/

Gasolina baixa esta segunda — pela primeira vez, para valores pré-Guerra

1

Tiago Petinga / Lusa

Depois de nas últimas semanas o preço dos combustíveis ter vindo a descer, esta segunda-feira o litro de gasolina vai baixar, pela primeira vez, para valores anteriores À Guerra da Ucrânia.

De acordo com a Direção-Geral de Energia e Geologia, citada pelo Dinheiro Vivo, o litro da gasolina simples 95 vai esta segunda-feira baixar 10 cêntimos para 1,789 euros.

O litro de gasolina atinge assim pela primeira vez valores inferiores aos praticados antes da invasão da Ucrânia pela Rússia.

É a nona semana consecutiva em que o preço da gasolina baixa. Antes do início da Guerra, o valor era de 1,813€.

Também o gasóleo vai registar esta segunda-feira, pela sétima semana consecutiva, uma queda, baixando nove cêntimos para 1,736 euros por litro — mas continua ainda assim 9,2 cêntimos acima do valor registado a 24 de fevereiro.

Segundo o Dinheiro Vivo, a quebra é menos acentuada no preço do gasóleo, combustível em que a Rússia é muito forte, pelo que a sua retirada do mercado teve mais impacto neste combustível do que na gasolina — uma questão de lei da oferta e da procura.

Esta quebra dos preços acontece depois de esta semana a cotação do Barril de Brent ter tido uma descida de mais de 8%.

O valor do petróleo nos mercados internacionais foi fortemente influenciado início da Guerra entre a Rússia e a Ucrânia, a 24 de fevereiro

O início do conflito e o embargo ao petróleo russo deram origem a uma escalada de preços, que chegou a levar o preço da gasolina a atingir, a 14 de março, valores acima dos 2€ por litro. O gasóleo superou a barreira dos 2 euros por litro mais tarde, na semana de 13 de junho.

Os preços da gasolina e do gasóleo em Portugal continuam a beneficiar de três medidas de mitigação implementadas pelo Governo, que serão reavaliadas no final deste mês de agosto.

No âmbito destas medidas, o Governo decretou um desconto no ISP equivalente a uma descida da taxa do IVA de 23% para 13%, a compensação por via de redução de ISP da receita adicional de IVA, e a suspensão da atualização da taxa de carbono.

Estas medidas, segundo o Governo, baixaram em 28,2 cêntimos a carga fiscal do gasóleo e em 32,1 cêntimos a carga fiscal da gasolina.

ZAP //

1 Comment

  1. J. Galvao , fofinhos a gasolina + outros baixaram mas o PAO e mais outras sete mil e trezentas espécies de alimento nao baixaram !!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.