/

Bill Gates, Elon Musk, Barack Obama. Contas do Twitter pirateadas em esquema fraudulento de bitcoin

1

As contas da rede social Twitter de várias personalidades, entre as quais Bill Gates e Elon Musk, e de grandes empresas norte-americanas, como a Apple, foram provavelmente vítimas de esquema fraudulento de bitcoins.

As mensagens, rapidamente apagadas pelas contas visadas, convidavam os internautas a enviarem bitcoins para endereços específicos, prometendo enviar de volta o dobro dos valores transferidos. As publicações do Twitter foram publicadas a partir de uma série de contas de alto perfil, que diziam às pessoas que tinham 30 minutos para enviar mil dólares (879,32 euros) em bitcoin para que pudessem receber o dobro dessa quantia.

Dezenas de contas no Twitter, incluindo as da Apple e da Uber, e de celebridades como Bill Gates, Jeff Bezos, Elon Musk e Kanye West, foram pirateadas no esquema de publicidade à bitcoin. A Associated Press avança que foram também atingidas as contas do Twitter do ex-Presidente Barack Obama e do seu ex-vice-presidente Joe Biden.

“Esta é um FRAUDE, NÃO participe!”, alertou o cofundador da bolsa de criptomoedas Gemini, Cameron Winklevoss, através de um tweet. “Este é o mesmo ataque que outras contas importantes do Twitter estão a enfrentar. Esteja atento!”.

A rede social Twitter confirmou, entretanto, que se registou “um incidente de segurança” e anunciou estar a trabalhar na resolução do problema. “Estamos a par de um incidente de segurança que está a afetar as contas no Twitter. Estamos a investigar e a tomar medidas para o resolver”, anunciou a rede social numa publicação, onde refere que serão dadas atualizações em breve.

De acordo com a agência Reuters, algumas contas oficiais foram impedidas de fazer publicações, embora não seja claro se todas as contas oficiais estarão afetadas.

Ainda não se sabe quem orquestrou o ataque, mas, de acordo com a NPR, especialistas consideram que provavelmente não será estrangeiro. “Não havia um motivo político ou estratégico imenso aqui, o que me faz pensar que provavelmente não é um país estrangeiro, ou alguma força assim que estava a conduzir este ataque. Parece que alguém está disposto a ganhar alguns dólares“, explicou Mike Chapple, professor de tecnologia da informação da Universidade de Notre Dame.

Comentários e publicações no Twitter indicaram que milhares de dólares em bitcoin poderão ter sido enviados para a conta digital dos golpistas. De acordo com o Business Insider, o endereço listado nas publicações recebeu mais de 11 bitcoins – equivalente a cerca de 101.300 dólares, mas é possível que uma parte das transações tenham sido feitas pelos próprios hackers para que a conta parecesse mais legítima.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, os ataques podem estar relacionados com o facto de o Twitter, como grande parte do restante da indústria de tecnologia, ter passado a trabalhar remotamente durante a pandemia.

“A probabilidade de ataques como este aumenta quando as pessoas estão a trabalhar remotamente. É muito mais fácil fazer-se passar por alguém através de um email e obter acesso às suas contas”, disse Douglas Schmidt, professor de ciência computacional na Vanderbilt University, em entrevista ao mesmo jornal. “Assumindo que não havia alguém dentro do Twitter tentando se vingar, parece ser um ataque de spear phishing – alguém que tem acesso a privilégios de administrador que podem substituir a autenticação de dois fatores e senhas fortes foram vítimas de um hack”.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Só gente absolutamente desprovida de cérebro é que cai num golpe como este!!!

    Mas quem é o otário que acha que ao enviar uma determinada quantia de BTC para alguém, vai de seguida receber o dobro do valor???

    Não tenho pena alguma de quem caiu no golpe. Pagaram para aprender a abrir a pestana.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.