usasse pistas, como o ruído, para perceber onde está realmente a presa? Os donos dos gatos são figuras extremamente importantes na vida destes animais enquanto fonte de comida e segurança, mas também noutros âmbitos”, afirmou ainda Tabor.

Curiosamente, os gatos não pareceram igualmente surpreendidos quando as vozes dos seus donos foram substituídas pelo miar de outros gatos ou sons eletrónicos. Possivelmente, isto aconteça porque os gatos adultos não tendem a usar as suas vozes como o principal meio de comunicação com outros – baseiam-se sobretudo noutras pistas, tais como o cheiro.

“O miar que usamos neste estudo consiste num sinal de voz que só é emitido para os humanos, sendo os gatos bebés a única exceção”, explicou Takagi.

ZAP //

11 Comments

  1. Decididamente os gatos têm um lobby muito forte aqui no ZAP. É incrível a quantidade de notícias favoráveis aos felinos em detrimento do tratamento dado aos canídeos. Uma vergonha…

  2. Os gatos são animais incriveis tal como os cães. No entanto sabe se ainda muito pouco sobre gatos,dado que são sobreviventes num mundo hostil,sem respeito e cruel!
    Sou apaixonada por animais gatos,cães e outros.
    Consegue se perceber um humano pela forma como respeita os animais.
    Acontece que me fascinam os gatos pelo seu olhar doce e fascinante.
    Hoje falo de gatos,como poderia falar de cães e corroboro o artigo aqui escrito sem problemas.
    Vivo há 12anos com uma e é uma enorme companheira.
    Por favor não destilem veneno quando se fala de animais.
    Temos tanto a aprender!…

  3. O gato que a minha irmã tinha apercebia-se da chegada dela a mais de 300 metros. Miava, miava e corria para a porta de entrada para recepciona-la.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.