Governo prolonga medidas de mitigação aos preços dos combustíveis

ZAP

O corte dos impostos em vigor aplicava-se inicialmente apenas aos meses de maio e junho.

O Governo vai prolongar as medidas que implementou tendo em vista a mitigação dos preços dos combustíveis durante julho e agosto. O anúncio foi feito esta manhã pelo Ministério das Finanças, em comunicado. Desta forma, o apoio aos consumidores através de uma redução nos impostos e é renovado ao mesmo tempo que são anunciadas novas medidas para os setores mais afetados.

“O desconto no ISP equivalente a uma descida da taxa do IVA dos 23% para 13% vai manter-se nos meses de julho e agosto. Quanto à compensação por via de redução de ISP da receita adicional de IVA decorrente de subidas de preços dos combustíveis, o valor ficará estabilizado nos próximos dois meses, terminando as atualizações semanais deste imposto”, lê-se na nota.

A taxa de carbono vai igualmente manter-se suspensa durante dois meses. Assim, “a diminuição da carga fiscal será de 28,2 cêntimos por litro de gasóleo e 32,1 cêntimos por litro de gasolina” – com o desconto a ser reavaliado em agosto. De acordo com a CNN, que cita a Direção-Geral de Energia e Geologia, , o preço médio em Portugal continental do gasóleo simples é neste momento de 2,062 euros por litro, ao passo que o da gasolina simples 95 se fixa nos 2,101 euros por litro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.