Bill Gates, Elon Musk, Barack Obama. Contas do Twitter pirateadas em esquema fraudulento de bitcoin

As contas da rede social Twitter de várias personalidades, entre as quais Bill Gates e Elon Musk, e de grandes empresas norte-americanas, como a Apple, foram provavelmente vítimas de esquema fraudulento de bitcoins.

As mensagens, rapidamente apagadas pelas contas visadas, convidavam os internautas a enviarem bitcoins para endereços específicos, prometendo enviar de volta o dobro dos valores transferidos. As publicações do Twitter foram publicadas a partir de uma série de contas de alto perfil, que diziam às pessoas que tinham 30 minutos para enviar mil dólares (879,32 euros) em bitcoin para que pudessem receber o dobro dessa quantia.

Dezenas de contas no Twitter, incluindo as da Apple e da Uber, e de celebridades como Bill Gates, Jeff Bezos, Elon Musk e Kanye West, foram pirateadas no esquema de publicidade à bitcoin. A Associated Press avança que foram também atingidas as contas do Twitter do ex-Presidente Barack Obama e do seu ex-vice-presidente Joe Biden.



“Esta é um FRAUDE, NÃO participe!”, alertou o cofundador da bolsa de criptomoedas Gemini, Cameron Winklevoss, através de um tweet. “Este é o mesmo ataque que outras contas importantes do Twitter estão a enfrentar. Esteja atento!”.

A rede social Twitter confirmou, entretanto, que se registou “um incidente de segurança” e anunciou estar a trabalhar na resolução do problema. “Estamos a par de um incidente de segurança que está a afetar as contas no Twitter. Estamos a investigar e a tomar medidas para o resolver”, anunciou a rede social numa publicação, onde refere que serão dadas atualizações em breve.

De acordo com a agência Reuters, algumas contas oficiais foram impedidas de fazer publicações, embora não seja claro se todas as contas oficiais estarão afetadas.

Ainda não se sabe quem orquestrou o ataque, mas, de acordo com a NPR, especialistas consideram que provavelmente não será estrangeiro. “Não havia um motivo político ou estratégico imenso aqui, o que me faz pensar que provavelmente não é um país estrangeiro, ou alguma força assim que estava a conduzir este ataque. Parece que alguém está disposto a ganhar alguns dólares“, explicou Mike Chapple, professor de tecnologia da informação da Universidade de Notre Dame.

Comentários e publicações no Twitter indicaram que milhares de dólares em bitcoin poderão ter sido enviados para a conta digital dos golpistas. De acordo com o Business Insider, o endereço listado nas publicações recebeu mais de 11 bitcoins – equivalente a cerca de 101.300 dólares, mas é possível que uma parte das transações tenham sido feitas pelos próprios hackers para que a conta parecesse mais legítima.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, os ataques podem estar relacionados com o facto de o Twitter, como grande parte do restante da indústria de tecnologia, ter passado a trabalhar remotamente durante a pandemia.

“A probabilidade de ataques como este aumenta quando as pessoas estão a trabalhar remotamente. É muito mais fácil fazer-se passar por alguém através de um email e obter acesso às suas contas”, disse Douglas Schmidt, professor de ciência computacional na Vanderbilt University, em entrevista ao mesmo jornal. “Assumindo que não havia alguém dentro do Twitter tentando se vingar, parece ser um ataque de spear phishing – alguém que tem acesso a privilégios de administrador que podem substituir a autenticação de dois fatores e senhas fortes foram vítimas de um hack”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Só gente absolutamente desprovida de cérebro é que cai num golpe como este!!!

    Mas quem é o otário que acha que ao enviar uma determinada quantia de BTC para alguém, vai de seguida receber o dobro do valor???

    Não tenho pena alguma de quem caiu no golpe. Pagaram para aprender a abrir a pestana.

RESPONDER

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …